Skip to main content

Apesar de ser obrigatório e essencial para a segurança de motociclistas, nem todos sabem como escolher capacete e não é uma tarefa fácil. São inúmeras possibilidades e você precisa equilibrar proteção e estilo. Hoje vamos ajudar você que quer comprar capacete de moto:

Caixa de seleção com asterisco Dica 1: se você quer saber como escolher capacete, comece pelo material

A primeira dica de como escolher um bom capacete, é: atente-se ao material do capacete: plástico ABS ou fibras sintéticas, como vidro e carbono. A grande diferença entre eles é a capacidade de absorver impacto e a resistência ao longo do tempo. O preço de capacetes de ABS é mais baixo, mas eles duram menos e costumam quicar ao tocar no chão. O chamado efeito mola. Já capacetes de fibra têm preços mais altos, maior durabilidade e absorção de impacto.

Como regra geral, os ABS respondem bem à rotina na cidade. Se você costuma pegar estrada e pilotar em velocidade, os de fibra são a melhor opção. Outra possibilidade é procurar capacetes tricompostos, que misturam esses materiais e têm preços intermediários. Esta foi a primeira dica de como escolher um capacete de moto.

Caixa de seleção com asterisco Dica 2: a viseira é muito importante para quem quer aprender como escolher um capacete

Preste atenção na viseira. Pergunte sobre função antirrisco e a facilidade de substituição em caso de dano. Se você escolher um capacete sem viseira, precisa comprar os óculos de proteção. Não é permitido pilotar apenas com óculos escuros.

Caixa de seleção com asterisco Dica 3: não viva só de aparência, busque capacetes mais seguros

A terceira dica para saber como escolher o capacete ideal é optar por capacetes que foram testados e aprovados. Procure o selo do Inmetro e evite modelos muito baratos. Compare até achar um bom custo-benefício, mas não economize na sua segurança.

Não deixe de ler também nosso artigo sobre como escolher a melhor luva para moto!

Caixa de seleção com asterisco Dica 4 de como escolher capacete: veja os tipos disponíveis

Existem diversos modelos, mas vamos falar o básico sobre os cinco principais que te ajudarão em como escolher capacete de moto ideal:

Forma geométrica losangoOs capacetes fechados são os mais comuns, a gente vê todo dia na rua. São também os mais seguros. Esse modelo é ideal para motos de alta cilindrada ou para aquelas de uso diário, como no trabalho de motoentregadores. Por ser tão comum, há diversas funcionalidades para se ficar de olho: sistema de ventilação, forro especial, viseira removível, fecho de segurança e muito mais.

Forma geométrica losangoCapacetes abertos trazem mais conforto à pilotagem, esses modelos são muito agradáveis no verão. Sabe aquela sensação de vento no rosto? Mas, cuidado, as quedas podem machucar a mandíbula, que fica desprotegida. Por isso, eles são usados em motos de baixa cilindrada e em momentos de lazer.

Forma geométrica losangoOs modelos articulados, também conhecidos como “robocop”, são híbridos entre aberto e fechado. Você consegue abrir o capacete frontalmente deslocando a proteção do queixo para cima. Assim, une proteção e conforto. Lembrando que essa versatilidade se reflete em preços mais salgados, mas são ótimas opções para quem gosta de viajar.

Os modelos articulados, também conhecidos como “robocop”, são híbridos entre aberto e fechado. Você consegue abrir o capacete frontalmente deslocando a proteção do queixo para cima. Assim, une proteção e conforto. Lembrando que essa versatilidade se reflete em preços mais salgados, mas são ótimas opções para quem gosta de viajar.

Forma geométrica losangoOs mais radicais e queridos pelos amantes de trilhas, capacetes off-road são usados em motos todo terreno. Esse modelo não tem viseira, ou seja, exige uso conjunto de óculos de proteção, permite grande ventilação e protege contra impactos de pedras. Quem pratica motocross não pode ficar sem.

Forma geométrica losangoO último tipo é o curto ou retrô. São capacetes simples, que oferecem pouca segurança, já que não protegem a mandíbula nem a lateral da cabeça. Também não têm viseira, o que demanda o uso de óculos de proteção. Em compensação, são os mais estilosos. Fãs de motos clássicas ou modelos chopper sempre usam capacetes desse tipo.

Conheça tudo sobre capacete de moto aqui em nosso blog!

Caixa de seleção com asterisco Dica 5: como escolher o tamanho do capacete

Dúvida frequente entre motociclistas: como escolher tamanho de capacete? O tamanho do capacete necessita ser analisado com cuidado. Modelos muito frouxos atrapalham a movimentação da cabeça e geram riscos na pilotagem. Além disso, o capacete pode sair no momento do acidente. Por outro lado, modelos muito justos causam desconforto.

Como escolher capacete moto então? É só medir sua cabeça com uma fita métrica. Simples, não? Segure na altura da testa e dê a volta por cima das orelhas. O tamanho em centímetros é o mesmo número do seu capacete. Mas, antes de sair comprando, prove um número acima e abaixo para ter certeza do encaixe perfeito.

Caixa de seleção com asterisco Dica 6: não basta saber só como escolher um capacete para moto, tem jeito de ficar mais seguro

Saber como escolher o capacete é importante para garantir sua segurança e o seguro de roubo e furto, para proteger sua moto. Na Suhai, motociclistas de todos os tipos são bem-vindos. A maior seguradora de motos do país tem atendimento com qualidade reconhecida pelo selo RA1000 do ReclameAQUI e assistência 24 horas em todo o território nacional. Peça uma cotação de seguro moto agora e se surpreenda por quanto pode ficar o seu bem seguro!

voltar