Skip to main content

Falamos em como evitar acidente de trânsito e logo pensamos nas diversas coberturas de seguro. O seguro com cobertura de terceiros cobre roubo, furto e qualquer acidente que venha a acontecer com o veículo, mas o valor a ser desembolsado é maior. Buscando economia, muitas pessoas optam pelo seguro apenas para casos de roubo e furto do veículo.

Você já sabe que fazer um seguro é fundamental, mas não ter que acioná-lo é ainda melhor. Por isso, selecionamos algumas dicas de como evitar batidas no trânsito:

6 dicas de como evitar acidente de trânsito

1 – Primeira de dica de como evitar acidentes no trânsito é: mantenha a atenção!

É importante ficar atento a todos os sinais no trânsito, como os de obra na pista, desvios de rota e velocidade permitida. Além disso, preste mais atenção nos semáforos: jamais ultrapasse no sinal vermelho, mesmo que você não aviste nenhum carro por perto. Quando menos esperamos, algum motorista pode passar em velocidade máxima e causar um grande estrago. Também não acelere no sinal amarelo: é preciso ser paciente e olhar para todos os lados.

2 – Conduza seu veículo em condições adequadas

Muitas pessoas acreditam que devem evitar a direção somente após a ingestão de bebidas alcoólicas. Entretanto, também não é aconselhável pegar o volante se o motorista estiver cansado ou tenha feito refeições muito pesadas, pois, desta maneira, a pessoa pode passar mal enquanto conduz o carro, correndo o risco de perder o controle da direção. Esta é uma forma de evitar acidentes de trânsito! Portanto, fique atento!

3 – Respeite a legislação

Pequenos atos podem contribuir muito para sua proteção, como usar sempre o cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirige e manter a velocidade permitida do local. Além de contribuir para evitar colisões, desta maneira, você também evitará receber multas e perder pontos na carteira.

4 – Fique distante do carro da frente

Acidentes de colisão ocorrem com frequência, pois, em muitos casos, o motorista não teve tempo de desviar ou frear no ato, justamente por estar muito próximo ao outro veículo. Se você mantiver a distância segura, conseguirá ter mais tempo de reagir e, assim, evitará as chances de acidentes.

5 – Observe as condições climáticas

Evite dirigir quando o tempo estiver nublado, com chuvas fortes, geadas ou enchentes. A probabilidade do veículo derrapar na pista, ficar preso em alguma enxurrada, cair em buracos tampados pela água é alta. Além disso, nessas condições, pode ocorrer até mesmo um desabamento de terra. É importante lembrar que, nesses casos, o motorista tem dificuldade de enxergar os outros carros na pista – que aumenta as chances de colisão. Portanto, se já estiver na rua, estacione o seu carro em algum local seguro e aguarde até as condições melhorarem.

6 – Deixe seu carro em dia também é uma dica de como evitar acidentes de trânsito

Não basta o motorista estar em condições adequadas se o veículo não estiver. Se você quer evitar acidente no trânsito, é importante investir em manutenções preventivas e consertar antecipadamente os problemas que possam surgir no veículo. Fique atento a qualquer tipo de barulho ou movimento estranho que surgir no auto e leve-o imediatamente para seu mecânico para fazer uma avaliação e consertá-lo se necessário.

Um motorista consciente e atencioso faz muita diferença na prevenção de colisões e outras possíveis fatalidades no trânsito. Com isso, o ambiente fica mais seguro para os condutores e pedestres.

Você já sofreu uma pequena colisão e teve de pagar caro por isso? Um seguro para terceiros pode ser uma ótima ajuda para você não passar mais por isso. Na Suhai, você escolhe qual o melhor tipo de seguro para seu momento e estilo de vida!

 

voltar