Skip to main content

A cena clássica de um cachorro com a cabeça para fora da janela do carro, com os pelos ao vento, enquanto seu dono dirige estrada afora pode até ser uma imagem fofa, mas você sabia que essa atitude ao viajar com pet pode afetar vida dele e também causar punições? Conheça mais neste artigo sobre o transporte de pet em viagens.

A Lei aplicada ao viajar com pet

Transportar animais de estimação no colo, ou soltos no veículo, sem nenhuma proteção, pode ser muito comum, mas não é legal. O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro: 

“Dirigir o veículo:

II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;

Infração – média;

Penalidade – multa”

O infrator está sujeito a multa no valor de R$ 130,16 e mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Carregar o animal na parte externa do carro então, nem pensar! A infração é considerada grave, com aplicação de 5 pontos na CNH do motorista e multa que pode chegar a R$ 195,23.

Confira mais dicas em nosso blog sobre: viagem de carro.

O que é preciso para o transporte de pet

Como o seu melhor amigo merece o máximo de cuidado e conforto, o mercado já vem desenvolvendo diversos acessórios para o transporte do seu mascote. Apresentamos para você alguns dos mais utilizados:

Seta para direita Caixa de transporte para viajar com o pet

A famosa caixinha é uma das opções mais seguras, porque o animal vai bem acondicionado e fica preso junto ao cinto de segurança.

Seta para direita Cinto de segurança peitoral

Como viajar com pet usando cinto? Ele é como se fosse um guia tradicional, usado direto no lugar em que se prende o cinto de segurança, impossibilitando o animalzinho de circular pelo banco traseiro e evitando eventuais acidentes.

Seta para direita Assento de cadeirinha para viajar com o pet

O assento é uma forma de adaptar o carro para pet. Indicado para pets com até 10 quilos, o assento é parecido com um cesto que é preso junto ao banco do carro e o animal preso pela coleira dentro dele.

Confira também em nosso blog dicas de como evitar roubo de carro e se lembre de nunca deixar seu pet preso dentro do veículo por muito tempo!

Dicas extras para a viagem com pet

Existem ainda outras maneiras de como transportar seu pet com segurança que são necessárias e devem ser consideradas:

Forma geométrica losango É importante criar um ambiente confortável para o passeio – colocar petiscos ou brinquedos dentro do carro faz com que o animal associe o veículo a algo agradável;

Forma geométrica losango Não esqueça também de deixar o ar condicionado ligado na temperatura ambiente em períodos de calor;

Forma geométrica losango Para viagens muito longas, programe paradas para que o animal possa sair do carro e fazer as necessidades. 

Já passou pela revisão? Confira no blog a importância da revisão de carros para ter a viagem de férias bem tranquila.

Se você está viajando com pet, não esqueça também da sua segurança e do seu veículo!

Quem se importa com segurança – e não apenas na viagem do seu pet – não pode abrir mão de um seguro de confiança. A melhor opção é contratar um seguro da Suhai Seguradora, especialista no assunto. A Suhai é a maior seguradora de moto do Brasil e conta também com seguros exclusivos de furto e roubo para carros e caminhões, o que reduz ainda mais o preço do seu seguro. Além disso, a Suhai aceita qualquer tipo de veículo, independente da idade,

 

voltar