Pesquisar
Pesquisar
Ir para o site
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Nunca esqueça desses pontos ao fazer a manutenção de caminhão

Percorrer as ruas e estradas do Brasil não é tarefa fácil. Quilômetros país afora exigem dos veículos manutenção preventiva rotineira para garantir uma viagem mais tranquila. Donos de caminhões, principalmente, sabem que a manutenção de caminhão pode reduzir consideravelmente as despesas com eles. Ou seja: gastar com revisão é um investimento.

O benefício não é sentido apenas no bolso. Com os itens de segurança funcionando como devem os riscos de se envolver em acidentes diminuem. Por isso separamos os principais pontos que demandam atenção na hora de fazer a manutenção do caminhão:

Manutenção de caminhão: o que é preciso fazer

Filtros

Sempre dê preferência para filtros de óleo, de combustível e de ar do motor originais e siga as instruções dos fabricantes para realizar as trocas.

Óleo do motor

Você pode checar o nível do óleo do motor com o auxílio de uma vareta. Se ele apresentar borras ou ou detritos metálicos é sinal de problemas no motor. Faça a troca seguindo as orientações da montadora ou do fabricante.

Freios

A revisão do sistema de frenagem é indicada a cada 15 ou 20 mil quilômetros rodados. O próprio caminhoneiro também pode inspecionar o sistema, verificando a existência de vazamentos, a principal causa de problemas nos freios. 

Pneus

Itens indispensáveis da lista de revisão do caminhão. Nesse caso, é importante buscar por danos como desbastamento acentuado e lascas na borracha. O indicado é que os sulcos da banda de rodagem tenham uma profundidade mínima de 1,6mm em toda sua extensão. Ao atingir essa marca o pneu deve ser trocado. 

Leia também em nosso blog: dicas para comprar caminhão sem dores de cabeça.

A manutenção preventiva do caminhão ajuda, mas para ter mais tranquilidade só com Suhai

Se você, caminhoneiro, quer ainda mais segurança para seu veículo, a resposta é Suhai Seguradora. Aceitamos caminhões antigos e novos com um preço muito mais acessível do que o praticado pela concorrência. Além disso, oferecemos assistência 24h em todo o país e um processo de contratação simples e sem burocracia. Peça uma cotação grátis agora e descubra quanto custa ficar mais protegido com a Suhai.