Skip to main content

Um fato que não se discute é que a prática de esportes ainda na fase infantil faz bem pro desenvolvimento da coordenação motora e aprendizado das crianças. E se você puder unir esse benefício com uma grande paixão, a moto, pra estreitar os laços com seus filhos? Perfeito, certo? Separe a sua moto de trilha, a mini moto de trilha do seu pequeno e descubra o motocross infantil e como ele pode ser praticado com segurança!

Benefícios do motocross infantil

Disciplina, competitividade, agilidade e equilíbrio são algumas das habilidades desenvolvidas pelas crianças que praticam o esporte. Além disso, ajuda a aumentar o círculo de amizade – afinal, não é todo dia que se conhece pessoas que também pilotam moto de trilha pequena!

Saiba escolher uma mini moto de trilha adequada

A modalidade é indicada para crianças entre 7 e 10 anos. Como a moto vai ser a grande parceira da prática, dê preferência para uma moto de trilha infantil com ergometria adequada para que o desempenho seja o melhor possível. A moto de trilha para criança ideal deve levar em consideração a altura das rodas e o peso do veículo.

Para os amantes de motocross, não deixem de conferir o artigo sobre as melhores motos de trilha!

Modelos de moto de trilha de criança

Na hora de comprar uma moto de motocross infantil, você vai se deparar com valores diversos para modelos que vão do básico ao profissional. Separamos os principais modelos pra ajudar você a tomar a decisão:

Forma geométrica losango
Honda CRF 110F e CRF 230F

A CRF 110F, moto de trilha da Honda infantil, pesa apenas 74 quilos, tem 7,52 cavalos de potência e é ideal para os pequenos entre 8 e 11 anos. Já a mini moto de trilha Honda CRF 230F pesa um pouco mais, 107 quilos, e conta com motor de quatro tempos e potência de 19,3 cavalos, sendo indicada para o público infantil mais velho e alto.

Forma geométrica losango Kawasaki KX 100 e KLX 140L

Pra quem já tem um pouco mais de experiência com motos offroad, a mini moto Kawasaki de trilha modelo KX 100 é uma excelente escolha: com motor de dois tempos, ela também tem freio a disco na roda traseira. Já a moto de trilha Kawasaki infantil KLX 140L tem freios a disco nas duas rodas e indicada para os baixinhos, pois tem aros de 19 e 16 polegadas e pesa 95 quilos.

Forma geométrica losango
Yamaha TT-R 125LWE e PW50

Crianças com uma estatura um pouco maior podem preferir a mini moto de trilha Yamaha TT-R 125LWE, que tem motor de quatro tempos e pesa 83 quilos. A PW50 é mini moto de trilha 50 cc ótima para pilotos mirins, com motor de dois tempos e pesando apenas 39 quilos.

Forma geométrica losango
Mormaii VT 250

Quem está começando no esporte pode apostar neste modelo de motinha de trilha infantil sem medo. Ela conta com potência de 26 cavalos, partida elétrica e freios a disco nas duas rodas.

Forma geométrica losango
KTM SX-E 2020

Elétrico, a mini moto de trilha KTM tem manutenção simplificada: substituir rolamento no eixo de transmissão quando necessário. Como não tem motor de arranque, a partida é feita com um reset e ela desliga automaticamente quando o piloto desce da mini moto para trilha.

Forma geométrica losango
Ferinha 49

É a mini moto de trilha MXF também indicada pra quem está começando no esporte. Possui freios a disco, suspensão invertida e sistema automático de embreagem como uma moto convencional. A motinha de trilha pequena pode ser pilotada por crianças entre 4 e 7 anos.

Forma geométrica losango
Mini moto de trilha Pro Tork

Modelos como a mini moto de trilha 125cc Pro Tork podem ser pilotados por crianças a partir de 5 anos. É uma mini moto de trilha a gasolina que pesa menos de 50 quilos. A mini moto de trilha da Pro Tork modelo TR 100F também é indicada para quem tem mais de 5 anos. É uma moto de trilha infantil 100cc movida a gasolina e que pesa menos de 50 quilos.

Moto de trilha infantil comprada? Não esqueça dos equipamentos de segurança!

Uma boa moto infantil de trilha precisa ser conduzida por alguém protegido. Não esqueça de vestir seu pequeno piloto com capacete, luvas, botas, calça, óculos e cotoveleiras adequados. Assim a diversão e o desenvolvimento podem ser saudáveis e cautelosos.

E por falar em segurança, aqui no blog falamos sobre a idade mínima para andar de moto na cidade. Confira!

Moto de trilha mini dá noções de direção

Os benefícios de pilotar uma motinha de trilha para criança vão além do desenvolvimento das habilidades já citadas. Nessa modalidade, os pequenos também aprendem as noções básicas da direção, como operar freio e acelerador. Assim, podem ter mais facilidade para dirigir outros veículos.

Pilotar moto de criança de trilha deve ser uma atividade prazerosa!

Se você é um pai apaixonado por trilha de moto e quer passar pro seu filho esse interesse, faça isso sem imposições. O amor pelo esporte deve ser genuíno para que a prática seja prazerosa e um momento de diversão.

As seguradoras podem não oferecer ainda a proteção para a mini motinha de trilha do seu filho, mas se você é um pai responsável e também tem uma moto, não esqueça de proteger o seu veículo! Todo trilheiro sabe que a Suhai é a melhor seguradora de moto do Brasil e aceita a sua moto independente do ano, modelo ou marca! Peça já uma cotação personalizada, sem compromisso e aproveite a aventura com mais tranquilidade.

voltar