Skip to main content

Toda boa viagem exige organização: escolher o destino, o que levar, quais lugares visitar. Nessa lista, pouca gente considera o meio de transporte. Amantes das duas rodas sabem que viajar de moto é sinônimo de liberdade, mas também é preciso cuidado e planejamento, que também inclui o tipo de moto estrada escolhida.

Aqueles que costumam viajar aos finais de semana, percorrendo distâncias mais curtas, podem apostar em praticamente qualquer tipo de moto. Já os mais aventureiros, que adoram viagens mais longas e curtem passar horas na estrada, podem optar por modelos mais potentes e versáteis.

Moto na estrada

Pra combinação perfeita moto e estrada ficar melhor ainda é preciso ficar atento e considerar alguns detalhes antes de comprar sua companheira de viagem. Conforto, potência e versatilidade em diferentes terrenos são os principais pontos que devem ser considerados por quem vai utilizar a moto pra viagens longas. As categorias mais escolhidas pelos motociclistas costumam ser:

– Crossover

Oferece conforto e boa dirigibilidade em estradas de terra e barro. Por também ter uma boa performance na estrada e ótimo custo-benefício é uma das opções mais procuradas. É indicada para todos os tipos de condutores, do iniciante ao mais experiente. Exemplos de motos crossover:  BMW S 1000 XR, Ducati Multistrada 950, moto estrada Honda CB 500X, Kawasaki Versys 650 e Yamaha estrada Tracer 900 GT.

Existe a melhor moto para iniciantes? Confira em nosso blog.

– Big trail

Também conhecida como Maxtrail, é indicada pra quem percorre grandes distâncias, em vias pavimentadas ou estrada de chão batido. Oferece conforto para o piloto e o passageiro, versatilidade e ótimo desempenho. É mais indicada para condutores em nível intermediário ou experiente. Exemplos de motos big trail: Ducati Multristrada Enduro 1200, Honda Africa Twin 1000, moto BMW estrada como a BMW F 850GS Premium, Suzuki 650 V-Strom, Triumph Tiger 800 XR e Yamaha Super Ténéré 1200.

– Touring

É a categoria criada especialmente pra quem vai pegar estrada de moto. Robusta e com tanque de combustível grande pra aguentar longas viagens, esse modelo oferece um conforto muito parecido com o de um carro. Como normalmente já vem de fábrica com equipamentos pra viagem, pilotar uma touring pode não ser tão fácil. Exemplos de motos touring: BMW K 1600 GTL, Honda Gold Wing e pra quem quer cair com uma uma Harley Davidson na estrada, Harley-Davidson Road King Special.

– Custom

É a famosa moto estradeira. Não só uma categoria, mas praticamente um lifestyle, as motos mais conhecidas são as da Harley-Davidson. Pode ser toda customizada pra ficar com a cara do proprietário. Também indicada pra pilotos de nível intermediário ou experiente, ela oferece muita estabilidade por conta da robustez e motor grande. Outros exemplos de motos custom:  Ducati Xdiavel Dark, Kawasaki estrada Vulcan S, Suzuki M1800R e Triumph Bonneville Bobber.

Quer mais conforto na moto de estrada?

Praticidade, liberdade e economia são os grandes benefícios das motocicletas. Pra quem procura as melhores motos para estrada outros detalhes também podem ser considerados, como veículos com bancos mais largos e curvados. Quer mais uma dica? As melhores motos para pegar estrada são as de, no mínimo, médias cilindradas.

Moto para estrada de terra e asfalto

A verdade é que, independente do caminho que você escolher, a melhor moto para estrada e cidade só vai ser boa o bastante se você pilotar com o cuidado necessário. Não esqueça de fazer a revisão antes de levar sua moto para estrada. Escolha a roupa correta, com os equipamentos de segurança, faça intervalos para descansar se pilotar por longas horas. Pra completar o checklist de viagem tranquila, não esqueça de contratar um bom seguro pra sua companheira de estrada!

voltar