Skip to main content

A moto é um meio de transporte muito utilizado no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos. Mais rápidas, econômicas e fácil de estacionar, quando comparadas com carros, elas também pode ser as mais perigosas.

O segredo da direção defensiva é pilotar com calma e ter tempo para tomar boas decisões. Por isso, listamos os pontos mais importantes abaixo:

Prevenção de acidentes de moto: principais considerações

  • Respeite o limite de velocidade e as sinalizações da via;
  • As motos devem andar dentro da faixa, mantendo distância do veículo da frente;
  • Só use o corredor quando o trânsito estiver parado;
  • Em cruzamentos, retornos e ultrapassagens, a atenção deve ser redobrada. Lembre-se: seu retrovisor tem um ponto cego e o dos motoristas também. Vale dar aquela olhadinha antes de trocar de faixa e sempre dar seta;
  • Farol também tem que estar aceso o tempo todo;
  • Evite fazer manobras perigosas e ande com equipamento de proteção, mesmo que seja uma voltinha por perto;
  • Agora, o mais importante! Em condições adversas, como chuva, neblina, noite ou estrada ruim, diminua a velocidade. Você vai ter menos tempo para responder às surpresas que podem aparecer. Então, pilote mais devagar.

Nunca se esqueça também, de verificar os seguintes pontos:

1 – Equipamentos de proteção para motociclistas

Os equipamentos se dividem em dois: os que ajudam você a ser visto e os que protegem em caso de acidente. Jaquetas de cores claras fazem as duas coisas. Se for escura, use um colete com faixas de segurança por cima. O capacete é o item mais importante do motociclista. Coloque na cabeça, não no cotovelo, e mantenha o visor fechado. Luvas também são essenciais. Por fim, você pode aumentar a proteção com a instalação de uma antena corta-pipa na moto e, se trabalhar com entregas, um baú. A mochila pode desequilibrar e tornar a direção menos segura. Investir em itens de segurança de qualidade faz toda a diferença.

2 – Cuidados com a moto

Não adianta se proteger e deixar a sorte cuidando da sua moto. Qualquer problema com ela pode colocar você em risco. O ideal é ter um mecânico de confiança e fazer manutenções preventivas. Essas revisões podem ser mensais, trimestrais ou semestrais. Depende da quantidade de vezes que você usa a moto. Ah, e não se esqueça de conferir as manoplas, cabos e corrente toda semana. Passe lubrificante para aumentar a vida útil e evitar rompimentos. Outra dica boa é instalar proteções no motor e na carenagem da sua moto.

3 – Melhor seguro para motos

Contratar um seguro tira muitas preocupações da sua cabeça quando se trata de prevenção de acidentes de moto. A Suhai é a maior seguradora de motos do Brasil. A gente sabe quais são as principais necessidades dos motociclistas. Somos especialistas em proteção de roubo e furto e oferecemos assistência 24 horas em todo o território nacional. Tudo isso com uma cotação econômica. Não temos preconceito de marca, modelo ou ano de fabricação e motoentregadores são bem-vindos!

voltar