Skip to main content

Já imaginou ficar afastado da cidade por 10 dias, praticando um esporte que permite apreciar a beleza da natureza brasileira e que incentiva ações ambientais e sociais? Chegou a hora de descobrir as emoções do rally e conhecer o mais famoso, o Rali dos Sertões!

Mas o que significa rally?

O termo em inglês ‘rally’ pode ser traduzido como corrida. Ao que tudo indica, ele foi usado pela primeira vez em 1911 ao batizar o Rally de Montecarlo. Mas a palavra só ganhou fama mesmo em meados do século, quando as competições europeias a incluíram na nomenclatura.

Rally, ou rali, é uma modalidade de competição praticada em locais abertos e que as equipes participantes precisam percorrer determinado trecho no menor tempo possível (rally de velocidade) ou fazer o trajeto mantendo a regularidade de médias horárias (rally de regularidade). Existe também a modalidade cross country, a mais aventureira, em que os veículos são mais robustos – o campeonato mais conhecido é o Rally Dakar.

Um dos dez maiores ralis do mundo e o maior das Américas, o Rally dos Sertões (ou Rali dos Sertões) é uma competição que envolve tudo isso e mais um pouco!

Você que gosta de viver emoções incríveis com sua moto, não deixe de ler em nosso blog: tudo sobre moto de trilha!

Seta para direita O Rali dos Sertões

São quase duas mil pessoas apaixonadas por lama, velocidade e diversão que acompanham cada edição do Rally dos Sertões há quase trinta anos. A primeira edição, realizada em 1993, largou em Campos do Jordão (SP) e teve como destino Natal (RN), reunindo 34 motos por 3,5 mil quilômetros de trajeto. O movimento não é só na estrada: governos, investidores e outros parceiros injetam quase R$ 50 milhões por edição, impactando diretamente as pequenas cidades onde a competição acontece e movimentando a economia local das regiões. O sucesso já nos primeiros anos fez com que o evento fosse renomeado para Rally Internacional dos Sertões e recebesse competidores de todos os lugares do mundo. Em 1995 a modalidade automobilística passou a fazer parte da prova, dando uma projeção ainda maior ao Sertões.

Cada edição do Rally dos Sertões tem uma rota diferente e agora, além de motos, outras categorias e subcategorias disputam a competição – como quadriciclos, UTVs (Utility Task Vehicles), carros e caminhões.

Como participar do Rally do Sertão

Depois de ler tanta coisa emocionante ficou com vontade de participar? Saiba que as inscrições da segunda fase ainda estão abertas no próprio site do Rally dos Sertões (https://sertoes.com). Você garantir sua participação até o dia 16 de julho. A moto utilizada precisa ser original de fábrica, mas pode ter alguns itens alterados: pneus e rodas livres, apenas um chassi por moto e original, escapamento livre, etc. A preparação do motor está liberada, somente um motor original e um de reserva poderá ser utilizado ao longo da prova. Se você quer uma dica, saiba que o modelo CRF 450RX, da Honda, é uma ótima escolha pro Rali no Sertão e pode chegar a 170 km/h na competição!

E como vai ser Rally dos Sertões 2021?

A edição deste ano já está definida! No dia 13 de agosto, os participantes partirão da praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, e percorrerão cinco mil quilômetros de sertão e litoral nordestinos ao longo de dez dias. Baseado no tema “Sertões 100% Sertão”, a 29ª edição do Rally dos Sertões também terá iniciativas importantes para a preservação do meio ambiente. Será o primeiro rali de carbono zero e com um UTV híbrido (com motor elétrico e a álcool) participando. A iniciativa social, SAS Brasil, que leva saúde especializada pra comunidades carentes, também já tem planos traçados: o ponto focal será a mulher e, a partir dela, conseguir atingir o núcleo familiar.

Seta para direita Edições anteriores do Rali dos Sertões

Como foi o Rally dos Sertões 2020

A edição mais recente do Rally dos Sertões aconteceu em 2020 de uma maneira um pouco diferente. A pandemia afetou a vida de todo mundo e o evento também foi impactado. Todo o roteiro foi estudado e percorrido pelo menos três vezes pra analisar toda a logística da prova. Além disso, a caravana foi fechada em bolhas e pra cada bolha foi implementado um protocolo de testagem e outros cuidados. Todos foram avisados sobre a desclassificação imediata caso o isolamento fosse furado. Uma equipe de saúde também fez parte da edição, com mais de 30 profissionais, helicópteros UTI e outros veículos para socorro emergencial. O rally Sertões 2020 teve início no dia 31 de outubro e terminou no dia 07 de novembro, após quase cinco mil quilômetros percorridos.

Roteiro Rally dos Sertões 2020

Os competidores deixaram a cidade de  Mogi Guaçu, em São Paulo, com direção a Barreirinhas, no Maranhão.  Os participantes atravessaram os estados de Minas Gerais, Goiás Distrito Federal e Tocantins até cruzarem a linha de chegada. Os nomes das cidades anfitriãs do roteiro do Rally dos Sertões 2020 não foram divulgados justamente pra evitar aglomerações, só foram anunciadas na véspera da chegada em cada região.

Sabia que existe seguro para moto off road? A gente preparou um artigo especialmente sobre esse assunto no blog.

voltar