Skip to main content

Com os preços cada vez mais acessíveis, o rastreamento veicular tem se tornado uma prática bastante popular entre motoristas e empresas de logística. Porém, mesmo que apresente diversas vantagens, nem sempre é útil para todo mundo e, ao contrário do que muita gente pensa, não substitui o seguro automotivo. Por isso, antes de fechar negócio, leia o nosso texto e descubra quando vale a pena contratar uma empresa de rastreamento veicular.

Como funciona o rastreamento veicular?

O rastreamento para veículos é possível graças a um sistema que acompanha o veículo em tempo real, registrando a sua localização em qualquer lugar do mundo por meio do uso do sistema GPS (Global Position System), ou seja ele é um rastreamento de veículos via satélite. Com ele, também é possível monitorar outros dados, como a velocidade do automóvel, sua quilometragem e as rotas percorridas, por isso há empresas que oferecem rastreamento e monitoramento.

Todas essas informações passam por uma central de monitoramento e um software de rastreamento veicular que fornece os dados pela internet para os clientes e está sempre pronta para agir nas situações necessárias.

Quais são as principais vantagens do rastreamento de veículos?

O sistema de rastreamento veicular oferece inúmeras vantagens para quem opta pelo serviço, mas estas vantagens estão diretamente ligadas para quem trabalha com logística e quer monitorar suas entregas em tempo real. Com ele, é possível acompanhar as rotas escolhidas pelo motorista e se o cronograma está sendo seguido ou se existem atrasos, graças ao rastreamento e monitoramento veicular. Além disso, também ajuda a garantir a segurança da carga, já que é possível saber sempre a localização do veículo.

Para quem se preocupa com a própria segurança, o rastreamento de veículos pode ajudar, mas não garante a localização do bem. As chances reais de localização do veículo, em caso de um eventual sinistro são em média de 60%, segundo fontes de mercado.

De qualquer forma, a empresa de rastreamento oferece a opção de instalação de um botão de pânico, e com ele é possível acionar a central de monitoramento em caso de qualquer perigo com o uso do rastreamento 24 horas. Ao receber o alerta, a central envia a polícia imediatamente para o local que o veículo está. Outro recurso é a chamada cerca eletrônica, que delimita uma área de circulação e avisa toda vez que o veículo ultrapassa o perímetro preestabelecido.

Rastreamento com seguro é mais indicado?

A resposta é simples: o rastreamento automotivo não substitui o seguro, que continua sendo a melhor opção para quem quer ficar tranquilo em relação aos seus veículos. Apesar do sistema de rastreamento de veículos auxiliar a localização e facilitar a recuperação, nem sempre isso acontece. E pior, a empresa rastreamento veicular não paga indenização nesses casos.

Sendo assim, os planos de rastreamento veicular possuem como principal objetivo, oferecer a logística e não a recuperação do veículo.

Por isso, fique atento: caso uma empresa prometa reembolsar o valor do veículo em caso de sinistros, pode ser uma fraude e é uma operação considerada ilegal pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). A melhor opção é sempre empresas de rastreamento veicular com seguro, garantindo toda a proteção necessária em caso de roubos, furtos e acidentes.

voltar