Skip to main content

4 principais dificuldades na hora de renovar o seguro automotivo

Para muitas pessoas, ter um seguro automotivo é uma condição básica para ter um veículo, seja ele moto, carro ou caminhão. Fazer um seguro é praticamente a mesma coisa de se fazer uma aposta: o consumidor acredita que alguma coisa com o seu veículo pode dar errado e está apostando que pagar o seguro sairá mais barato do que arcar com um eventual sinistro. Tão complicado quanto, é pensar em renovar seguro auto, será que vale a pena?

O preço que a empresa cobrará é calculado com base em dados e são feitas correlações estatísticas para avaliar o perfil do segurado. E essa correlação, em muitos casos, pode gerar dor de cabeça para o consumidor na hora da renovação.

As 4 principais dificuldades na hora de renovar seguro auto

Número 1 A seguradora não quer renovar o seguro

Pela lei, as seguradoras não são obrigadas a aceitar um novo cliente ou realizar a renovação de seguro auto. De acordo com entidades de defesa do consumidor, essas empresas têm até 15 dias a partir do momento que o cliente fez a solicitação para avisarem se existe ou não a intenção da renovação ou aceitação.

Caso seja decidido pela não renovação, elas têm que oferecer mais 2 dias extras do seguro para que o consumidor possa achar outra empresa. Quando isso acontecer, as seguradoras têm o dever de informar ao consumidor qual foi o motivo da recusa.

Número 2 O aumento do valor do seguro

Às vezes, entre uma renovação e outra, o perfil do segurado muda por algum motivo. E, no momento de calcular o preço, o valor aumenta muito. Nesse caso, para a seguradora significa que o risco de acontecer alguma coisa com o seu veículo aumentou e, por isso, o preço aumentou.

Uma boa forma de contornar essa situação é procurar entender o motivo desse aumento e, possivelmente, fazer orçamento em outras seguradoras.

Número 3 A falta de transparência

Nos casos citados acima, pode acontecer de a seguradora não oferecer transparência para o consumidor e este ficar sem entender qual o verdadeiro motivo de não conseguir contratar um seguro.

Talvez seja necessário, então, buscar um órgão de defesa do consumidor. Outra boa alternativa para evitar toda essa dor de cabeça é procurar uma seguradora com perfil simplificado como a Suhai.

Número 4 A renovação após o vencimento

Quando há a tentativa de renovação do seguro após a expiração do serviço, é provável que a seguradora peça uma nova vistoria do veículo e, consequentemente, será demandado um novo gasto de tempo para que isso seja realizado.

Nesse caso, o melhor a se fazer é ficar de olho na data do vencimento e não esperar passivamente a empresa entrar em contato. Próximo a essa data, você mesmo solicitar a renovação.

É muito importante estar atento à data do vencimento do seu seguro para evitar que qualquer um dos transtornos acima ocorram e, principalmente, para que você tenha tempo de contornar algum problema caso o veículo não esteja segurado.

Dica: Antes de renovar, dá uma olhada no seguro Suhai

Se você está pensando em renovar seguro carro, moto ou caminhão, dá uma olhadinha antes no valor do seguro da Suhai. A cotação é bem simples, online e você faz tudo de onde estiver (inclusive a contratação se quiser). A Suhai aceita todos os tipos de veículo sem lero lero, independente de modelo, marca ou ano. Pra que esquentar a cabeça com seguradora quadrada? Vem pra Suhai, aqui você é bem-vindo e seu auto fica mais seguro.

 

voltar