Skip to main content

Em tempos de crise, é sempre bom estar prevenido contra as modalidades de crime que costumam aumentar nestas épocas, como o roubo de carro. Por isso, todo o cuidado é pouco a fim de evitar roubos de carros e de objetos que estejam no interior do veículo.

Hoje, a Suhai Seguradora, que cobre de forma exclusiva o furto e roubo, com isenção de franquia e preços até 80% mais baratos que o seguro completo, dá algumas dicas de como proteger você e o seu carro e não ser alvo fácil de criminosos.

Como evitar roubo de carro

  1. Em semáforos, mantenha distância do carro à frente

Tanto de dia quanto de noite, evite parar muito próximo do carro à frente na hora do semáforo vermelho. Essa atitude te dá mais espaço e visibilidade ao constatar algum perigo próximo.

Ao chegar próximo de um sinal fechado, prefira sempre reduzir a velocidade e deixar o carro engatado. Sempre escutamos histórias de que roubaram o carro da vítima nessa situação.

  1. Evite ficar dentro do carro parado, principalmente à noite

Ficar dentro do carro, principalmente à noite e em locais escuros, pode ser um chamariz para criminosos. Muitos roubos acontecem justamente por esse motivo, principalmente casais.

  1. Antes de entrar na garagem, atente ao redor

Preste atenção na rua e na movimentação de pessoas antes de entrar na garagem a fim de evitar uma abordagem inesperada de criminosos. Se perceber alguma atitude suspeita, dê mais uma volta com o carro e informe a autoridade policial local.

  1. Utilize o bom senso na hora de estacionar

Prefira estacionamentos fechados e com seguro. Se precisar deixar o carro na rua, na hora de estacionar escolha locais iluminados, próximos de portarias de prédios ou com câmeras de segurança nos arredores. Isso inibe a ação de criminosos.

  1. Não deixar os objetos à vista e documentos para evitar o roubo do carro

Os ladrões podem confundir quaisquer objetos deixados no interior do carro com algo de valor. Retire o som e não deixe sacolas, ainda que vazias, nos bancos. Evite também, ao estacionar o carro, deixar documentos dentro ou sair para colocar objetos de valor no porta-malas. Isso pode atrair a atenção de criminosos.

  1. Certifique-se que o carro está devidamente trancado

Muitas vezes, ao sairmos do veículo, esquecemos de acionar o alarme ou de travarmos algumas das portas e fechar janelas. Verifique se o dispositivo de segurança foi acionado e se as portas, janelas e o porta-malas estão devidamente fechados.

Bônus para evitar roubo de carro

Mesmo com as dicas de segurança, surpresas desagradáveis podem acontecer. Em caso de roubo, procure manter a calma e não reaja, nem faça movimentos bruscos. Fale somente o que for perguntado e sinalize cada movimento a ser realizado: “vou pegar a carteira”, “vou passar o celular”, e assim por diante.

Assim que possível, entre em contato com a polícia. Caso testemunhe algum delito, avise imediatamente a ocorrência utilizando o 190 ou comunicando o fato a policiais que estejam por perto. Para evitar surpresas desagradáveis e prejuízos, mantenha o seu carro segurado. Caso ainda não tenha seguro ou precise renovar, consulte um corretor e faça sua cotação.

Existem dois tipos de seguro para seu carro: o seguro compreensivo (furto, roubo, colisão, incêndio, terceiros e assistência 24h) e o seguro parcial (furto, roubo e assistência 24h). O seguro compreensivo é mais completo, mas ele possui franquia obrigatória e muitas vezes o valor do seguro e da franquia inviabilizam esta aquisição de cobertura.

Para estas eventualidades, o seguro de furto e roubo é mais vantajoso.

  • A maioria das Cias. não aceitam segurar carros acima de 5 anos, por motivo da alta sinistralidade.
  • O seguro parcial não possui franquia, ao contrário do seguro compreensivo, que para estes perfis de carro, costuma ser muito alta.
  • O motorista de boa dirigibilidade, costuma controlar eventuais riscos de colisão; o que não acontece com o furto e roubo, que são imprevisíveis e podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer situação.
  • O seguro parcial costuma custar até 80% mais barato que um seguro compreensivo, indeniza integralmente conforme FIPE contratada, com cobertura nacional, possui uma boa assistência e ainda traz grandes chances de recuperação do veículo, se a comunicação do sinistro for rápida.

 

 

voltar