Skip to main content

Por causa da grande violência, ter o veículo roubado é um dos medos mais comuns dos motoristas hoje em dia. E caso isso aconteça, é preciso solucionar a situação o mais rápido possível — passado o susto e a tensão, é claro. No post de hoje, apresentaremos um passo a passo para te ajudar a resolver esse problema com a polícia e com a seguradora em caso de roubo e furto de veículos. Veja:

Tive o meu veículo furtado. E agora?

O furto de veículos acontece quando você não estava presente na hora da ação dos bandidos. Assim, quando você chega ao local onde o veículo estava estacionado e percebe que ele não está mais lá, é preciso ligar para a central de sinistro da sua seguradora para comunicar o evento e logo em seguida acionar a polícia pelo 190 e dar queixa de furto de veículo, preenchendo um boletim de ocorrência (BO). Caso tenha seguro, lembre-se de que quanto mais ágil for sua comunicação, mais chances terá de reaver o seu veículo recuperado do furto.

Se os policiais não se encaminharem até você, vá a uma delegacia e faça o BO. Lembre-se de detalhes como:

  • Horário em que estacionou o veículo;
  • Presença de possíveis testemunhas;
  • Placa;
  • Modelo;
  • Cor;
  • Adesivo que caracterize o carro.

Nessas horas, toda informação sobre o veículo furtado e o local é valiosa. Com o BO em mãos, entre em contato com a seguradora para comunicar o sinistro e entrar com o pedido de indenização.

Tive meu veículo roubado. Como proceder?

Mantenha a calma e se lembre de tudo que aconteceu. Rostos, roupas, armas, placa de outro veículo: tudo isso é informação relevante para a polícia e para sua seguradora em caso de veículos roubados. Ligue imediatamente para sua seguradora e para o 190 assim que estiver seguro, sem riscos de vida, informando ambos sobre o roubo. Quanto antes puder informar sobre o ocorrido em segurança, mais chances de ter o veículo recuperado de roubo.

Após comunicação prévia sobre o sinistro, se encaminhe para a delegacia para registrar roubo de veículo, assim será aberto um BO. Se houver alguma testemunha por perto, peça para que te ajude a lembrar de detalhes ou como tudo ocorreu. O BO servirá para dar entrada ao pedido de indenização junto à sua seguradora.

Como fazer o contato com a seguradora para informar o roubo de veículo?

Seja roubo ou furto de veículo, o contato com a seguradora deve ser feito o mais rápido possível. Se ela não encontrar o seu veículo, será necessário o envio de outros documentos para a indenização, como:

  • Carteira de motorista;
  • Documentos do carro;
  • Documentos do seguro.

É interessante ter cópias do documento do carro em casa, pois o original pode ser levado junto do veículo. O caminho mais prático para solucionar esse problema com a seguradora é entrar em contato com o seu corretor diretamente. Ele é o responsável pela sua apólice e deve estar a par do que aconteceu. No caso de alguma dúvida, resolva com essa pessoa, já que ele é o representante da seguradora.

Caso não haja contato via corretor, ligue para a seguradora e faça o processo pelo telefone ou e-mail, com o envio da documentação. Ainda que os procedimentos sejam um pouco diferentes entre as seguradoras, é normal pedirem informações de segurança, além de ser importante que você conte novamente o que aconteceu, com todos os detalhes.

O seguro para veículo é caro. O que fazer?

Se você não tiver nenhuma proteção para seu veículo nesse momento, não há muito o que fazer — a não ser contar com a sorte. As chances de recuperação do bem normalmente são baixas, já que dependem de alguns fatores como o tempo que aconteceu o evento, a marca e o modelo do veículo e a demanda de ocorrências a serem investigadas pelas autoridades. Na maioria dos casos, os veículos não são recuperados, e o prejuízo é inevitável.

Existem hoje no mercado seguros parciais específicos para quem não consegue fazer o seguro compreensivo — e essa pode ser uma ótima alternativa. Trata-se do seguro de roubo e furto, que tem preços acessíveis. Vale lembrar que as seguradoras que prestam esse tipo de serviço aceitam todos os tipos de veículos, inclusive motos.

Quer saber como proteger seu veículo? Conheça mais sobre seguro de carros ou seguro de motos!

Se meu veículo roubado é recuperado, o que fazer

Como saber se meu veículo roubado foi encontrado?

O veículo roubado localizado pela polícia, será devolvido a você, portanto ela entrará em contato para que você o busque. É importante que todos os documentos do veículo estejam em ordem para a liberação do mesmo e você deve informar o quanto antes à seguradora.

Se a seguradora já tiver efetuado o pagamento de indenização, o carro ficará com a seguradora— que dará a ele o destino que convir.

É importante que você esteja ciente de todos esses procedimentos quando contratar o seguro auto. Por isso, pergunte ao seu corretor como se dá esse processo dentro de cada cobertura e/ou seguradora. Essas medidas evitam problemas caso algo ocorra um sinistro com seu veículo e garantem a prestação de serviço correta para você.

 

 

voltar