Skip to main content

Mil quilômetros de pura adrenalina na América do Sul, essa é a experiência de quem faz a viagem à Atacama de moto. O Deserto do Atacama vai do norte do Chile até a fronteira com o Peru e é considerado ponto de encontro de aventureiros do mundo inteiro, de mochileiro e cientistas até, claro, motoqueiros! O clima não afasta ninguém: raramente chove, a temperatura varia de 0°C a 40°C, mas a vida noturna está sempre em ebulição. Pra quem sonha em se aventurar pelo Atacama de moto, separamos as principais informações e dicas pra ela ser inesquecível!

Caixa de seleção com asterisco Atacama moto trip – escolhendo sua companheira

Viagens longas pedem certo conforto pra você conseguir aproveitá-la como deve. Uma viagem de moto como essa não é diferente. A motocicleta precisa aguentar os terrenos irregulares e variados por onde vai passar – asfalto, terra, areia, chuva, lama, ladeiras – e não pode deixar você na mão. Se você pensa em comprar uma moto pra essa e outras viagens no mesmo estilo, sempre considere carenagem, conforto, segurança e custo-benefício. Manutenção e gastos extras (como com combustível) também precisam ser considerados já que os preços em locais turísticos costumam ser um pouco mais elevados. Modelos do segmento big trail são ótimas pra esse tipo de aventura pois são leves, rodam bem em diversos cenários e aguentam longos trechos.

Outra dica importante que vale pra sua ‘Atacama moto trip’, e qualquer outra viagem, é sempre manter seu celular atualizado, com bateria e aplicativos que podem ajudar a não passar perrengue. Antes da viagem de moto ao Atacama, instale apps de geolocalização, de previsão do tempo e de estadia. Assim você não vai ficar perdido, pode evitar climas menos favoráveis e encontra lugares para se hospedar com mais facilidade. E, se você for do tipo pega a estrada em data pra voltar, pode até aproveitar a ocasião pra fazer algum tipo de trabalho voluntário. Existem plataformas que oferecem hospedagem em troca de ajuda dos viajantes e pode ser um bom negócio pra quem quer descobrir outros lugares além do Atacama sem gastar muito.

Confira também em nosso blog, 7 dicas imperdíveis para quem ama fazer uma viagem de moto!

Caixa de seleção com asterisco Melhor época para ir ao Atacama de moto

Ainda na fase de planejamento da viagem de moto para o Deserto do Atacama de moto, uma questão muito importante é decidir qual o melhor período pra aproveitar o passeio. Organize sua viagem para a época do verão, entre dezembro e fevereiro. Nesse período, a máxima é de 27°C, mas também pode chegar aos 32°C. à noite, a temperatura cai para 16°C. Além disso, o chamado Inverno Altiplânico acontece de janeiro a março e pode ter chuvas ocasionais, geralmente no final da tarde, e ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Durante o Inverno Altiplânico, a região pode ser afetada com quedas de energia, os rios próximos podem transbordar e estradas podem ser fechadas, dependendo da gravidade da situação. Viajar nos meses de setembro, outubro ou novembro também é uma boa escolha pois o período é de temperaturas agradáveis e variações não tão drásticas.  Entre junho e agosto também é possível fazer a viagem, mas lembre-se que é inverno: as temperaturas chegam 22°C ao dia e 4°C, com registros de queda extrema para -2°C, à noite. Independente da data escolhida, não esqueça de levar agasalhos e manter-se hidratado!

Caixa de seleção com asterisco Documentação necessária pra viajar ao Atacama de moto

Pra essa viagem de moto ao Atacama, você só vai precisar do seu RG pra atravessar as fronteiras necessárias. O Brasil tem um acordo com os países da América do Sul que permite que os cidadãos circulem pela região apresentando apenas o documento nacional de identidade, basta que seu RG esteja em bom estado e emitido há menos de 10 anos. Mas se você acha melhor levar o passaporte, lembre-se de renová-lo pelo menos seis meses antes do vencimento. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e os documentos da moto em dia também são indispensáveis! Outra documentação que precisa ser emitida é o seguro internacional, e cada região tem um específico: pra entrar no Chile, você precisa contratar o Seguro Soapex; no Peru, o Seguro Obligatorio de Accidentes de Tránsito (SOAT). Existe também o Seguro Carta Verde, obrigatório e que pode ser obtido com a maioria das seguradoras.

Não deixe de ler nosso artigo sobre modelos de motos para viajar e caia na estrada com mais conforto!

Caixa de seleção com asterisco Viagem de moto à Atacama é para iniciantes também

Ao contrário do que muita gente pensa, viajar pelo Deserto do Atacama não é indicada apenas para pilotos experientes. Se você fizer um bom planejamento, ser cuidado ao pilotar e a manutenção da sua moto estiver em dia, nada impede você de se aventurar! Nos primeiros dias tudo vai ser novidade e você pode se sentir bem cansado, mas com o passar do tempo e quando pegar o ritmo tudo vai ficar mais tranquilo. Viajar sozinho também não é problema, mas pode ser mais legal ter companhia. Além de ter com quem dividir as impressões da viagem, você terá uma pessoa que pode ajudá-lo quando necessário em casos de indisposição ou acidentes.

Caixa de seleção com asterisco Melhor rota para Atacama de moto e o que você não pode perder

Paisagens deslumbrantes e a gastronomia atacamenha são dois detalhes imperdíveis na viagem! Então, com tudo já bem planejado, é hora de botar o pé na estrada e começar sua viagem de moto para o Atacama. Você pode partir de Foz do Iguaçu e já se encantar bela beleza natural da cidade e sair do Brasil pela Argentina, pelo Puerto Iguazu, ou pelo Paraguai. Pilotando pela Argentina, não deixe de apreciar a Quebrada Humahuaca, Patrimônio da Humanidade da Unesco, em San Salvador de Juyjuy, e a Cordilheira dos Andes que leva ao Paso Jama, passagem para o Chile. Lá, na região de Antofagasta, vá para a vila de San Pedro do Atacama, principal ponto de encontro de quem faz a travessia do deserto e visite lugares como Valle de la Luna e Valle de La Muerte, Salar de Atacama e Geysers del Tatio.

Caixa de seleção com asterisco Roteiro Atacama de moto

Agora que chegou ao destino, que tal aproveitar passeando pelas maravilhas da região? Preparamos um roteiro de quatro dias pra você conseguir visitar todos os pontos durante a: viagem ao Atacama de moto:

Seta para direita Dia 1

Chegando em San Pedro do Atacama pela manhã, almoce e passeie pelo Vale de la Luna

Seta para direita Dia 2

Visite as Termas de Puritama pela manhã e, após o almoço, as Lagunas Escondidas.

Seta para direita Dia 3

Bem cedinho, acompanhe as atividades vulcônicas no Gêiser del Tatio e tire a tarde para conhecer a região.

Seta para direita Dia 4

Passeio pelas Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Reserva dos Flamingos, que vão ocupar o dia todo. Você também pode apreciar o pôr do sol na Piedra del Coyote e fechar a viagem com chave de ouro.

E para você que curte viajar de moto pelo nosso Brasil, a Suhai Seguradora tem um seguro exclusivo de furto e roubo que cobre todo território nacional. Esse seguro da Suhai pode ser até 80% mais econômico que os seguros tradicionais, sem contar que a seguradora é a número 1 em seguro para moto. Não fique na curiosidade, faça uma cotação gratuita e sem compromisso, descubra quanto ficaria o seu seguro de moto Suhai!

voltar