Skip to main content

Hoje em dia, muito comuns no Brasil, os carros flex trazem para os motoristas uma escolha – muitas vezes difícil – para ser feita: usar etanol ou gasolina?

É muito bom não ficar restrito à apenas um dos combustíveis, principalmente por conta da variação de preço que eles sofrem hoje em dia. Mas, você sabe escolher quando usar a gasolina ou etanol?

Como funciona um carro Flex?

A central eletrônica de um veículo flex é capaz de identificar os tipos de combustíveis que entram no carro, ou seja: tudo bem abastecer somente com um deles. O motor desses tipos de veículos estão preparados para queimar etanol puro, gasolina ou ambos os combustíveis. E é nessas possibilidades que muitas pessoas se confundem na conta etanol x gasolina.

Apenas atente-se à essa dica: não esvazie seu tanque, abasteça o carro e não o utilize. É importante utilizar o carro por no mínimo 10 minutos depois de abastecer para que o motor e a central eletrônica do carro flex consigam aprender e identificar qual é o tipo de combustível adotado. Mas afinal, gasolina ou etanol qual o melhor?

Saiba também aqui em nosso blog como economizar combustível do carro.

Diferença entre etanol e gasolina

A diferença entre gasolina e etanol é a matéria que são feitos. O etanol é fabricado por meio de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, já a gasolina é produzida a partir do petróleo. Essas composições são também o que diferenciam o preço dos dois produtos na hora de abastecer.

E aí? Vai etanol ou gasolina?

Como saber se gasolina compensa

Que a gasolina é o principal combustível do mundo, já sabemos. Mas, você sabe do que ela é composta? De hidrocarbonetos que evaporam conforme a temperatura.

Sabe-se que a gasolina dá maior autonomia e eficiência energética para um carro, mas isso não quer dizer que ela é ideal para o seu carro. Por causa do seu poder de autonomia e eficiência, ela é recomendada para longas viagens sem a necessidade de paradas para abastecer.

Como é derivada do petróleo, ela também é uma das maiores causas de poluição ambiental que existem, você deve também pensar nisso ao se questionar quando a gasolina compensa.

Quando etanol compensa?

O preço do Etanol é quase sempre menor do que o da gasolina, mas pode ser que seu carro não esteja preparado para usar apenas isso. Cada um dos dois combustíveis tem suas vantagens e desvantagens, por isso é importante pensar se o etanol é melhor que gasolina ou vice-versa.

O etanol é feito no Brasil, a partir de cana-de-açúcar, que passa por diversos processos até virar – de fato – o combustível. Ele também pode ser produzido por meio de diversas matérias-primas e sua emissão é considerada neutra ao ambiente, ou seja, polui muito menos do que a gasolina.

Mas, a dúvida de quando vale a pena etanol deve abranger outros pontos. É preciso tomar cuidado e prestar atenção quando seu carro estiver rodando com etanol: troque sempre de óleo regularmente, se usar mais esse tipo de combustível, já que, se você utiliza ele para trajetos pequenos, o motor pode não aquecer à temperatura necessária e ele pode acabar se misturando com o óleo do veículo.

Como você pode notar, há sempre vantagens e desvantagens em qualquer tipo de combustível, o melhor mesmo é se atentar ao consumo do seu carro e a forma que ele se adequa à opção escolhida. Existem também outros tipos de combustíveis alternativos, todos eles podem te ajudar na missão de economizar.

Mas e o preço, compensa gasolina ou etanol?

O cálculo gasolina x etanol pode variar bastante de acordo com seu tipo de carro, por isso, aqui vão algumas dicas:

Forma geométrica losango Calcular gasolina x etanol

Para calcular o consumo em carros equipados com computadores de bordo, procure por quantos quilômetros por litro o seu automóvel está fazendo, assim, conseguirá saber se utiliza gasolina x etanol.

Não há como dizer de forma certeira quando vale a pena abastecer com etanol sem fazer antes as contas. Por exemplo, para os carros importados, é necessário fazer algumas continhas rápidas: eles mostram o consumo em litros a cada 100 km andados. Então, basta dividir a distância pela quantidade de combustível gasto.

Sendo assim, o cálculo gasolina ou etanol é necessário em qualquer momento de dúvida, pois só ele poderá te dizer com exatidão qual a melhor opção no momento para você. Faça o cálculo para ver se compensa gasolina ou etanol e tome a decisão mais exata para economizar no combustível.

Já sabe se vai abastecer etanol ou gasolina? Então não deixe de economizar também com essa dica abaixo:

Seguro DEZ, burocracia ZERO

Agora que você já sabe qual o cálculo para saber se compensa gasolina ou etanol, que tal pensar em um seguro para o seu veículo, sem precisar responder dezenas de perguntas e ser surpreendido pelo preço alto ou ainda não ser aceito?

Na Suhai Seguradora, contratar um seguro é um processo bem mais rápido e fácil. Outra vantagem: não existe restrição de ano, modelo e marca para motos, carros ou caminhões. Aqui você é sempre bem-vindo!

Além da facilidade para a contratação, você terá ainda assistência 24h em todo território nacional e preços até 80% mais baratos que o seguro completo. Tudo isso porque a Suhai é a única seguradora especialista em seguro de Furto e Roubo.

Facilidade, economia e tranquilidade! Peça uma cotação agora mesmo e confira sem compromisso quanto ficaria seu seguro.

voltar