Skip to main content

Quais são os carros mais vendidos para mulheres? Confira os modelos preferidos delas 

Foi-se o tempo em que os automóveis eram algo de interesse exclusivo dos homens: cada vez mais os carros para mulheres vêm se tornando um assunto popular no universo feminino, sendo que muitas pesquisam com afinco antes de escolher os modelos que melhor atendem às suas necessidades do dia a dia. 

Dentro deste contexto, quais tipos de veículos vêm se destacando como os mais desejados por este público? Confira, a seguir, um conteúdo completo sobre o assunto. 

Carros para mulheres: quais são os modelos mais escolhidos por elas? 

No começo de 2024, o Women’s Worldwide Car of the Year (WWCOTY), votação que aponta os melhores veículos nas categorias Carro Familiar, Carro Grande, SUV, Carro Exclusivo e 4×4, divulgou a lista dos cinco modelos preferidos das mulheres para este ano.

Os carros selecionados se destacam principalmente por possuírem dirigibilidade, tecnologia, conforto e custo-benefício, atributos muito valorizados por esse público.

Para quem nunca ouviu falar desse evento, o WWCOTY é realizado desde 2021 e conta com a participação de 75 jornalistas automotivas de 52 países em cinco continentes. Trata-se do único júri exclusivamente feminino na indústria automotiva em todo o mundo. 

Os escolhidos pela última votação, portanto, foram: 

1. Volvo EX30

Primeiro SUV compacto premium da marca, é o terceiro modelo 100% elétrico da Volvo e também seu carro mais acessível. No Brasil, custa a partir de R$ 229 mil e oferece até 338 km de autonomia pelo Inmetro. 

2. BMW Série 5

A nova geração do sedã executivo incluiu, pela primeira vez, uma versão totalmente elétrica. Além disso, apresenta uma tecnologia mais avançada, com cabine espaçosa e interior totalmente vegano, mostrando a preocupação da marca com a sustentabilidade.

3. Kia EV9

O melhor SUV nesta temporada é um modelo 100% elétrico, oferecendo até sete lugares e cinco metros de comprimento. Além disso, ganha destaque por seu design inovador. 

4. Volkswagen Amarok

Essa nova geração do modelo foi desenvolvida em parceria com a Ford, ganhando mais capacidade off-road e de carga, e oferecendo cinco opções de motores. Infelizmente, ainda não é vendida no Brasil. 

5. Aston Martin DB12

Alimentado por um motor twin-turbo V8 que oferece 680 cv, atinge uma velocidade máxima de 325 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, o modelo também apresenta mudanças notáveis na cabine, com um novo design.

O que as mulheres mais levam em consideração na hora de escolher um carro?

Para além dos modelos selecionados e citados no tópico anterior, vem a dúvida: afinal, o que o público feminino mais valoriza no momento em que precisa escolher um novo carro? 

De acordo com uma pesquisa do Google sobre intenção de consumo divulgada em 2023, que considerou uma amostra de 1,2 mil proprietárias de automóveis e interessadas em comprar um veículo no período de até três meses, a tecnologia de segurança é o principal item considerado por mulheres na compra de um carro.

Conforto também é um item essencial, tanto que possui o dobro da importância para as consumidoras em comparação aos consumidores. 

E o espaço interno é quase quatro vezes mais relevante para elas do que para eles, já que as mulheres costumam carregar mais itens consigo durante as atividades do dia a dia.  

Segundo Lara Guedes, líder de mobilidade do Google Brasil, a motorista costuma ter um olhar mais funcional para o seu carro, pois é o recurso que ela usa para levar os filhos para a escola, ir trabalhar e carregar suas coisas. 

O homem, por outro lado, tem um olhar mais passional: gosta de entender do modelo, do motor e do design, compartilhando conhecimentos com os amigos. Tanto que a mesma pesquisa revelou que 24% deles percebem o veículo como paixão, frente a 17% delas. 

Outro dado interessante é que, como para o público feminino a segurança é algo essencial na compra do automóvel, o levantamento constatou que elas estão mais predispostas a investir em um carro 0 km do que os homens. Assim, eles se sentem mais confortáveis ao adquirir um modelo usado. 

Por fim, o Google identificou que 60% das consumidoras enxergam o veículo como uma conquista material, enquanto, nos consumidores, o porcentual é 48%. E, para 55% das representantes do sexo feminino, essa compra é sinônimo de liberdade.

A conclusão principal é que o potencial de venda de carros para mulheres  é crescente. Portanto, é essencial que as empresas estejam de olho nessa tendência para que possam oferecer o melhor suporte possível para as necessidades desse público. 

Gostou deste conteúdo?

Então, aqui vai uma dica: continue navegando pelo blog da Suhai a confira mais dicas sobre o universo automotivo.

voltar