Skip to main content

Como aumentar a potência do carro: 6 dicas práticas e seguras

Quer saber como aumentar a potência do carro sem prejuízos e de maneira segura e eficiente? Você está no lugar certo!

Para quem deseja tornar o automóvel mais potente sem reduzir a sua vida útil, é preciso conhecer as melhores estratégias que podem ser aplicadas por meio de algumas modificações no carro.

Quer saber mais? Continue a leitura e confira todas as nossas recomendações!

Por que elevar a potência do seu veículo?

Na maioria dos casos, os carros podem ser mais potentes do que de fato são, mas devido ao uso de acessórios, essa força acaba sendo reduzida.

Pessoas que utilizam veículos esportivos ou off-road, por exemplo, costumam ter interesse em aumentar a potência e a boa notícia é que isso pode ser feito de maneira segura e prática.

Mas, afinal, qual é o benefício dessa mudança?

Bom, elevar a potência aumenta o desempenho do veículo, tornando-o mais eficiente, principalmente em terrenos irregulares. Não é apenas sobre alcançar mais velocidade, mas também rodar com um veículo mais macio.

Como aumentar a potência do carro: 6 dicas seguras e eficientes

Agora, vamos conferir as principais dicas para aumentar a força do carro, seja de motor 1.0 ou de outra potência, sem gerar nenhum tipo de prejuízo à vida útil do veículo:

1. Adquirir mais entradas de ar

Aumentar o número de entradas do ar do carro gera mais potência e reduz o consumo de combustível.

Isso acontece porque a queima de combustível é feita com mais rapidez, o que garante mais energia para o motor, elevando a sua eficiência. Muito simples, não é mesmo?

2. Trocar o escape

A troca do escape também pode contribuir para aumentar a potência. 

A exaustão é realizada por meio desse tubo, que pode influenciar na performance do motor: quanto mais rápida for a exaustão de gases vindos da queima de combustível, melhor deve ser o desempenho do automóvel.

Portanto, verifique a dimensão do tubo de escape, pois se for muito pequeno isso significa que os gases demoram para serem expelidos, tornando o processo mais difícil como um todo.

Ou seja: a troca do escape por uma opção mais larga é uma boa prática para aumentar a potência do carro.

3. Instalar um turbo

Nem todos os motores de carros podem receber um turbo, mas se for o caso do seu veículo, essa instalação pode fazer com que o grupo propulsor garanta até o dobro da potência inicial.

A principal dica aqui é conferir se essa mudança faz sentido para o seu modelo de carro, assim você evita prejuízos desnecessários.

4. Alterar partes mecânicas

Outro recomendação sobre como aumentar a potência do carro passa por algumas mudanças na parte mecânica, por exemplo, com os kits de modificações nos bicos injetores e na bomba de combustível.

O ponto positivo é que isso garante maior vazão de combustível e de pressão, elevando a potência. No entanto, além de ser um investimento mais caro, isso também aumenta o consumo do combustível.

Leia também | Carro vazando gasolina: é perigoso? O que fazer? Tire suas dúvidas aqui

Outras opções de alterações são: trocas de pistões, anéis, bielas, pinos de pistão, juntas etc. Tudo isso tem como objetivo extrair mais força do motor por meio da mudança de proporção da mistura ar-combustível na câmara de combustão.

5. Fazer o remap

O remap, chamado de remapeamento, é um procedimento que acessa a central de controle da injeção eletrônica de um veículo a fim de promover um upgrade em seu software de controle. Assim, é liberada mais potência com segurança e sem elevar o consumo de combustível.

Essa reprogramação do sistema libera a potência disponível que havia sido limitada pelo fabricante durante a programação do veículo. É um método bastante seguro e utilizado com frequência para este fim.

6. Verificar os filtros

Por fim, a última dica relacionada a como aumentar a potência do carro passa por uma verificação dos filtros do carro que, quando não são trocados com frequência, podem impactar a força.

Para evitar a perda de potência, é recomendado que a troca seja realizada até mesmo antes do necessário, pois isso beneficia a eficiência de combustão e, consequentemente, a performance.

Leia também | Carro perdendo força quando acelera: entenda as possíveis causas e como resolver

É recomendado aumentar a potência do carro fazendo modificações no motor?

É sempre importante analisar os prós e contras antes de tomar a decisão de fazer alguma modificação no motor do veículo. Principalmente em carros 1.0, há vários pontos a se considerar, entre eles:

  • Durabilidade: mudanças que elevam a potência podem exigir mais do motor, o que impacta negativamente sua durabilidade e gera desgaste antecipado;
  • Consumo de combustível: o aumento da potência eleva esse consumo, pois o motor passa a precisar de mais energia para entregar desempenho extra;
  • Segurança: as alterações mudam o comportamento do carro, o que exige melhorias no sistema de freios, pneus e suspensão, para que o automóvel aguente o desempenho extra sem perder a segurança;
  • Perda de garantia e questões legais: mudanças no motor também anulam a garantia de fábrica e, em alguns casos, até mesmo violam normas de trânsito, por exemplo, quando passam a emitir mais poluentes;
  • Custos: além de todos os gastos iniciais para realizar as modificações, os gastos de manutenção do veículo também tendem a se tornar maiores.

Leia também | Afinal, o carro 1.6 é econômico? Tire suas dúvidas aqui

Gostou das orientações? Agora você já sabe como aumentar a potência do carro sem perder a segurança e não necessariamente fazendo modificações no motor. 

No blog da Suhai, você encontra muitas outras dicas sobre os cuidados e a manutenção de veículos.

voltar