Skip to main content

Como lavar o motor do carro: passo a passo para uma limpeza adequada e segura

Aprender como lavar o motor do carro é importante para evitar riscos e danos ao veículo. Se você gosta de cuidar do seu automóvel, mas ainda não sabe o que levar em consideração na hora de lavar o motor, está no lugar certo.

Aqui, preparamos um passo a passo completo para tirar as suas dúvidas e evitar erros no processo. Boa leitura!

Como lavar o motor do carro?

Muita gente está acostumada a limpar o veículo por dentro e por fora, mas é preciso prestar atenção em algumas orientações se você não sabe como lavar o motor do carro, que é algo mais complexo mesmo.

Inclusive, para quem tem interesse em revender o automóvel em algum momento, esse tipo de limpeza é muito bem-vinda para mantê-lo conservado e valorizado.

O passo a passo costuma incluir:

1. Esfriar o motor

O primeiro ponto é se atentar à temperatura do veículo, pois quando ela está muito alta e entra em contato com alguns componentes de lavagem, há a possibilidade de acontecer um choque térmico. Com isso, o funcionamento do carro pode ser prejudicado.

2. Isolar as peças sensíveis

Outro fato de atenção antes de iniciar a lavagem é isolar peças sensíveis, principalmente as elétricas, como bobina de ignição, bateria automotiva e velas de ignição. Estes itens não devem entrar em contato com água e sabão e o melhor a se fazer é colocar um plástico ao redor deles para evitar que se molhem.

3. Garantir que os reservatórios estão fechados

É importante também se certificar de que os reservatórios, como o do fluído de freio e da direção hidráulica, estão fechados para não entrarem em contato com a água e evitar problemas mecânicos.

4. Controlar a pressão da água

A pressão da água da mangueira é capaz de danificar peças do motor, por isso, é necessário tomar cuidado e utilizar baixa pressão. 

O uso de baldes não é adequado porque, ao mergulhar a esponja no recipiente, isso pode acabar criando um ciclo de levar de volta as sujeiras para o motor.

5. Lavar com produtos adequados

Para evitar danos, a limpeza deve ser suave e cuidadosa, evitando que qualquer componente seja solto ou prejudicado. 

Para isso, é recomendado utilizar os produtos adequados para a lavagem do motor. Não utilize aqueles que contêm ácidos e solventes, pois eles podem ressecar as borrachas de vedação e as mangueiras. Priorize uma esponja que não risca, sabão neutro, água e pano úmido.

Inclusive, se quiser conferir mais detalhes sobre os produtos recomendados para uma lavagem completa de veículos, leia aqui.

Por fim, após a secagem, retire os plásticos dos componentes elétricos com um pano seco e finalize o processo.

Quais são os riscos de lavar o motor do carro em casa?

Se você não tem familiaridade com mecânica automotiva e não sabe absolutamente nada sobre como lavar o motor do carro, pode ser melhor levar o veículo a um profissional especialista que irá evitar todos os riscos envolvidos. Afinal, se os danos forem graves, eles podem acabar ocasionando prejuízos financeiros muito altos.

Os riscos mais comuns envolvidos costumam ser:

1. Problemas nos componentes elétricos

Principalmente veículos modernos com componentes sensíveis, como sensores e conectores elétricos, precisam de uma atenção extra para evitar que a água ou os produtos de limpeza causem danos.

2. Curto-circuito

Quando a água atinge as conexões elétricas sem proteção, pode acontecer um curto-circuito que gera problemas no sistema elétrico.

3. Danos ao sistema de ignição

Se as velas, cabos de ignição ou bobinas são molhadas, o veículo pode apresentar problemas para lidar ou falhas durante o funcionamento.

4. Riscos de acidentes devido à alta pressão da água

Ao utilizar água com alta pressão, o jato tem potencial para deslocar itens mais frágeis, o que provoca danos sérios também.

É recomendada a lavagem a vapor ou a seco para o motor?

Tanto a lavagem a seco como a vapor são técnicas alternativas utilizadas na limpeza do motor.

A lavagem a vapor utiliza um vapor de água em alta temperatura com o objetivo de remover as sujeiras mais intensas. É um método seguro, com menos chances de prejudicar alguma parte do carro porque não se usa a mangueira.

a lavagem a seco é a mais recomendada, pois os riscos de prejuízos são baixos e você também economiza água. É necessário, no entanto, buscar produtos específicos para esse tipo de limpeza, afinal, é importante conseguir eliminar as sujeiras acumuladas.

Gostou destas dicas para aprender como lavar o motor do seu carro? No blog da Suhai, você encontra muitos outros conteúdos cuidados e manutenção de veículos.

Até a próxima!

voltar