Skip to main content

Algum dia, ao pegar a estrada, você reparou em grupos de motociclistas bem organizados, usando coletes e brasão de identificação? Se bateu a curiosidade para entender por que este grupo estava uniformizado e seguindo na mesma direção, leia o texto abaixo. Hoje vamos conversar sobre Motoclubes.

Afinal, o que são Motoclubes?

Muito mais do que um grupo de pessoas com interesse em motos, o Motoclube é conhecido como uma associação de motociclistas. De forma organizada e objetiva, o motoclubismo possui uma ideologia a ser defendida, seja para fins lucrativos, sociais ou apenas para confraternização.

Infelizmente, por conta de alguns episódios negativos envolvendo motociclistas, os grupos passaram a ser mal vistos, sendo associados com ações de vandalismo. No entanto, são entidades com finalidades bem específicas e cheias de boas histórias.

Os Motoclubes no Brasil

Os dados históricos sobre o surgimento dos Motoclubes são um pouco controversos. Há historiadores que datam a criação dos grupos na década de 30, outros afirmam ter sido durante os anos 50. O que se sabe é: antes da Segunda Guerra Mundial, as associações davam os primeiros passos nos EUA. No Brasil, o primeiro Motoclube foi criado em 1927, na cidade do Rio de Janeiro, e recebeu o nome de Moto Club do Brasil.

Para que serve o Brasão no motoclubismo?

Uma das grandes peculiaridades dos integrantes dos clubes de moto está no jeito de se vestir. Isso porque, normalmente, eles usam coletes que contém as siglas MC (Motoclube), além de terem um brasão específico, que serve como logotipo para diferenciar um grupo dos outros. É comum o emblema ser uma sigla com as iniciais das cidades ou estados onde os participantes moram.

O mais interessante, é que não é qualquer membro que está à altura de andar com um brasão do grupo. Para isso, é necessário ser um piloto responsável, além de seguir os princípios de irmandade estabelecidos por cada associação.

Conheça mais sobre o dia do motociclista aqui em nosso blog!

A relação entre o cinema e os clubes de moto

Infelizmente, os participantes dos Motoclubes responsabilizam o cinema pela visão distorcida em relação à imagem dos motociclistas organizados por conta de filmes como The Wild One (O Selvagem), protagonizado por Marlon Brando, de 1953. Na história, Brando lidera uma gangue de motoqueiros em busca de aventura e confusão.

A visão distorcida sobre os motociclistas só começa a mudar a partir da década de 60, quando longas como “Easy Rider”, estrelado por Dennis Hopper e Peter Fonda, usa da linguagem cinematográfica para abordar os Motoclubes de uma maneira engajada, romântica e ideológica. Na época, o filme teve grande repercussão, principalmente por conta da trilha sonora encabeçada pelo clássico do rock Born To Be Wild.

Princípios de irmandade e organização dos grupos

Com regras bem particulares, cada Motoclube possui suas exigências internas. Os deveres mais comuns entre os grupos são: respeito às regras de trânsito, conversar com o presidente do clube antes de tomar qualquer providência em nome da entidade, respeitar os princípios de hierarquia (presidente, vice, etc) e seguir o calendário de encontros de maneira rigorosa. Além disso, os participantes devem se tratar com respeito e camaradagem, sempre dispostos a ajudar uns aos outros. O nível de organização dos grupos é grande a ponto de registrarem em cartório os princípios e regras da associação.

Os motoclubes também promovem ações sociais

A vontade de contribuir para um mundo melhor também faz parte dos encontros de Motoclube. Por isso, não é difícil que esses grupos desenvolvam projetos sociais direcionados às entidades carentes, ao esporte, entre outros temas. Um dos motoclubes brasileiros mais famosos é a Irmandade Bodes do Asfalto. Internacionalmente, o destaque entre os motoclubes americanos é o Hell Angels, considerado também o maior motoclube do mundo.

Se você faz parte de alguma irmandade de motociclistas, lembre-se: é muito melhor participar de projetos como esse sem se preocupar com imprevistos com a moto. Para evitar dores de cabeça, consulte as opções que a Suhai Seguradora tem a lhe oferecer.

A empresa possui um seguro de furto e roubo com aceitação para qualquer tipo de moto (todos os modelos), com assistência 24h em todo país, preço até 80% mais barato que um seguro compreensivo e inúmeras outras vantagens!

Gostou da história dos Motoclubes? Se você consegue algum clube interessante e engajado, compartilhe com a gente! Gostou de ver essas curiosidades? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a história dos Motoclubes.

 

 

voltar