Você sabe o que é o RCF no seguro de moto? A Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) é uma cobertura opcional ao seguro obrigatório (DPVAT).
Ou seja, ela oferece proteção financeira ao condutor em caso de danos materiais ou corporais causados a terceiros em um acidente de trânsito.
Para motociclistas, essa é uma opção de seguro para moto barato e eficaz, já que o motorista desse tipo de veículo fica ainda mais vulnerável em caso de acidentes.
A seguir, você entenderá mais sobre o que é o RCF no seguro de moto, qual sua cobertura para terceiros, entre outros. Acompanhe!
O que significa RCF em seguro de moto?
O seguro de Responsabilidade Civil Facultativa é um tipo de seguro que protege o beneficiário de danos causados a terceiros, ou seja, outras pessoas ou bens materiais.
No caso de motos, o RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos) protege o condutor de danos causados a terceiros em acidentes de trânsito.
O que o seguro RCF cobre?
Até aqui, entendemos como funciona o RCF-V em seguro de moto, mas e sua cobertura? Uma vantagem deste seguro facultativo são os diferentes tipos de proteção, que incluem:
- Danos materiais: cobre os custos de reparo ou substituição de veículos de terceiros (carros, motos, etc) danificados em um acidente causado por você. Além disso, abrange danos a objetos como muros, postes, vitrines e outros;
- Danos corporais: garante o pagamento de despesas médicas e hospitalares. Também cobre indenizações e tratamentos de terceiros que se ferirem em um acidente causado por você;
- Danos morais e estéticos (se aplicável): dependendo do contrato, o RCF no seguro de moto pode incluir cobertura para danos morais e estéticos, que são indenizações por sofrimento psicológico ou alterações na aparência física de terceiros.
Quem tem direito ao RCF?
O RCF é um seguro acessível, de proteção para todos que têm algum veículo, seja moto, carro ou outro tipo. O acionamento do seguro depende da escolha da seguradora e do plano contratado.
Além disso, para ser elegível, em geral, é preciso que:
- O segurado seja o responsável pelo acidente;
- Haja danos materiais ou corporais causados a terceiros;
- O sinistro seja comunicado à seguradora o mais rápido possível;
- Seja apresentada a documentação necessária, como boletim de ocorrência e orçamentos de reparo.
O seguro RCF-V é obrigatório?
Não, o RCF-V não é um seguro obrigatório. Ele é facultativo para quem possui algum automóvel. É diferente do DPVAT, que é compulsório para todos os proprietários de veículos.
O único caso em que o RCF-V é exigido é para transportadoras de cargas. Inclusive, essa foi uma mudança recente na legislação de seguros.
Foi a Lei nº 14.599, de 19 de junho de 2023, que tornou obrigatória a contratação do seguro RCF-V no transporte rodoviário de carga. Para os demais, a escolha é totalmente opcional.
Até porque, agora que você já entendeu mais sobre o que é RCF no seguro de moto, deve ter visto que, apesar de não ser um seguro obrigatório, existem diversas vantagens relacionadas a contratar esse serviço.
Podemos citar, por exemplo, a tranquilidade que um seguro proporciona.
Em casos de acidentes, evita que você tenha que desembolsar grandes quantias em dinheiro para indenizar terceiros, protegendo seu patrimônio.
Além da segurança relacionada a gastos, com um seguro de moto como o RCF, você tem o benefício de contar com assistência 24 horas, a depender da seguradora.
E essa é uma realidade comum para a qual é importante estar preparado. Em 2024, o Ministério da Saúde registrou mais de 300 mil atendimentos na rede pública por acidentes de moto. Esse dado reforça o quanto proteção nunca é demais.
O que significa RCF na Suhai Seguradora?
A contratação e o acionamento da Suhai Seguradora em casos de seguro para moto é acessível e personalizável.
Isso permite que você escolha o valor da cobertura de acordo com suas necessidades e realidade financeira.
Além disso, a Suhai oferece uma modalidade de seguro independente para terceiros. Nesse caso, o cliente pode contratar somente essa cobertura, sem a necessidade de adquirir outros serviços.
Diferentemente de outras seguradoras, a Suhai também é especialista em motos, o que garante um conhecimento diferenciado das necessidades dos motociclistas.
Tudo isso sem deixar de oferecer seguros com preços competitivos, o que faz com que a nossa solução seja a melhor escolha para um maior número de motociclistas.
Leia também | Tem dúvidas sobre a Suhai? Respondemos às perguntas mais frequentes sobre nós
Vale a pena contratar o seguro RCF para motos?
Agora que você já sabe o que é RCF no seguro de moto fica o questionamento: compensa contratar o RCF para motos? Para responder isso, uma opção é analisar os benefícios desse tipo de serviço.
Entre eles está a proteção financeira, um dos principais diferenciais de seguradoras confiáveis, como a Suhai. Assim, você não precisa se preocupar com danos materiais, corporais e estéticos.
Além disso, a indenização para terceiros é um ato de responsabilidade social, que garante a segurança de pessoas que possam se envolver em um acidente causado por você.
Em momentos delicados, como acidentes, essa assistência faz toda a diferença já que a cobertura pode incluir assistência 24 horas por dia, sempre que necessário .
A Suhai é uma opção de seguradora que oferece RCF personalizável e com valores mais acessíveis para a sua moto. Além de aceitar diversos modelos de veículos, ela possibilita a indenização de até 100% do valor do seu bem na Tabela FIPE.
Faça já uma cotação de seguros com a Suhai e encontre a melhor opção para você!
Não fique com dúvidas
A seguir, você confere respostas práticas para questionamentos que você ainda pode ter sobre o que é RCF no seguro de moto.
O RCF-V cobre danos morais e estéticos?
Sim, o RCF-V pode cobrir danos morais e estéticos, desde que essa condição esteja prevista em contrato.
O que é o seguro moto RCF?
O seguro moto RCF é uma modalidade de proteção opcional, que indeniza danos causados a terceiros em acidentes de trânsito.
Quem tem direito ao RCF?
Todas as pessoas que possuem algum veículo têm direito ao RCF, desde que contratado e dentro dos fatores que permitem acionar o seguro.
Leia também | Entenda como funciona o seguro de carro para terceiros