Afinal, carro de leilão faz seguro? Posso ter problema com isso? Essa é uma questão que muitos compradores se deparam quando decidem arrematar um veículo de leilão — e, em alguns casos, leva até a desistência da compra com medo de não conseguirem a proteção.
No entanto, o que poucos sabem é que carro de leilão faz seguro, sim. E, com a Suhai, você ainda garante outros benefícios que tornam esse investimento ainda mais vantajoso.
Continue a leitura e saiba mais!
Quais os riscos de comprar um carro em leilão?
Embora seja uma oportunidade para quem deseja comprar veículos por um preço bem abaixo do mercado — em alguns casos, o desconto pode ser de até 50% —, esse processo envolve alguns riscos, que você precisa ficar atento antes de oferecer o seu lance.
O principal deles é: a maioria dos carros são leiloados por apresentarem sinistros, seja por defeito ou por envolvimento em acidentes graves. Então, é comum apresentarem problemas mecânicos, exigindo um investimento adicional para os reparos necessários.
Ao comprar em leilão, o carro também pode vir com dívidas como IPVA atrasado, multas e taxas. Como nem sempre esses valores estão inclusos no lance, você pode ter que arcar com tudo depois.
Outro fator de risco é que grande parte dos veículos de leilão estão com documentação irregular e, dependendo das regras do edital, a responsabilidade de regularizar todos os documentos do bem será do arrematante (comprador).
Lembre-se também que, em geral, não é possível testar o carro antes da compra e a venda é feita no estado em que se encontra, sem garantia. Portanto, você deve estar atento a todos esses riscos antes de fechar o negócio.
É possível fazer seguro de veículo de leilão?
Sim, carro de leilão faz seguro, mas pode ser mais difícil encontrar uma seguradora que aceite o veículo. A maioria das seguradoras tradicionais não disponibiliza seguro para carros vindos de leilão, por considerarem um “risco ruim”.
Não é o caso da Suhai! Oferecemos alternativas personalizadas para esses veículos, independentemente de qual for a marca, ano, modelo e utilização do seu veículo.
Ao escolher nossa empresa, você também garante:
- Atendimento humanizado;
- Sem franquia;
- Suporte 24 horas por dia;
- Acesso a guincho, reboque, chaveiro e transporte domiciliar.
Sem falar que a Suhai é especialista em cuidar do que é seu e já atua há mais de 11 anos mercado!
É seguro comprar carro que passou por leilão?
Depende! Com os cuidados adequados, vale a pena comprar seguro de leilão e você ainda consegue agregar segurança nesse processo!
Vamos dar um exemplo prático de como proceder durante a escolha do seu veículo:
- Escolha leilões oficiais;
- Consulte o Renavam;
- Busque o laudo cautelar;
- Consulte o histórico do veículo.
Outra dica importante é: faça uma visita ao veículo acompanhado de um mecânico de confiança ou de um consultor de compras, um profissional especializado em adquirir carros de leilão.
Desse modo, é possível identificar defeitos ocultos — que você não saberia encontrar — e determinar um orçamento mais realista em relação aos investimentos com reparo e documentação que poderão ser necessários.
Além disso, avalie se o carro terá aceitação na seguradora, solicitando uma cotação com algumas empresas.
Lembre-se que na Suhai o carro de leilão tem seguro e você ainda garante coberturas personalizadas às suas necessidades!
Quais seguros aceitam carros de leilão?
São poucas as seguradoras que aceitam carros de leilão. Uma delas é a Suhai. Como a seguradora do “sim”, a Suhai oferece apólice para veículos adquiridos por meio de leilões, sendo referência nesse atendimento.
Com cobertura nacional, nossos clientes têm acesso às seguintes assistências:
- Roubo e furto;
- Perda total;
- Cobertura assistência a terceiros (RCF).
Além disso, em qualquer uma das opções de coberturas, você conta com uma assistência 24 horas, que vai te auxiliar em imprevistos, seja com guincho, auxílio mecânico, transporte domiciliar e muito mais.
Como fazer seguro em carro de leilão? Passo a passo
Na verdade, o processo para contratar seguro para carro de leilão é semelhante a qualquer veículo. Para a Suhai, não importa se o cliente está apresentando o documento do carro que ele acabou de comprar na concessionária ou no leilão, isso não muda nada.
Desse modo, as etapas são as seguintes:
- Apresentação da documentação necessária: RG, CPF e documento do veículo;
- Análise de perfil: identificação do risco do cliente, que não é influenciada pelo leilão;
- Contratação: pode ser feita online ou por atendimento direto com corretor.
Ou seja, carro de leilão faz seguro e esse processo é tão simples como é para clientes com veículos comprados em concessionárias.
Quer testar se é fácil assim mesmo? Faça uma simulação na Suhai!
Seguro para carro de leilão é simples com a Suhai
A Suhai democratiza o acesso a seguros, oferecendo não somente a proteção para carros de leilão, mas também um processo fácil, com coberturas em todo Brasil e um preço justo para sua contratação.
Não corra mais riscos desnecessários: faça sua cotação gratuita, selecione as coberturas que você precisa e proteja seu veículo de leilão hoje mesmo. Entre em contato conosco!
Perguntas frequentes sobre carro de leilão
Entenda de uma vez se carro de leilão faz seguro e como funciona esse processo:
Como documentar um carro de leilão?
Isso depende das regras do leilão, mas, geralmente, é necessário quitar os débitos, pagar as taxas de transferência e regularização no Detran e emitir um novo CRV em seu nome. Leia o edital e consulte o Detran do seu estado para mais informações!
Por que alguns seguros não aceitam carro de leilão?
Por conta do histórico de sinistro ou perda total, a maioria das seguradoras tradicionais consideram esse risco muito elevado e não oferecem o serviço.
Como a Suhai consegue aceitar veículos de leilão?
A Suhai tem um time especializado em análise e precificação de riscos, preparado para avaliar diferentes perfis de veículos — inclusive os de leilão. Enquanto muitas seguradoras tradicionais consideram esse tipo de carro como um risco elevado, por conta de possíveis sinistros anteriores à venda, a Suhai enxerga esses veículos como uma oportunidade de ampliar o acesso ao seguro. Com uma abordagem própria de avaliação, a empresa busca oferecer proteção a perfis que, muitas vezes, ficam fora do radar das seguradoras tradicionais.
Vale a pena comprar um carro de seguradora em um leilão?
Mesmo com alguns riscos envolvidos, com os cuidados adequados, você consegue garantir até 50% de desconto na compra.