Quem está em busca de um carro para chamar de seu e quer pagar mais barato já deve ter se perguntado se compensa comprar carro de leilão. Isso porque, via de regra, carros leiloados costumam ter um preço muito menor dos que os vendidos em lojas de seminovos, por exemplo.
Mas, para saber se compensa comprar carro de leilão ou não, é preciso conhecer os prós e os contras dessa modalidade de venda de carros.
Por isso, neste conteúdo, confira as vantagens e desvantagens dos carros de leilão e entenda como fazer essa avaliação e efetuar uma boa compra.
O que é um carro de leilão?
Antes de saber se compensa ou não comprar um carro de leilão, é preciso entender o que é o leilão automotivo e qual a procedência destes veículos.
Leilão de carro é um evento onde veículos são vendidos ao maior lance oferecido pelos participantes.
Esses leilões podem ser realizados por várias instituições, como concessionárias, empresas de leilão especializadas, seguradoras, bancos e órgãos governamentais. Para ficar claro, os principais tipos de leilões de carro que existem são:
Leilões públicos
Qualquer pessoa pode participar e fazer lances nos veículos disponíveis.
Leilões online
Realizados pela internet, permitindo que pessoas de diferentes locais participem.
Leilões de concessionárias
Realizados por concessionárias para vender veículos novos, usados e de frota.
Leilões de bancos
São comercializados carros cujos anteriores donos não conseguiram quitar o financiamento bancário. Os veículos costumam ser novos e são leiloados com desconto em relação ao valor praticado no mercado.
Leilões judiciais
Aqueles que envolvem algum bem que passou por uma disputa judicial e o veículo teve que ser recuperado com auxílio do Estado. Ou, ainda, carros judicializados que foram apreendidos em Blitz ou do DETRAN.
Leilões de seguradoras
Veículos que foram sinistrados e reparados ou considerados perda total podem ser vendidos nesses leilões.
Leilões governamentais
Neles, veículos oficiais desativados ou apreendidos são leiloados por órgãos governamentais.
Afinal, compensa comprar carro de leilão? Quais são os prós e os contras?
É inegável que carro de leilão quase sempre é uma boa oportunidade para pagar mais barato em veículos praticamente novos.
Mas o preço não é o único fator que deve ser considerado na hora de fazer essa avaliação. Por isso, confira algumas vantagens e desvantagens de comprar um carro de leilão.
Vantagens de comprar carro de leilão
Os principais benefícios de comprar um carro de leilão são:
Preço
Geralmente, os veículos adquiridos em leilões apresentam um preço bem mais baixo do que o aplicado no mercado. Pode ser possível adquirir um bom carro ou moto com até 30% de desconto em relação ao valor da tabela Fipe.
Aquisição descomplicada
O pagamento do carro adquirido em leilão precisa ser feito em até 48 horas. Assim, o comprador acaba levando o veículo para casa bem mais rápido do que quando compra um carro em uma loja.
Pode usar carta de crédito de consórcio para pagar
Veículos comprados em leilão precisam ser pagos à vista. Mas quem tem uma carta de crédito de consórcio contemplada pode utilizá-la para qualquer compra de veículos, incluindo os que são vendidos em leilões.
Veículo livre de dívidas
As aquisições que ocorrem em leilões de carro são auditadas e, por isso, quem compra um veículo em um leilão não é responsável por nenhuma dívida antiga. Na verdade, o vendedor deve utilizar parte do valor recebido na venda para quitar todas as dívidas pendentes, caso existam, como atrasos no IPVA ou licenciamento.
Desvantagens de comprar carro de leilão
Algumas das desvantagens de comprar carro de leilão são:
Menos dinheiro na revenda
A informação de que um carro foi comprado em leilão fica registrada nos documentos do veículo. E isso costuma afastar alguns compradores. Por isso, pode ser que seja necessário revender o bem com um valor abaixo do mercado.
Sem garantia e sem test drive
Carros adquiridos por meio de leilão também não oferecem garantias. Assim, caso ocorra algum problema mecânico após a compra, não é possível “reclamar” com ninguém. É um tiro no escuro, até porque os leilões não permitem que os interessados testem o carro antes da compra.
Problemas mecânicos ocultos
Como carros de leilão podem ter ficado parados por muito tempo em pátios ou ter se envolvido em acidentes ou enchentes, corre-se o risco de o carro ter problemas ocultos.
Dificuldade em contratar seguros
Algumas seguradoras podem não aceitar carros de leilão em sua carteira de bens assegurados ou oferecer propostas com valores elevados. Não é o caso da Suhai, a seguradora que diz sim até mesmo para clientes que normalmente não têm seus veículos nas seguradoras tradicionais.
O pagamento deve ser feito à vista
Pagar o valor integral do veículo à vista, em até 48 horas, pode inviabilizar a compra de carro de leilão para muita gente.
Principais cuidados ao comprar carro de leilão
Se você considera que comprar carros de leilão vale a pena, confira algumas dicas para fazer essa compra com segurança:
- Pesquise a procedência do leilão e se ele é realizado por uma empresa confiável.
- Entenda a modalidade do leilão: se ele é público, online, de seguradora ou governamental.
- Faça uma inspeção do veículo pessoalmente (não é possível fazer teste drive, mas olhar por fora e por dentro do carro é permitido em leilões presenciais) e, se possível, leve um especialista com você.
- Consulte relatórios sobre o histórico do carro (sinistros, débitos, multas).
- Conheça os Termos e Condições da venda, incluindo taxas adicionais.
- Informe-se sobre formas de pagamento e prazos para a transferência de propriedade.
- Verifique se todos os documentos estão em ordem (CRLV, IPVA e seguro obrigatório, por exemplo).
- Certifique-se de que o veículo pode ser regularizado.
- Considere todos os custos envolvidos, incluindo possíveis reparos, para não desorganizar suas finanças.
E você, acha que carro de leilão compensa ou não? Seja qual for o seu tipo de veículo, conte com a Suhai para mantê-lo protegido.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para entender como consultar se o carro é de leilão. Até a próxima!