Skip to main content

O que preciso saber antes de comprar um carro? 5 pontos fundamentais para avaliar

Adquirir um novo veículo é algo que pode ser bastante complexo para muitas pessoas, principalmente por envolver uma série de cuidados que precisam ser tomados para que não haja dores de cabeça futuras. Assim, nesses momentos, aparece a dúvida: o que preciso saber antes de comprar um carro? 

Para ajudar você com esse processo tão importante, separamos cinco pontos fundamentais para você ter em mente quando for escolher seu próximo (ou primeiro) automóvel.

O que preciso saber antes de comprar um carro?

Adquirir um veículo está entre um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer ao longo da vida.

Portanto, é preciso muita paciência e bastante planejamento para que se faça a melhor escolha possível para as suas necessidades, demandas e para o seu estilo de vida, evitando que se gaste mais ou menos do que o necessário. 

Pensando nisso, confira cinco pontos que, ao serem bem avaliados, contribuem, e muito, para que você possa fechar um bom negócio.

1. Escolha o tipo de carro

Antes de mais nada, vem a seguinte decisão: carro novo ou usado? Ambos possuem prós e contras que precisam ser levados em consideração.

Os novos oferecem garantias da montadora e menor risco de manutenção, mas são mais caros. Já os usados podem ser mais acessíveis, mas possuem mais custos de manutenção.

Além disso, no caso dessa segunda opção, é preciso avaliar com cuidado o estado do automóvel, checando a lataria, os pneus, o interior, o motor e a direção, por exemplo. Caso precise, vale a pena contar com a ajuda de um mecânico de confiança. 

Na sequência, é preciso decidir qual modelo melhor se adequa ao que você está buscando. Pense em questões como: 

  • A frequência com que você dirige no dia a dia;
  • Se costuma andar com mais pessoas;
  • Se faz muitas viagens;
  • Se preza por praticidade mais do que design;
  • Se está buscando conforto acima de qualquer outra coisa;
  • Se prefere carros mais compactos ou mais espaçosos.

Com esses pontos em mente, chegou a hora de conferir catálogos de montadoras, visitar concessionárias, assistir a vídeos de análise do tipo que você está considerando e, se possível, fazer test-drives. 

Atualmente, as opções mais comuns incluem: 

  • Sedan: carros de quatro portas com uma divisão clara entre a cabine e o porta-malas. Normalmente oferece mais conforto e espaço interno, com uma condução suave;
  • SUV: veículos mais altos, com capacidade para terrenos irregulares, mas também adequado para uso urbano. Geralmente possui mais espaço interno, com bancos elevados e maior capacidade de carga;
  • Hatchback: automóveis com a parte traseira tendo uma porta que abre para o interior, com o banco traseiro ajustável para ampliar a área de carga. Costumam ser mais compactos e econômicos.

O importante é não ter pressa: pesquise bastante e só decida quando tiver certeza da sua escolha. 

2. Considere a economia de combustível

Aqui, tenha em mente que modelos populares costumam ser mais econômicos, mas, hoje em dia, até veículos de entrada podem oferecer bom desempenho e equipamentos mais complexos.

Avalie as opções e escolha um que atenda sua necessidade com potência e eficiência, mas também contribua com a preservação do meio ambiente ao proporcionar uma maior economia de combustível.  

3. Verifique os itens de segurança e recursos de conforto

Qualquer carro precisa ter itens de segurança bem conservados, o que garante que você consiga usá-lo sem grandes preocupações.

Dessa forma, veja se o automóvel possui itens como airbags, freios em bom estado, luzes e farol funcionando e as ferramentas obrigatórias, incluindo estepe e triângulo. 

Se possível, pesquise a classificação do carro em testes de colisão – como o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), que oferece aos consumidores informações transparentes sobre os níveis de segurança dos diferentes modelos no mercado. 

Leia também | Equipamentos de segurança em veículos: saiba quais são obrigatórios

Também considere as tecnologias e os recursos de conforto oferecidos, como conectividade (Bluetooth, GPS), ar-condicionado, bancos ajustáveis e outros. Inclusive, se você deseja um sistema avançado de entretenimento, navegação ou recursos específicos, verifique se estão presentes ou se precisarão ser instalados no futuro. 

Por fim, estude a garantia oferecida pelo fabricante e se há assistência 24 horas. Isso pode ser útil em caso de problemas inesperados.

4. Avalie o histórico da marca

Ainda que você não tenha planos de vender seu veículo no curto e médio prazo, é interessante entender se o tipo que você se interessou é fácil de revender no mercado.

Pesquise sobre a marca e entenda se o seu escolhido é um dos mais desvalorizam ao longo dos anos. Lembre-se que os carros que saíram de produção perdem valor rapidamente, uma vez que a manutenção e a troca de peças se tornam mais complicadas. 

5. Faça um planejamento financeiro cuidadoso

Neste caso, o primeiro passo é determinar quanto você consegue pagar para adquirir o automóvel e, se necessário, pelo seu financiamento (que inclui taxas de juros, parcelas mensais e prazos).

Em seguida, anote os gastos mensais e anuais que você terá com essa nova compra. Entre eles, podemos citar:

  • Impostos, sendo o mais comum o Imposto Sobre Propriedade do Veículo Automotor (IPVA), que deve ser pago todos os anos;
  • Licenciamentos e taxas; 
  • Seguro, que varia muito dependendo do modelo, da idade do motorista, do histórico de direção e da localização;
  • Manutenções preventivas e corretivas, pesquisando sobre a média de preços do tipo escolhido, incluindo peças e serviços;
  • Combustível, que muda conforme a eficiência do motor e o uso (urbano ou rodoviário);
  • Lavagem e cuidados estéticos. 

Todos esses itens devem ser levantados na hora que você estiver fazendo seu planejamento financeiro, indo muito além da compra do carro em si. 

Como escolher o melhor seguro para o meu carro?

Como vimos no tópico anterior, o seguro é um dos itens que devem ser considerados no momento de se planejar financeiramente para adquirir um carro novo.

Escolher a melhor opção envolve vários fatores que vão além do preço da apólice. É preciso identificar, por exemplo, as suas maiores necessidades, como o tipo de cobertura que deseja (completa, contra roubo, colisões etc.) e as características do veículo em que você tem interesse, como marca, modelo, ano e localização. 

Isso ajuda a determinar qual o plano que oferece maior proteção de acordo com o seu perfil de risco, já que automóveis mais novos ou que circulam em áreas com maior índice de roubos podem exigir coberturas mais abrangentes.

Também é essencial balancear o custo com a qualidade da proteção e o nível de atendimento oferecido. Leve em consideração o seu orçamento, mas priorize uma seguradora que garanta tranquilidade e segurança adequada ao seu veículo e ao seu bolso.

Quer uma dica? Na Suhai, o preço do seu seguro pode ser até 80% menor do que a média do mercado. Faça uma cotação gratuitamente agora mesmo e confira as condições disponíveis para você.  

voltar