Skip to main content

Estilo, beleza e exclusividade é o que procura quem faz customização de motos, arte que desde os anos 20 virou mania e contagiou até fabricantes que lançam modelos que podem facilmente ser customizados, por isso também encontramos moto customizada à venda.

Segundo a nova portaria 60/2017, divulgada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), quem  quer customizar moto passa a ter novas regras. Para alguns especialistas, a nova portaria apenas regularizará o que já era previsto.

Quer saber o que mudou e ficar por dentro do que a lei permite ou não? Além de conhecer oficinas que são referência neste serviço? Então continue com a gente!

O que muda para a moto customizada com a nova portaria?

A nova portaria visa ao estabelecimento de regras para modificações, determinando o que não pode ou pode e o modo que deve ser feito. Mesmo havendo uma tabela pré-determinada, é aconselhável consultar o Detran de sua cidade antes de iniciar uma modificação. Seja a customização de motos de baixa cilindrada ou não, é importante de atentar à lei.

A personalização de motos deve passar por inspeção em uma Instituição Técnica Licenciada e, se forem aprovadas, será emitido um Certificado de Segurança Veicular (CSV). Com isso, o condutor estará livre de penalidades.

Mudar cor da moto ou envelopamento e adesivamento que alterem menos de 50% da cor original não precisam passar por inspeção, já modificações que alterem as características originais de fábrica precisam de vistorias.

Qual modificação de moto pode ser feita?

Se você não estiver customizando sua moto para competições, caso em que ela pode ser alterada por completo, mas não pode rodar pelas vias, fique atento à sua segurança.

Modificações no tanque de combustível, rodas, paralamas, nos itens de sinalização, guidão e motor podem ser realizadas desde que não ponham em risco a dirigibilidade da moto e a segurança do condutor.

Procure oficinas de customização de motos sérias que trabalhem com materiais certificados.

Existem regras para o uso de motos tunadas, aqui em nosso blog explicamos tudo para você.

Algumas oficinas de customização de motos conhecidas

1. Shibuya Garage

Idealizada pelo designer Teyde Deguchi, desde 1990 customiza carros e motos e já ganhou várias competições no mundo tudo.

Além do profissionalismo, seu grande diferencial é não seguir tendências de estilo. Possui identidade própria, o que possibilita realizar projetos diversos como custom, clássicas, Big trails ou Speed.

Mas, não para por aí! A Shibuya Garage oferece aos seus clientes lifestyle com muita personalidade, arte, música e moda, além de uma variada hamburgueria e bar ao estilo Biker.

2. Jhonnie Wash

Oficina de customização de motos desde 2005, idealizada por Ricardo Medrano, reconhecido internacionalmente por seu trabalho, que começou customizando suas próprias motos.

Seu diferencial é conhecer a personalidade, entender o estilo do cliente e saber o que ele realmente quer antes de dar início ao projeto.

Com um espaço de mais de 1.200m2 na Jhonnie Wash, além de muito estilo e profissionalismo você encontra uma barbearia, espaço para eventos, bar com cardápio variado e muita música.

3. A customização de motos com a Dobrucki Custom Shop

Celio começou customizando capacetes quando, em 1996, a Harley Davidson solicitou que fizesse uma pintura exclusiva em uma Harley.

Com mais de 20 anos de experiência e dezenas de Harley customizadas, é referência nacional em customização.

Com criatividade e personalidade seu diferencial é a preocupação com a qualidade e satisfação dos clientes.

Motos modificadas podem ser seguradas?

Se você customizou a sua moto e acredita que nenhuma seguradora vai aceita-la na hora de fazer o seguro, saiba que na Suhai Seguradora isso não acontece! A Suhai é Especialista no assunto. O seguro Exclusivo de furto e roubo da Suhai possui preço até 80% menor que o seguro completo, assistência 24 horas em todo Brasil, e ampla aceitação para motos, independente do ano, marca ou modelo.

 

 

 

voltar