Skip to main content

Qual a diferença entre cooperativa e associação de proteção veicular?

Ao contratar um serviço de proteção para veículos, muitos condutores têm dúvidas sobre qual a diferença entre cooperativa e associação de proteção veicular.

O que diferencia uma cooperativa e uma associação de proteção veicular é a fiscalização e as coberturas disponibilizadas. Enquanto a primeira não é regulamentada e oferece coberturas básicas, a segunda é fiscalizada por órgãos do setor associativista e traz coberturas mais completas.

Já as seguradoras contam com maior segurança jurídica, pois possuem fundo de reserva financeira para garantir a indenização do segurado em caso de sinistros. Aliado a isso, seguem normas rígidas de regulamentação garantindo mais segurança ao consumidor.

Quer saber qual a melhor opção para você? Continue a leitura para fazer a sua comparação.

Qual a diferença entre uma associação e uma cooperativa veicular? 

A associação de proteção veicular é sem fins lucrativos de proteção aos seus associados, que pagam uma taxa administrativa e dividem as despesas dos sinistros. Já a cooperativa de seguros é administrada pelos próprios membros, que contribuem com uma taxa fixa ou variável para um fundo coletivo que cobre os sinistros dos próprios associados.

As principais diferenças são:

  • Governança: nas associações, a liderança é eleita, mas não há participação ativa de todos os membros nas decisões. Na cooperativa, os membros têm direito a voto e compartilham responsabilidades legais;
  • Propósito: as cooperativas têm fins lucrativos, enquanto as associações buscam beneficiar os membros, sem visar lucro.

O que é melhor, cooperativa ou associação?

Se você deseja participar das decisões, ter voz ativa e compartilhar responsabilidades legais, uma cooperativa pode ser a melhor escolha. Se o seu objetivo é somente dividir os custos de reparo ou roubo de veículos sem se envolver na governança, uma associação pode ser mais adequada.

Ambos apresentam seus pontos positivos e negativos, portanto, a escolha depende mais do objetivo e preferências das pessoas que compõem os grupos do que das especificidades. 

Até porque as duas opções garantem segurança jurídica, já que foram regulamentadas recentemente pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Como funciona uma cooperativa de proteção veicular? 

Na cooperativa, existe um sistema de rateio de custos e todos os associados contribuem mensalmente para formar um fundo coletivo. Em caso de acidente, roubo ou furto, o cooperado pode usar esse fundo, dependendo das regras da cooperativa.

A participação dos cooperados requer responsabilidades, como:

  • Contribuição: o pagamento da mensalidade é obrigatório, e a inadimplência pode resultar na perda da cobertura;
  • Fundo coletivo: algumas cooperativas impõem limites para indenização ou reparação;
  • Colaborar com a gestão: a participação ativa nas decisões da cooperativa é responsabilidade dos membros;
  • Responsabilidade solidária: os cooperados são responsáveis pelo funcionamento do fundo coletivo, exigindo comprometimento financeiro.

Seguradora X cooperativa X associação: qual a melhor opção?

As seguradoras contam com segurança jurídica, transparência financeira e garantia de indenização, devido ao seu fundo de reserva. Já as cooperativas e associações trazem uma estrutura mais compartilhada e que depende da responsabilidade dos membros participantes.

Ao buscar por uma instituição que cumpra o objetivo de proteger o seu veículo, escolher uma opção que traz segurança e tranquilidade pode ser a escolha mais assertiva, principalmente pensando na dificuldade para pagamento de indenização.

É por este e outros motivos que a Suhai está no mercado. Nosso objetivo é garantir uma proteção veicular confiável para que todos possam se locomover de forma tranquila. E é claro: com seguro veicular que atende a diversos perfis e que cabe no seu bolso. 

Confira outros benefícios que a Suhai Seguradora garante à você:

  • Atendemos clientes que não são aceitos nas seguradoras tradicionais;
  • Temos reserva financeira para garantir o pagamento de indenizações, minimizando riscos de insolvência;
  • Contamos com coberturas personalizáveis, como proteção contra roubo, furto, perda total, danos a terceiros;
  • Garantimos assistência 24 horas em qualquer cobertura.

Faça a melhor escolha para a proteção do seu veículo!

Agora que você já sabe qual é a diferença entre cooperativa e associação de proteção veicular, pode fazer a escolha certa para você. E, como você viu, existem várias alternativas para a proteção do veículo:

  • Seguradora: maior segurança jurídica, transparência, garantia de indenização, coberturas completas personalizáveis e assistência 24 horas;
  • Cooperativa: modelo democrático, com governança compartilhada entre os associados, mas com risco financeiro elevado;
  • Associação: não tem fins lucrativos, mas com coberturas limitadas e riscos. 

Atenção: a proteção veicular de cooperativas e associações não é um seguro, e muitas instituições não possuem reservas financeiras para cobrir as indenizações dos associados.

A escolha entre essas opções depende das suas prioridades, considerando preço, segurança jurídica e a cobertura desejada. Mas quando o assunto é proteção, cada centavo gasto a mais com segurança vale a pena!

Venha conhecer as opções de coberturas de seguro automotivo da Suhai! 

Perguntas e respostas sobre qual a diferença entre cooperativa e associação de proteção veicular

Ainda ficou com dúvidas sobre a diferença entre cooperativa e associação de proteção veicular? Confira quais são as questões mais frequentes sobre o tema:

Qual a diferença entre uma cooperativa e uma associação?

Enquanto a cooperativa tem objetivo econômico e governança democrática com participação ativa dos membros, a associação tem objetivo social e governança centralizada, sem fins lucrativos.

Qual a desvantagem da cooperativa?

A principal desvantagem está relacionada ao risco financeiro. Como a cooperativa depende das contribuições dos membros para formar um fundo coletivo, pode haver dificuldades para cobrir os danos.

O que é associação de proteção veicular?

Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos formada por pessoas que dividem os custos de reparo de danos ou roubo. Os associados pagam uma taxa mensal, e, em caso de sinistro, as despesas são compartilhadas.

Quem não pode se associar a uma cooperativa?

De acordo com a Lei federal 5.764/1971, que regula as cooperativas no Brasil, as pessoas que não podem se associar a uma cooperativa são: menores de idade, pessoas juridicamente incapazes, pessoas que não atendem aos requisitos estatutários, pessoas que estejam inadimplentes.

voltar