Skip to main content

Afinal, carro 1.6 é econômico? Tire suas dúvidas aqui

Na hora de comprar um veículo, muitas pessoas se perguntam se um carro 1.6 é econômico

Carro não é tudo igual e ter conhecimento sobre os diferentes tipos de potência do motor é importante para fazer uma escolha consciente e alinhada às suas necessidades pessoais, evitando arrependimentos futuros.

Essa deve ser a sua prioridade antes de realizar uma aquisição tão relevante. Para tirar as suas dúvidas, a nossa primeira dica é conferir as informações ao longo deste conteúdo. Vamos lá?

O que é a potência do motor?

Para entender se carro 1.6 é econômico, o primeiro passo é se familiarizar com alguns conceitos, como a potência do motor.

Basicamente, a potência está atrelada à capacidade do veículo de gerar o atrito necessário para se movimentar. O motor 1.0, por exemplo, possui potência de 1000 cilindradas. 

Todo automóvel possui cilindros por meio dos quais ocorre o atrito entre o ar e combustíveis. Portanto, quanto mais cilindros, maior é a capacidade de absorção de combustível e ar.

Afinal, carro 1.6 é econômico?

Um carro 1.6 não é considerado econômico. Isso porque estamos falando de um motor mais potente, que apresenta melhor performance como um todo, principalmente nas arrancadas. 

Tudo isso tem um custo: o desempenho elevado faz com que o gasto de combustível seja maior se comparado com outros veículos de motores inferiores, como o 1.0.

Portanto, a aquisição de um carro 1.6 é recomendada para quem precisa de um veículo de potência média e não necessariamente tem como pré-requisito a economia diária. 

Quais são as diferenças entre os diversos tipos de motores de carros?

Agora que você já sabe que o carro 1.6 não é o mais econômico, para tomar boas decisões é importante ter conhecimento sobre as diferenças entre os motores 1.0. 1.4, 1.6 e até 1.8 e 2.0. 

A partir disso, você vai entender os benefícios e desvantagens de cada um para escolher a melhor opção. Confira:

Motor 1.0

Carros com motor 1.0 são ideais para quem tem a economia como prioridade, tanto em relação ao valor do veículo quanto à economia de combustível. 

É uma compra recomendada para quem usa o automóvel no dia a dia, e não tanto para grandes percursos que podem exigir mais potência do motor, como em ruas íngremes ou na realização de ultrapassagens, por exemplo. 

Além disso, uma desvantagem é o fato de que, nessas situações de maior exigência, o motor 1.0 consome mais combustível porque precisa de mais força para trabalhar. E, para quem se importa com um bom acabamento, é importante pontuar que normalmente estes são carros mais simples internamente.

Motor 1.4

O veículo com motor 1.4 costuma ser um meio termo entre um econômico e aquele com maior potência; ou seja, é uma ótima opção para quem busca maior equilíbrio entre os dois extremos. 

É 20% mais potente do que um modelo 1.0, mas ainda assim consegue garantir economia no dia a dia e apresentar melhor desempenho em subidas e quando o ar-condicionado está ligado, por exemplo.

Motor 1.6

Como já comentamos, o modelo 1.6 já não é considerado econômico por apresentar um desempenho mais elevado do que o 1.0 e 1.4, ou seja, gasta mais combustível.

É muito mais ágil em situações de ultrapassagens e arranques. Além disso, costuma ser um carro mais confortável e com acabamento superior, porém, sem custos tão altos como em versões 1.8 e 2.0.

Motor 1.8 e 2.0

Por fim, estes modelos de motores 1.8 e 2.0 são os mais potentes e ágeis, porém, também consomem mais combustível.

São recomendados para quem pode investir mais no veículo e não quer abrir mão da agilidade e do conforto. Além da performance superior, costumam ser mais espaçosos e possuem inovações tecnológicas de ponta.

Quais são os carros 1.6 mais econômicos?

Em relação aos modelos de carros 1.6 mais econômicos, há algumas opções interessantes disponíveis no mercado, entre elas:

  • Peugeot 208: 16,9 km/litro
  • Hyundai HB20S: 15,1 km/litro
  • Nissan Versa V-Dive: 14,4 km/litro
  • Nissan Versa: 13,9 km/litro
  • Renault Logan: 13,8 km/litro

No entanto, o mercado está mudando o tempo todo e novos veículos são lançados todos os anos. Por isso, é válido ficar atento às novidades para encontrar aquele que se adequa às suas necessidades.

4 dicas para identificar um carro econômico

Agora, que tal conferir algumas orientações para aprender a identificar um carro econômico e fazer um bom negócio? Listamos alguns pontos importantes:

1. Verifique a classificação de economia de combustível

Cada veículo tem uma classificação baseada em testes padronizados conduzidos pelos fabricantes que é expressa em milhas por galão (MPG). Vale conferir esta informação para ter certeza de que o automóvel é econômico.

2. Confira o peso do carro

Sabia que quanto mais leve o automóvel, mais econômico ele é? Isso acontece porque o peso influencia na necessidade do motor trabalhar para conseguir mover o carro.

3. Analise o tipo de transmissão

Um carro econômico não costuma ter transmissão automática. Esta é menos econômica do que a manual por ser menos eficiente em transferir a energia do motor para as rodas.

4. Considere o tamanho do motor

Os carros com motores menores tendem a ser mais econômicos porque, se comparados aos de motores maiores, precisam de menos combustível para chegar à quantidade equivalente de energia.

Agora que você já sabe responder se um carro 1.6 é econômico e conhece as principais diferenças em relação às demais potências de motor, pode analisar todas as opções para fazer uma boa escolha.

Quer mais uma dica? Continue no blog da Suhai para conferir outros conteúdos sobre automóveis.

voltar