Carro aquecendo é um problema mais comum do que se imagina. E se engana quem acredita que isso só acontece com carro muito antigo. Veículos novos também podem superaquecer.
Para entender as principais causas do aquecimento veicular, saber o que fazer se seu carro esquentar e evitar essa situação, confira o artigo que preparamos para você.
Carro aquecendo: o que significa e por que os automóveis esquentam?
A cena é clássica e quem não passou pela situação já deve ter visto na rua uma pessoa com o capô do carro aberto, preocupada, observando fumaça saindo do motor.
Trata-se de um carro aquecendo e de um motorista que, provavelmente, não sabe o que fazer para resolver a situação com segurança.
Carro aquecendo ou superaquecimento do veículo é algo que acontece quando o motor do carro sofre com aumento de temperaturas a um nível em que ele não foi projetado para suportar.
Quais são as principais consequências de um carro aquecendo?
Quando um motor aquece de forma exagerada, diversos danos podem acontecer com o veículo. Os principais são:
Danos à junta do cabeçote
O superaquecimento pode causar a queima da junta do cabeçote, resultando em vazamentos de óleo e líquido de arrefecimento (que serve justamente para regular a temperatura do motor), além de perda de compressão do motor.
Danos ao sistema de arrefecimento
Radiador, bomba d’água, termostato e mangueiras podem ser danificados ou ter sua eficiência comprometida quando o carro superaquece.
Deformação ou trincas do cabeçote e do bloco do motor
As temperaturas elevadas também podem deformar ou trincar o cabeçote e o bloco do motor, levando a problemas de vedação (gerando vazamentos de líquidos e gases) e comprometendo seriamente o motor caso não ocorra a retífica ou a substituição dos componentes.
Falha dos pistões e anéis
Um carro aquecendo pode ter os pistões e os anéis danificados. Quando isso acontece, o veículo perde potência e consome mais óleo. Além disso, ocorre um desgaste prematuro do motor, reduzindo sua vida útil e aumentando os gastos com manutenção.
Derretimento de componentes plásticos
Cheiro de queimado é outro sinal de que um carro está aquecendo. Isso acontece porque peças plásticas e de borracha próximas ao motor podem derreter ou deformar com o superaquecimento, levando a problemas no funcionamento do veículo.
Carro esquentando muito: o que pode ser? Conheça as principais causas
Agora que já está claro o que é um carro aquecendo e quais os danos que o superaquecimento pode gerar no veículo, é hora de entender quais as principais causas dessa situação. São elas:
Problemas no sistema de arrefecimento (baixo nível do líquido)
O líquido de arrefecimento serve para manter o motor com uma temperatura regular. Quando ele não está com a quantidade que deveria, o carro começa a esquentar.
Defeito no termostato
O termostato é o componente que regula a quantidade de líquido de arrefecimento que circula pelo motor. Quando o termostato falha na posição fechada, o fluxo de refrigeração pode ser reduzido, ocasionando o superaquecimento do veículo.
Baixo nível de óleo
Uma das funções do óleo automotivo é retirar calor do motor. Mas isso só acontece quando o líquido está em níveis adequados. Dessa forma, baixo nível de óleo pode ser uma das causas para o carro aquecer.
Falha na ventoinha do radiador
A ventoinha ajuda a resfriar o líquido de arrefecimento quando o veículo está parado ou em baixas velocidades. Quando ela apresenta falha, a temperatura do motor pode aumentar.
Ar nos radiadores
Bolhas de ar no sistema de arrefecimento também podem atrapalhar a circulação do fluido e causar um superaquecimento no motor do carro.
Correia do ventilador quebrada
A correia do ventilador é quem transmite a rotação do motor para a ventoinha do radiador. Se a correia quebra ou escapa, a ventoinha deixa de funcionar corretamente, gerando o superaquecimento.
Sistema de refrigeração com vazamento
Vazamentos nas mangueiras, conexões ou no radiador podem levar à perda de líquido de arrefecimento, causando superaquecimento do carro.
Problemas na bomba d’água
A bomba d’água é responsável por circular o líquido de arrefecimento pelo sistema. No caso de vazamentos ou mau funcionamento da bomba, o fluxo de refrigeração pode ser comprometido, levando ao superaquecimento.
Condições climáticas
Temperaturas externas extremamente altas também podem dificultar o resfriamento do motor.
O que fazer quando o carro aquece?
Se seu carro está aquecendo é indicado desligar o ar-condicionado, para reduzir a carga sobre o motor, abrir as janelas do veículo ou ligar o ventilador interno, para aumentar a circulação de ar no compartimento do motor.
Em seguida, é preciso estacionar o veículo em um lugar seguro, longe do tráfego e em uma área plana e desligar o motor, a fim de interromper a produção de mais calor.
Se tiver seguro com assistência 24 horas, chamar socorro pode ser uma boa ideia. Afinal, mesmo parecendo “simples” resolver a situação e resfriar o carro, é preciso cautela para não se machucar ou danificar o veículo.
Por exemplo, abrir o capô e a tampa do radiador imediatamente, logo após o motor superaquecer, pode gerar queimaduras sérias no motorista, já que vapor ou líquido quente podem ser liberados.
Jogar água fria no motor quente, para abaixar a temperatura rapidamente, também pode estragar componentes do motor, resultando em rachaduras.
Assim, um profissional qualificado saberá o que fazer para garantir a segurança do motorista e do carro.
Após o socorro, é indicado levar o carro em um mecânico de confiança para que o problema seja identificado e corrigido.
Como identificar o superaquecimento e evitar que o carro aqueça?
Para evitar ter o carro aquecendo de maneira corriqueira, é importante sempre prestar atenção em alguns sinais de alerta, como:
- Aumento da temperatura no painel de instrumentos;
- Fumaça ou vapor saindo do compartimento do motor;
- Luz de advertência do motor acesa;
- Cheiro de líquido de arrefecimento queimado;
- Perda de potência do motor.
Ao notar um desses sinais, é importante procurar ajuda profissional para descobrir a causa e solucionar o problema.
Fazer a manutenção periódica do carro, trocar o óleo e monitorar o sistema de arrefecimento regularmente são também boas práticas que diminuirão os riscos do superaquecimento do motor do seu carro.
Agora você já sabe o que é superaquecimento do veículo e o que fazer quando o carro aquece. Aproveite para acessar outros conteúdos sobre o universo dos motores no blog da Suhai. Até a próxima!