Skip to main content

Quais são os carros menos roubados em São Paulo? Confira a lista

Com a violência no trânsito se tornando uma preocupação cada vez maior entre os paulistas, descobrir quais são os carros menos roubados em São Paulo é uma informação bastante pesquisada – e útil para quem deseja escolher modelos que são menos visados.

Neste conteúdo, você vai conhecer os veículos que possuem menos chances de sofrerem algum tipo de violação, além de dicas para aumentar a sua segurança no trânsito das cidades. Vem conferir!

Carros menos roubados em São Paulo: 10 modelos menos visados

Você já ouviu falar do Índice de Veículos Roubados (IRV)? 

Esse é um indicador da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), instituição que regulamenta o setor de seguros privados no Brasil, e tem como objetivo fornecer as estatísticas de roubos de veículos segurados no mercado brasileiro. 

A ideia é manter os consumidores informados sobre essas tendências e dar mais transparência para a operação de seguros. 

O valor do índice é obtido pela divisão entre os números de sinistros ocorridos e o número de veículos expostos na região de ocorrência. 

O levantamento mais recente divulgado pela instituição é do 2°semestre de 2020, sendo que os 10 modelos de carros menos roubados em São Paulo nessa última estatística foram:

1. VW Volkswagen Saveiro, com índice de 0,044;

2. Fiat Cinquecento, com índice de 0,074;

3. GM Chevrolet Tracker, com índice de 0,075;

4. Fiat Strada, com índice de 0,082;

5. Jeep-Compass, com índice de 0,135;

6. Renault Captur, com índice de 0,167;

7. GM Chevrolet Montana, com índice de 0,173;

8. Nissan Kicks, com índice de 0,211;

9. GM Chevrolet S-10, com índice de 0,217;

10. Nissan – TIIDA, com índice de 0,225. 

Esses são alguns dos modelos que menos sofrem com furtos na região paulista, sendo que você pode conferir o restante da lista no site oficial do IRV

Como aumentar a segurança do meu carro no Estado de São Paulo?

Conforme vimos no começo deste conteúdo, o índice de furtos e roubos de veículos no Estado de São Paulo pode ser bastante alto, sobretudo se você é proprietário de alguns modelos que acabam “chamando mais a atenção”. 

Diante desse fato, se você possui um carro e não quer abrir mão da sua liberdade de ir e vir com ele, é interessante conhecer algumas medidas preventivas que os motoristas podem apostar para aumentar a sua segurança no trânsito. 

Entre as principais, podemos citar: 

1. Invista em películas de segurança

Hoje em dia, existem diversos modelos antivandalismos disponíveis no mercado, que reforçam os vidros e dificultam que eles sejam quebrados facilmente, inclusive em tentativas de furto de celulares que estão dentro do carro. 

Os sistemas que sobem os vidros automaticamente ao travar o automóvel também contribuem para aumentar a segurança. 

2. Tome cuidado em estacionamentos

Prefira estacionar perto do local onde você estará e apenas em lugares seguros, como garagens fechadas, estacionamentos com vigilância ou áreas bem iluminadas. Se possível, evite ruas muito isoladas ou regiões conhecidas por alto índice de criminalidade. 

3. Coloque travas e proteções extras

As travas de volante ou de pedal podem parecer dispositivos simples, mas são bastante eficazes para dificultar a ação dos ladrões. O protetor de estepe é especialmente útil para SUVs e caminhonetes, já que são alvos comuns. 

4. Aposte em tecnologias que contribuem para aumentar a segurança

Atualmente, alguns carros vêm com aplicativos que permitem monitorar e controlar diversas funções remotamente, incluindo a localização dos automóveis. Se possível, também instale câmeras de segurança no perímetro onde o carro fica estacionado. 

5. Faça parte de programas de proteção comunitária

Em algumas regiões de São Paulo, existem programas onde os próprios moradores colaboram para monitorar a segurança das ruas, reforçando o senso de proteção da comunidade. Informe-se sobre essa possibilidade com seus vizinhos. 

6. Tenha uma proteção eletrônica contra roubo

Invista no imobilizador eletrônico, equipamento que impede o motor de ser acionado sem a chave correta. Se o seu carro tem chave presencial, a dica é utilizar capas de proteção para o chaveiro para bloquear a transmissão de sinal, prevenindo tentativas de clonagem.

7. Garanta um seguro com cobertura adequada

Por fim, a medida de proteção mais eficiente: um bom seguro veicular. Certifique-se de que o seu seguro cobre todas as situações relevantes para a área onde você vive, incluindo assistência em caso de roubo. E avalie opções que ofereçam rastreamento ou monitoramento associado à apólice.

Essas são algumas estratégias que você pode apostar para aumentar a segurança do seu carro em São Paulo, minimizando os riscos de furtos e roubos.

Leia também | Qual é a diferença entre roubo e furto e como isso impacta a escolha do seguro?

Gostou do conteúdo?

Se você possui familiares e conhecidos que vivem no Estado de São Paulo, compartilhe este conteúdo com essas pessoas para que elas possam se informar corretamente sobre como prevenir dores de cabeça com os automóveis. 

Para ler mais artigos como este, continue navegando pelo blog da Suhai.

Leia também | Quais são os carros menos roubados no RJ? Confira a lista

voltar