Perder alguém é sempre um processo doloroso, imagina quando isso acontece de forma abrupta. Os acidentes no trânsito infelizmente são um dos fatores que mais proporcionam essas perdas inesperadas. A conscientização que o movimento Maio Amarelo busca, é exatamente o de respeito à sua vida e a do próximo no trânsito.
Iniciado em 2013 como um movimento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o mês de conscientização no trânsito hoje já conta com mais de 27 países que apoiam e realizam a mobilização. No Brasil, ganhou o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Como surgiu
Maio Amarelo significado: Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, por isso o mês de maio foi escolhido como mês representante desta iniciativa.
Bastante similar à outros meses temáticos e representativos, como o Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo, o objetivo do mês de Maio Amarelo é conscientizar através de campanhas de comunicação, ações especiais e divulgações internas e externas um trânsito mais seguro e a redução de acidentes causados no trânsito.
O Maio Amarelo tem como símbolo principal sua fita na cor características para ser usada na lapela; a cor simboliza a necessidade de atenção ao problema, como em um semáforo, no qual a cor amarela significa atenção.
Confira também em nosso blog: como andar de moto com segurança.
Maio Amarelo trânsito: um alto e triste índice precisa mudar
No Brasil, acidentes no trânsito são uma das principais causas de morte. Além disso, o trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2020, uma média de 80 pessoas morreram por dia em acidentes de trânsito, vale lembrar que este número que já é alto foi menor em 2020 devido à pandemia. Infelizmente, se pensarmos, o número de mortes causadas em apenas 6 meses é superior à população de muitas cidades brasileiras.
Os leitos hospitalares do SUS também estão repletos de vítimas de acidentes no trânsito, com uma porcentagem de 60% de leitos ocupados devido a causas como estas. Além disso, segundo o Observatório de Segurança Viária, os acidentes no trânsito resultam em custos anuais de R$ 52 bilhões para todos os envolvidos.
Visando diminuir a estatística de mortes e acidentes causados no trânsito no Brasil, o Maio Amarelo coloca em pauta a segurança no trânsito e conta com diversas ONGS, instituições, empresas, associação, entidade que apoiam a causa.
Maio Amarelo 2021
As campanhas para o Maio Amarelo já estão ativas na página oficial e as empresas parceiras começaram seus projetos de apoio. O tema deste ano será o respeito, procurando unificar forças em prol do coletivo em meio a uma sociedade que está dividida e que predomina somente o “meu” e o “seu”, assim como explica o OBSERVATÓRIO de Segurança Viária.
Maio Amarelo 2020
No ano passado, devido à pandemia do Covid-19 as ações do Maio Amarelo contaram com mais campanhas online. Até mesmo salas de conversas com agentes da PRF foram criadas para fazerem alertas e tirarem dúvidas. Campanhas ligadas à proteção de crianças dentro de veículo, uso de cadeirinhas e até mesmo a educação no meio infantil também foram realizadas. Fique por dentro de tudo que aconteceu acessando o site oficial do mês de conscientização no trânsito.
Valor pela vida
A Suhai Seguradora apoia a causa e o movimento Maio Amarelo, atenção pela vida.
Para saber mais sobre a causa, acesse https://www.maioamarelo.com/o-movimento/