Skip to main content

É muito difícil encontrar seguro auto que aceite carros modificados, principalmente se for um carro rebaixado. Mas apesar disso, os veículos também estão propensos a sofrer roubo e furto, o que deixaria o motorista com muito prejuízo.

Mas se o carro não pode ficar desprotegido e a maioria das seguradoras não aceitam o seu modelo, como que vai encontrar uma aceitação?

Calma, que existem seguradoras comprometidas, que aceitam apólices de carros rebaixados, com as melhores condições do mercado e anos de experiência.

Por isso, separamos algumas dicas para conseguir a aceitação do seu carro rebaixado em um seguro auto. Os veículos podem variar de acordo com as modificações, ano e modelo, o que influencia diretamente nas cotações.

Por que carros rebaixados têm menos aceitação no seguro auto?

carro rebaixado

Porque os carros possuem um padrão de fabricação, e quando ele é alterado o condutor perde a sua garantia. Isso implica que o veículo está mais propenso a ter problemas por não estar mais como um modelo original.

Mas um carro modificado, que faça acompanhamento e cumpra todos os seus cuidados, pode reduzir o risco e isso se torna positivo para a provação de apólice e o que poucos sabem é que essa modificação é legalizada. 

Como funciona a legalização de carros rebaixados?

De acordo com a Resolução nº 292 do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, as modificações legalizadas são as liberadas por lei. Separamos os artigos a seguir para destacar como está regulamentado:

Consta no Art. 97, que as características dos veículos, precisam manter suas especificações básicas, as configurações e condições essenciais para o registro, licenciamento e circulação serão estabelecidas pelo CONTRAN.Já no Art. 98 não é permitido qualquer tipo de alteração do veículo, mesmo que seja feita pelo proprietário, sem que haja uma autorização da autoridade competente para realizar modificações de suas características de fábrica.

Saiba mais sobre as regras do CONTRAN:


Os veículos e motores novos ou usados que forem modificados, serão obrigados a atender limites e exigências da emissão de poluentes e ruídos. Sob normas de órgãos ambientais.

Os veículos que são classificados na espécie misto, como o modelo Jeep, podem ser alterados no diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu. Mas devem ser mantidas as  restrições impostas pelo fabricante e exigências fixadas.

Portanto é necessário seguir regras pelas Leis de trânsito, se o carro estiver dentro dessas especificações anteriores, a seguradora deve disponibilizar uma cobertura de seguro auto, porém isso só é considerado pelas corretoras que aceitam os carros rebaixados., assim como a Suhai.

Curiosidades: você sabe o que é CLRV?

É o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico, através dele pode-se regularizar as exigências de modificações e emitir a nova classificação do veículo que passa do modelo original para o carro rebaixado modificado.

Quer saber se o seu veículo é aceito por uma seguradora experiente no mercado, que disponibiliza serviços além do seguro auto?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Suhai e descubra!

voltar