Quando o assunto é viagem de moto não existe falsa modéstia: é um dos maiores prazeres da vida, com paisagens encantadoras, novos destinos, sensação de liberdade e emoção em cada quilômetro rodado.
Mas, para aproveitar tudo isso de verdade, responsabilidade e segurança precisam vir em primeiro lugar. Sem planejamento adequado, manutenção da moto em dia e um seguro confiável, até a melhor rota pode se transformar em dor de cabeça, e é isso que você evita quando se prepara antes de pegar a estrada.
Continue a leitura para entender como viajar com segurança.
O que não pode faltar na viagem de moto?
Um dos pontos mais importantes é o planejamento da viagem de moto, incluindo análise do tempo, rota, clima e pontos de descanso. Uma boa dica é utilizar aplicativos de mapas e previsão do tempo para que o planejamento de uma viagem longa seja o mais assertivo possível.
Veja abaixo alguns pontos que não podem faltar nesse planejamento:
1. Defina o itinerário da sua viagem de moto
Antes de qualquer coisa é preciso definir o roteiro da viagem de moto: qual é o destino? Quanto tempo você prevê que ficará na estrada? Quantos km serão percorridos na viagem?
Sendo assim, na hora de montar o seu planejamento de rota, considere:
- Distância diária rodada;
- Paradas estratégicas para descanso, alimentação e hidratação;
- Pontos turísticos para visitar ao longo do caminho;
- Cidades de apoio e hospedagens disponíveis.
Outro ponto importante é verificar como estará o tempo nos dias que você estiver na estrada. Dias mais chuvosos pedem maior atenção e maior tempo de parada, por exemplo.
E falando em parada, faça, no mínimo uma pausa a cada duas horas, para tomar água, comer algo, ir ao banheiro, esticar as pernas ou qualquer outra atividade que precisar realizar.
Quantos km dá para viajar de moto por dia?
Em média, é possível rodar de 300 a 500 km por dia dependendo das condições climáticas do dia, da moto e do motorista.
2. Use o mapa offline do Google Maps
Para evitar de passar em locais que não têm sinal de internet, trace o seu itinerário antes de partir e você poderá conferir o seu mapa offline. Também é possível utilizar aplicativos alternativos como Waze e Maps.me para se localizar.
Uma dica importante é se lembrar sempre de levar um carregador portátil e suporte para celular.
Veja como fazer o download do app:
- Abra o aplicativo do Google Maps;
- Verifique se você está conectado à Internet e se fez login no Google Maps;
- Procure um lugar, por exemplo, São Paulo;
- No canto inferior, toque no nome ou no endereço do lugar. Se você procura um lugar como um restaurante, toque em Mais;
- Selecione Download.
No caso de Android, você pode salvar em um cartão SD. Confira como fazer:
- Insira um cartão SD no seu smartphone ou tablet;
- Abra o aplicativo do Google Maps;
- No canto superior esquerdo, toque no Menu Áreas off-line;
- No canto superior direito, toque em Configurações;
- Em “Preferências de armazenamento”, toque em Dispositivo Cartão SD.
Como usar áreas off-line:
Depois de fazer o download de uma área, use o aplicativo do Google Maps normalmente. Se a conexão com a Internet estiver lenta ou indisponível, um relâmpago será exibido, e o Google Maps usará suas áreas off-line para mostrar rotas.
3. Faça um checklist do que levar em uma viagem de moto
Seja uma viagem de moto curta ou longa, ter um checklist é indispensável para não esquecer nada para trás. Veja os itens que não podem faltar na sua bagagem:
- Elástico extra para bagagem;
- Lanterna pequena;
- Kit de ferramentas;
- Kit de primeiros socorros;
- Documentos;
- Chave reserva;
- Spray selante;
- Roupa impermeável;
- Capa de chuva;
- Pequeno frasco tipo dosador com óleo de motor para lubrificar a corrente;
- Jaqueta e botas de motociclista;
- Capacete;
- Luvas de couro sem forro, que absorvem o suor e mantêm as mãos na temperatura adequada;
- Garrafa térmica de água;
- Trava da moto.
E aqui vai um alerta: o seu capacete é o item de segurança mais importante para a sua viagem, mas ele tem vida útil e, portanto, precisa estar em boas condições para que, de fato, cumpra o seu papel de proteção.
Confira o vídeo sobre o assunto:
4. Revise a moto: passo indispensável antes de viajar
É sempre recomendável procurar um mecânico antes de viajar para ter certeza de que a sua moto está em boas condições. Os principais pontos analisados são:
- Óleo do motor;
- Filtro de óleo;
- Freios;
- Luzes;
- Pneus.
Certifique-se também de que o kit de relação formado pela corrente, coroa e pinhão, que transmite a força do motor para a roda traseira, esteja em bom estado. Veja se a corrente está esticada e sem folga, em alguns casos é melhor trocá-la por uma nova.
Atenção aos pneus
Dificilmente haverá espaço para que você possa levar um pneu extra, como acontece com os motoristas de carros, por isso uma dica importante é trocar o seu pneu antes de viajar, principalmente se ele estiver desgastado ou careca.
Viajar com um pneu novo é uma forma de evitar problemas durante o trajeto. Imagine que você está indo para um destino curto, de 3h às 5h, o pneu fura e você não encontra um modelo compatível com a sua moto?
E lembre-se, faça a calibragem correta conforme manual da moto para garantir segurança e bom desempenho na pilotagem. Pneus calibrados de forma inadequada comprometem a estabilidade, aumentam o risco de derrapagens e dificultam manobras, principalmente em curvas ou em piso molhado.
5. Contrate um seguro antes de começar a viagem de moto
Certamente, em algum momento durante a viagem você vai precisar fazer uma parada, seja para se alimentar ou até para esticar as pernas. Possivelmente, ao chegar ao destino, não terá vaga para estacionar a moto com segurança e, então, você precisará deixá-la na rua.
Mesmo com uma trava ou outro item de segurança, o risco de furto e roubo, principalmente no mês das férias, é grande.
É por isso que investir em um seguro para moto confiável, como a Suhai Seguradora, é uma decisão importante para que você possa viajar tranquilo, e, caso algo aconteça, você ter a certeza que estará bem amparado.
A Suhai é regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), garantindo segurança real em caso de sinistro.
6. Pegue a estrada
A dica é sempre manter a posição ereta. Ao mudar o posicionamento na moto, sua postura fica prejudicada e ainda te deixará mais cansado durante a viagem.
Na estrada, mantenha sempre uma distância segura dos carros. O ideal é ter espaço suficiente para frear sem risco, mantendo ao menos 2 segundos de distância do veículo à frente. Isso aumenta o tempo de reação e reduz as chances de colisão.
Quanto à postura, mantenha os braços relaxados, coluna ereta e pés bem apoiados nas pedaleiras. Ajustar a altura do guidão e evitar tensionar os ombros ajuda a prevenir fadiga e melhora o controle da moto durante todo o trajeto.
Você pode entender mais sobre distância ideal para o veículo a frente nesse vídeo:
7. Como fazer uma viagem de moto em grupo com segurança
Já falamos que viajar de moto é bom, e fica melhor ainda se for feita na companhia de nossos amigos motociclistas, mas é preciso saber algumas regrinhas antes de iniciar a viagem:
- Tenha um bom entrosamento com os seus colegas de viagem e saiba respeitar um ao outro;
- Decida a posição de cada um de forma organizada e quem irá na frente;
- Nunca tente ultrapassar o colega;
- Decida os pontos onde farão as paradas;
- Tente formar um grupo de cinco para evitar acidentes;
- Combine métodos de comunicação entre os pilotos, como sinais manuais ou dispositivos eletrônicos;
- Utilize a formação em fila indiana em trechos estreitos ou de maior risco;
- Respeite o ritmo de todos os participantes, sem pressões para aumentar a velocidade.
Conte com a Suhai para uma viagem de moto segura
Uma viagem de moto pode, e deve, ser divertida, leve e tranquila, mas para isso é preciso ter responsabilidade ao pegar a estrada e estar com o seguro em dia.
A Suhai está ao lado do motociclista com seguro sob medida, até 60% mais acessível, com aceitação ampla e assistência 24h em todo o Brasil com serviços como guincho, chaveiro, auxílio mecânico e transporte domiciliar, que aumentam a segurança na estrada e trazem tranquilidade até em uma viagem de moto longa.
Aqui, a marca, o ano ou o modelo da sua moto não importam. Você é sempre bem-vindo em nossa família de segurados. Sua liberdade sobre duas rodas merece proteção, independentemente do seu estilo, seja uma motinha, moto elétrica, estradeira, moto de passeio, de trabalho ou de entregas.
Vai pegar a estrada? Faça agora uma cotação com a Suhai e viaje tranquilo sabendo que você está em segurança.
Perguntas frequentes sobre viagem de moto
Ficou com alguma dúvida? Então, confira a seguir as respostas para as perguntas mais comuns sobre o assunto.
Como se chama quem viaja de moto?
Quem viaja de moto é chamado de motociclista.
Quantos km uma moto pode rodar sem parar?
Depende do modelo da moto e da autonomia do tanque, mas a maioria consegue rodar entre 150 e 300 km antes de precisar parar para abastecer.
Qual o melhor seguro para quem vai viajar de moto?
O melhor seguro é o da Suhai Seguradora, pois tem cobertura contra roubo e furto, além de assistência 24h com serviços de guincho, chaveiro, auxílio mecânico e transporte domiciliar. Sem falar que é até 60% mais acessível que o mercado.