As ruas do Brasil estão cheias de veículos. Mesmo assim, a maioria deles não tem nenhum tipo de proteção. Em 2020, foi registrado que 70% da frota brasileira de veículos circula sem nenhum seguro. Preocupante, né?
Se você quer rodar por aí com mais tranquilidade, proteger seu carro, moto ou caminhão é fundamental. E tão importante quanto ter uma proteção é escolher o serviço certo que vai dar mais segurança pra você. Por isso hoje vamos falar de dois tipos muito comuns na vida dos brasileiros: o seguro e a proteção veicular.
Proteção veicular ou seguro?
Afinal, qual a diferença entre seguro e proteção veicular? Basicamente, a diferença de seguro para proteção veicular está na forma de contratação e de fornecimento. Enquanto o seguro é ofertado por seguradoras, a proteção veicular é negociada por associações ou cooperativas. Cliente de seguradoras têm proteção e amparo das regulamentações e normas do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). No caso da proteção veicular, as instituições que regem as operações das associações é o Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).
Diferença entre associação de proteção veicular e seguradora
A proteção veicular nada mais é do que uma associação, constituída por proprietários dos veículos que dividem um contrato de responsabilidade mútua. Assim, todos são responsáveis pelos veículos associados. Já as seguradoras, além das normas do CNSP e da SUSEP, também são fiscalizadas pelo Ministério da Fazenda.
Seguro
A inspeção e avaliação também é feita quando o proprietário adere ao seguro automotivo. Na contratação, ele recebe a apólice com todos os deveres e responsabilidades, tanto da seguradora quanto do cliente – com isso, a seguradora é responsável pelos riscos, e os eventuais custos são transferidos a ela. Aqui na Suhai, a cobertura inclui garantia contra roubos, furtos, incêndios, colisões, com a vantagem que o cliente pode contratar serviços adicionais, como assistência 24 horas e guincho.
A Suhai Seguradora, por exemplo, também conta com os melhores valores do mercado, perfil simplificado e sem cobrança de franquia. Veículos de todas as marcas, modelos ou anos são aceitos.
Proteção veicular
Ao contratar esse tipo de serviço, o veículo é avaliado e inspecionado. Na próxima etapa, o proprietário paga uma taxa e assina os documentos de adesão. Normalmente, a cobertura da proteção veicular é parecida com a do seguro, mas sem serviços adicionais. No caso da proteção veicular não existe apólice. A garantia de proteção é firmada pela assinatura do contrato e tanto proprietário e associados assumem a responsabilidade mútua sobre os veículos. Por isso, não há como indicar a melhor proteção veicular, pois depende do grupo envolvido.
Proteção veicular é confiável?
Muita gente se pergunta se proteção veicular é legal. E, a princípio, podemos dizer que sim. Mas é importante lembrar que essa modalidade não oferece garantias, portanto é preciso analisar bem onde será feita a contratação. E será que a proteção veicular vale a pena? Já valeu no passado em termos econômicos, mas hoje em dia existem seguradoras que oferecem serviços com custo e benefícios muito competitivos e com segurança. Na Suhai Seguradora, além da segurança e custo-benefício, o cliente encontra o melhor atendimento e uma contratação simplificada.
O importante é lembrar: proteção veicular não é seguro
Com todas essas informações em mente, uma boa pesquisa sobre seguros e seguradoras sempre traz respostas claras a quem está na dúvida sobre qual serviço contratar e está em busca de tranquilidade. Proteção veicular não é seguro e fique atendo as propostas.