Skip to main content

Conheça as principais partes do motor de um carro 

Você sabe quais são as partes do motor de um carro? Se você é fã de dirigir, então está no lugar certo para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Para utilizar o veículo com segurança e conforto, é importante que o motor esteja funcionando adequadamente. E, para isso, faz toda a diferença ter conhecimento sobre quando algo está errado com o seu carro ao ouvir um barulho estranho ou perceber que tem alguma coisa de diferente em seu funcionamento.

Para tirar suas dúvidas sobre as principais partes do motor de um carro, continue a leitura. Por aqui, você vai aprender tudo!

O que é e como funciona o motor de um carro?

O motor de um carro é responsável por transformar a energia de combustíveis ou a eletricidade em força mecânica para movimentar o veículo. Considerado “o coração do carro”, tem como função, portanto, gerar potência para garantir o deslocamento.

O motor de um carro pode funcionar de diferentes formas, dependendo do seu tipo. Os principais são:

  • A combustão interna (convencionais): funcionam à gasolina, diesel, gás natural ou etanol;
  • Híbridos: combinam motor a combustão e elétrico;
  • Elétricos: usam energia elétrica armazenada e não têm combustão.

Leia também | Carro aquecendo: o que pode ser e o que fazer nessa situação?

Quais são as 10 principais partes do motor de carro?

Agora que você já sabe qual é o papel do motor e seus diferentes tipos de funcionamento, vamos nos aprofundar nas suas partes? Confira:

1. Bloco do motor

Sustenta os demais componentes do conjunto propulsor, é composto por ferro fundido ou alumínio e determina a disposição e o número de cilindros. Dentro do bloco, há itens importantes, como os pistões, bielas e virabrequim.

2. Pistão

É responsável pelo movimento de expansão e compressão dos gases e, ao seu redor, há dois tipos de anel, o de vedação e os de lubrificação. É interligado à biela por meio de um pino central.

O pistão está localizado no bloco do motor e se move para cima e para baixo, convertendo energia da queima de combustível em trabalho mecânico para o virabrequim.

3. Biela

Conecta o pistão ao virabrequim. É dividida em três partes — a cabeça, o corpo e o pé — e sua composição é de aço forjado.

4. Virabrequim

Composto por aço forjado ou fundido, é uma peça que muda o movimento do pistão para cima e para baixo, enviando a energia para a transmissão para que as rodas do veículo sejam tracionadas.

5. Válvulas e comando

As válvulas fazem parte do sistema de admissão e escape do motor. São responsáveis por controlar o fluxo de combustível e ar para dentro da câmara de combustão, assim como a saída dos gases de escape.

  • Válvula de escape: abre para permitir que os gases de escape saiam da câmara de combustão na fase de escape;
  • Válvula de admissão: abre para que a mistura ar-combustível entre na câmara de combustão na fase de admissão.

Já o comando de válvulas controla o momento em que as válvulas de escape e admissão devem se abrir e fechar, o que é fundamental para que haja um ciclo de combustão eficiente.

6. Cabeçote

Localizado na parte superior do bloco do motor, o cabeçote é responsável pelo controle da passagem de ar e combustível para dentro dos cilindros. Além disso, é no interior do cabeçote que estão as válvulas de admissão e escape.

7. Anéis de pistão

Os anéis de pistão são responsáveis pelas seguintes funções:

  • Vedação: evitar que gases de combustão saiam da câmara de combustão para o cárter;
  • Lubrificação: ajudar na manutenção da camada de óleo na parede do cilindro, evitando atritos;
  • Transferência de calor: auxiliar na transferência de calor do pistão para a parede do cilindro.

8. Velas de ignição

São as velas de ignição que iniciam o processo de combustão na câmara de combustão do motor.

No momento em que a mistura de ar e combustível é comprimida na câmara de combustão, as velas provocam uma faísca elétrica entre seus eletrodos, o que dá início à queima do combustível para gerar pressão e energia visando impulsionar o pistão.

9. Bicos injetores

Os bicos injetores, por sua vez, fazem a entrega precisa de combustível na câmara de combustão. Na fase de admissão, pulverizam o combustível na corrente de ar que entra na câmara, o que permite uma mistura entre ar e combustível que otimiza a eficiência da queima.

10. Cárter

A função do cárter é armazenar o lubrificante do motor. Quando ele está funcionando, a bomba de óleo distribui o lubrificante nas partes móveis metálicas do propulsor. O objetivo é que elas funcionem sem atrito e na temperatura ideal.

No momento em que o propulsor é desligado, o lubrificante volta para o cárter.

Como evitar problemas nas diferentes partes do motor do carro?

Um automóvel com falhas pode estar com problemas em diversas partes do motor, que é composto por muitas peças diferentes. Todas precisam estar em bom estado para que o carro funcione adequadamente.

Para evitar grandes prejuízos, ao sinal das primeiras falhas, procure por um mecânico especializado que irá identificar as causas e propor as soluções ideias. 

E se quiser reduzir possíveis falhas, realize manutenções periódicas, utilize óleos e combustíveis recomendados pelo fabricante e, diante de qualquer dúvida, consulte o manual do carro para não cometer nenhum erro, seja nas lavagens, revisões ou trocas de peças.

Com tudo isso em mente, pode ter certeza de que você está mais preparado ao menos para identificar possíveis falhas e buscar o suporte necessário.

Gostou do conteúdo sobre as principais partes do motor de um carro? No blog da Suhai, você encontra muitas outras dicas de cuidados e manutenção de veículos.

Até a próxima!

voltar