Skip to main content

Maio Amarelo: o que é, importância e objetivos da campanha

Perder alguém em um acidente de trânsito é uma dor que poderia ser evitada. No Brasil, milhares de vidas são interrompidas todos os anos por imprudência, falta de atenção ou ausência de responsabilidade nas vias. Para conter esse cenário, surgiu o movimento Maio Amarelo

Essa mobilização internacional busca chamar atenção para a segurança no trânsito e para a importância da prevenção de acidentes. E, em 2025, o tema escolhido foi “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.

A Suhai Seguradora apoia essa causa porque acredita que cuidar da vida é prioridade absoluta e reafirma seu compromisso com o respeito no trânsito e a promoção de um comportamento seguro. Confira tudo a respeito, a seguir.

O que é a campanha Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é uma campanha internacional criada para chamar atenção da sociedade para o alto número de mortes e feridos em acidentes de trânsito em qualquer tipo de veículo

Promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o movimento quer gerar conscientização no trânsito e estimular a reflexão sobre atitudes mais responsáveis entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Quer ver qual é a relevância disso? No Brasil, só em 2024, houve mais de 6 mil vítimas fatais e outras 84 mil feridas em acidentes de trânsito nas estradas.

Agora, como reduzir essa estatística tão horrível? Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Maio Amarelo, cujo símbolo é um laço amarelo, visa a conscientização sobre o problema, lembrando que é preciso redobrar a atenção e adotar um comportamento seguro para reduzir tragédias nas ruas e estradas.

A campanha acontece todos os anos com ações de comunicação, palestras, treinamentos e mobilizações sociais que envolvem órgãos públicos, empresas, escolas e a população em geral.

Mas entenda, mais do que um mês de reflexão, o Maio Amarelo cria uma cultura de prevenção de acidentes e estímulo à segurança viária como prioridade por meio da promoção de mudanças de comportamento que salvam vidas.

Confira o vídeo da campanha do movimento de 2025:

Qual é o objetivo da campanha Maio Amarelo?

O movimento Maio Amarelo quer promover uma mudança de comportamento no trânsito e incentivar uma cultura de prevenção.

Para isso, atua em diferentes frentes que envolvem desde a educação no trânsito até a mobilização social. Entre seus propósitos, destacam-se:

  • Chamar a atenção para o alto número de vítimas em acidentes de trânsito e suas consequências para famílias e para a sociedade;
  • Conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito e da responsabilidade individual;
  • Fomentar a união entre sociedade civil, empresas privadas, escolas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor em prol de um trânsito mais seguro;
  • Criar estratégias de segurança no trânsito, como campanhas educativas, ações em escolas e programas corporativos voltados à redução de acidentes.

Considerando que apenas no ano de 2022 tivemos um registro de mais de um milhão de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo tem a importante missão de transformar ruas e estradas em ambientes mais seguros para todos.

Como surgiu a campanha?

Para entender quando começou o Maio Amarelo é preciso voltar a 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”.

O objetivo era reduzir drasticamente os números de mortes e feridos em acidentes ao redor do mundo. Inspirado por essa iniciativa, o ONSV criou, dois anos depois, o movimento Maio Amarelo no Brasil.

Atualmente, a campanha já é reconhecida e apoiada em diversos países, e fortalece a ideia de que a segurança viária é uma causa global e que a mudança depende da responsabilidade no trânsito de cada pessoa.

Qual é a importância do Maio Amarelo?

Campanhas assim servem como catalisadores de mudanças de comportamento. Com mais conscientização no trânsito e o incentivo a práticas de prevenção de acidentes.

Quer ver como o impacto no trânsito vai muito além das tragédias pessoais, gerando consequências na saúde pública e na economia também?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito estão entre as dez principais causas de morte, com cerca de 1,19 milhão de óbitos anuais.

Além das perdas humanas, as estatísticas de acidentes revelam custos elevados. Apenas no Brasil, o ONSV estima que a violência no trânsito gera um prejuízo superior a R$ 50 bilhões por ano, somando despesas hospitalares, gastos com atendimentos emergenciais, reabilitação e impactos econômicos indiretos.

Dessa forma, a campanha contribui para salvar vidas, aliviar os custos do sistema de saúde e transformar a mobilidade em algo mais seguro.

Qual é o tema do Maio Amarelo em 2025?

O tema do Maio Amarelo 2025 foi “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A proposta destaca que cada indivíduo tem um papel importante na construção de um trânsito mais seguro, empático e sustentável.

Seja dirigindo um carro, pilotando uma moto, pedalando ou caminhando, todos compartilham o mesmo espaço e precisam adotar atitudes responsáveis.

Maio Amarelo 2026

O tema do Maio Amarelo 2026 ainda não foi divulgado, mas podemos esperar um lema capaz de orientar as ações de conscientização no trânsito e inspirar a sociedade a adotar práticas de prevenção de acidentes.

Para não perder nenhuma novidade, acompanhe os canais oficiais do Maio Amarelo, como o site oficial, Instagram, Facebook e YouTube, que divulgam o tema e as atividades programadas para o próximo ano.

Mas, independentemente do lema, a essência permanece a mesma: salvar vidas e promover a segurança no trânsito como prioridade.

E vale destacar que a Suhai Seguradora segue apoiando essa causa em todas as edições, reforçando seu compromisso contínuo com a responsabilidade no trânsito e com a construção de uma mobilidade mais segura para todos.

O que é o projeto Maio Amarelo nas escolas?

O projeto Maio Amarelo nas escolas leva conteúdos de educação no trânsito infantil para crianças e adolescentes para criar uma consciência de respeito e cuidado nas ruas. As atividades incluem:

  • Palestras;
  • Peças teatrais;
  • Jogos educativos;
  • Oficinas que abordam temas como o uso correto das cadeirinhas e outros equipamentos de segurança, a importância da travessia segura nas faixas de pedestres e o respeito às sinalizações.

Ao envolver professores, famílias e comunidades, o projeto transforma as escolas em centros de conscientização no trânsito, formando cidadãos mais atentos e responsáveis.

O que é o DDS Maio Amarelo?

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma prática adotada em muitas empresas para conscientizar trabalhadores sobre a importância da segurança no trânsito.

É um encontro para compartilhar orientações sobre prevenção de riscos, boas práticas e cuidados necessários para evitar acidentes.

Ações como palestras, vídeos, dinâmicas e materiais educativos também são utilizados para mostrar como a atenção no trânsito faz parte da cultura de prevenção dentro e fora do ambiente corporativo.

Maio Amarelo e a segurança que todos merecem

A Suhai Seguradora apoia a causa e o movimento Maio Amarelo como forma de reforçar o compromisso de promover um trânsito mais humano e responsável.

Mais do que proteger veículos, a Suhai acredita em uma cultura de cuidado e prevenção. Apoiar o Maio Amarelo é a contribuição para um futuro com menos acidentes e mais vidas preservadas.

Quer proteger sua moto ou carro e ter mais tranquilidade no trânsito? A Suhai diz SIM pra você! 

Faça agora uma cotação rápida e descubra como cabe no seu bolso proteger o que é seu.

O que as pessoas também perguntam sobre Maio Amarelo

Tire suas dúvidas sobre o movimento de conscientização no trânsito:

O que representa o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo representa um movimento global de conscientização sobre segurança viária, e busca estimular a mudança de comportamento de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

O que se comemora no Maio Amarelo?

O Maio Amarelo não se trata de uma comemoração, mas de um período de mobilização social. O mês é marcado por campanhas, palestras e ações educativas que visam reduzir acidentes de trânsito e valorizar a vida.

Quando começou o Maio Amarelo?

O movimento surgiu em 2014, inspirado pela Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela ONU em 2011. Desde então, o Observatório Nacional de Segurança Viária coordena as campanhas anuais, com reconhecimento internacional.

voltar