Skip to main content

Muitas pessoas acreditam que: multa de escapamento, multa por empinar moto ou multa de viseira aberta são as mais comuns para os motociclistas. Mas será que são mesmo?

Pensando nisso, listamos as sete multas mais comuns para motos. Leia este artigo e dirija sempre com prudência para evitar surpresas indesejáveis, como multas e acidentes! Vamos lá?

Multas de moto: conheça as mais comuns

1. Multa por pilotar sem capacete

Conduzir motocicleta sem capacete, com viseira ou óculos de proteção, assim como o garupa andar de moto sem capacete é uma infração gravíssima, cuja penalidade são sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir.

2. Multa de malabarismo ou manobra perigosa

Segundo o Artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro, “utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus” gera infração gravíssima e suspensão do direito de dirigir. Portanto, a multa empinar moto, ou multa por malabarismo está nesta lista também e é uma das mais comuns.

3. Multa por ultrapassagem pela contramão ou na faixa de pedestres

É uma conduta perigosa considera como uma infração gravíssima, o que deixará sua moto com multa de sete pontos na carteira.

4. Multa da moto por furar o sinal vermelho

A pressa de chegar logo ao seu destino ou até mesmo aquele receio de ficar parado no sinaleiro à noite faz muitos motociclistas avançar o sinal vermelho. Saiba que desrespeitar a sinalização e parada obrigatória é considerada uma infração gravíssima, implicando em multa e sete pontos.

5. Excesso de velocidade é uma das multas para moto comuns

Trafegar além da velocidade permitida gera multa, cujo valor varia de acordo com a porcentagem do limite que foi excedido. Os valores e as pontuações na carteira são as seguintes: para infrações de até 20% acima do limite são quatro pontos na CNH, até 50% acima do limite são cinco pontos; ultrapassar os 50%, multa na moto de sete pontos e CNH suspensa.

6. Estacionar de forma irregular, sem respeitar a lei de estacionamento de motos

A pressa também pode gerar uma multa de moto por estacionar em lugar errado. Tal conduta é considerada uma infração média, gerando quatro pontos à carteira.

7. Multa por falta de atenção

Nada de distração no trânsito! Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança é considerado infração leve, com três pontos na CNH do infrator.

Bom, agora que você já sabe quais são as multas mais frequentes, é hora de ficar por dentro dos acidentes mais comuns com motos e quais situações os provocam. Assim, você fica mais atento à direção e ao trânsito, evitando dores de cabeça e até problemas mais graves.

voltar