Skip to main content

Cera para automóveis: 6 dicas para escolher a melhor opção

Se no passado escolher uma cera para automóveis era tarefa simples, já que existiam poucos produtos disponíveis no mercado, hoje em dia, para muitos, essa é quase uma missão impossível. 

São marcas diversas, com princípios ativos e tecnologias distintas, para objetivos diferentes, com métodos de aplicação variados. Até mesmo a cor do carro ou da moto pode influenciar na cera escolhida! Normal ficar sem saber qual cera levar para casa, não é mesmo? 

Por isso, preparamos este conteúdo: para que você conheça os principais tipos de cera automotiva que existem e saiba como fazer a melhor opção para o seu veículo, para acertar na escolha e manter a pintura perfeita. 

Cera para automóveis: o que é e para que serve?

A cera automotiva nada mais é do que um produto que surgiu com o objetivo de proteger a pintura do carro e da moto e dar ainda mais brilho a elas, aumentando sua durabilidade.

Ao aplicar o produto na lataria dos veículos, cria-se uma película que protege contra poeira, raios solares, fezes de passarinhos, poluição e arranhões; além de repelir água (da chuva, por exemplo) e realçar o brilho original da pintura, apresentando um acabamento espelhado. 

Tudo isso prolonga a vida útil da pintura, deixando seu veículo sempre bonito e valorizado. 

Quais são os principais tipos que existem?

A tradicional cera para polir automóveis é a mais conhecida pelas pessoas. Mas hoje em dia existem ceras com outras funções além do polimento. 

Isso significa que para cada situação, para cada objetivo, existe uma cera para automóveis mais indicada. 

Por exemplo, a cera pode servir para limpar (cera limpadora ou cleaning wax). Essas costumam contar com material abrasivo em sua composição, para fazer uma limpeza profunda nas peças. 

Já as ceras protetoras geralmente são feitas com carnaúba tipo 1, material extraído das folhas da carnaubeira, árvore típica do nordeste do Brasil, capazes de proteger o carro, além de conferir alto brilho. 

As apresentações da cera também são variáveis. Ela pode ser cremosa, em pasta ou líquida, para ser utilizada em borrifadores, com o carro molhado. 

Outra variação é a forma de aplicação do produto, que depende do tipo de cera. O mais comum é utilizar esponjas para aplicar o produto no veículo, aguardar os minutos indicado na embalagem e finalizar com um pano de microfibra. 

Mas algumas ceras permitem a aplicação por meio de politrizes, desde que escolhidas as boinas apropriadas.

Borrifador ou spray, como mencionamos, também é uma opção para aplicar de maneira simples e prática a cera líquida para automóveis.

Por fim, outra variação em relação aos tipos de cera para automóveis que é importante mencionar é a durabilidade do polimento. Algumas ceras duram apenas 30 dias após aplicação no veículo. Outras podem chegar a até 7 meses sem necessidade de reaplicação.  

Para facilitar a visualização de todos estes fatores, confira a tabela abaixo: 

Tipo de ceraQuando usarComponentes principaisApresentaçãoAplicaçãoMarcasTempo médio de proteção
LimpadoraVeículo contaminado ou com pouco brilho ou quando não irá fazer polimentoAbrasivos / Carnaúba tipo 1 / CremosaEsponja;Pano de microfibra (acabamento);ou Politriz (enceramento técnico)Super cera (Vintex); Native (Vonixx); Cherry Wax 4 em 1 (Zacs)1 a 3 meses
RepinturaApós o veículo receber nova pinturaAbrasivosCremosaEsponja; Pano de microfibraSuper Brilho (Evox)30 dias
ProtetoraPara manter brilho prolongado; Descontaminação de pintura;Após polimento técnico; Mascarar riscos profundos.Carnaúba tipo 1; Sílica PastaEsponja; Pano de microfibraCarnaúba Paste Wax (Evox);Blend Ceramic & Carnaúba (Vonixx).3 a 7 meses 
SprayManutenção, após a lavagem (aplicação em toda a parte externa, incluindo plásticos, vidros e rodas); Proteção;MascaramentoCarnaúba tipo 1;SílicaLíquida (concentrada, para diluição em água)Borrifador (aplicar no carro molhado) e toalha de secagem Carnaúba Express Ultra (Vonixx);Blend Spray Black (Vonixx, específica para carros pretos); Ceramic Liquid Wax (Evox).Até 30 dias

6 dicas para escolher a melhor cera para automóveis

Confira as dicas que separamos para você não errar na hora de escolher a cera automotiva para o seu veículo: 

1. Entenda qual é o objetivo da aplicação da cera

    Avalie o estado do veículo no momento, se tem riscos e qual a profundidade deles e se a pintura está opaca, “feia”. Considere também se o veículo fica muito exposto ao sol e à chuva (no caso de casas sem garagem). 

    Tenha em mente que não adianta, por exemplo,  apostar em uma cera de carnaúba para automóveis, acreditando que só por conta deste componente ela é a melhor opção. Tudo sempre vai depender do objetivo da aplicação.

    2. Saiba qual é o tipo de pintura do seu carro ou moto

    Não dá para esperar que um carro com pintura fosca  alcance um brilho exuberante com a cera automotiva, certo? Então, saiba qual é o tipo de pintura do seu carro para descobrir qual é a cera mais apropriada. 

    Até mesmo a cor do veículo é relevante na hora de escolher a cera para automóveis. Carros claros, por exemplo, têm melhor desempenho com ceras que contenham carnaúba. Já carros escuros se adequam bem a produtos com componentes selantes.

    3. Considere a durabilidade da aplicação

      A durabilidade tem a ver com o objetivo da aplicação da cera e o tipo de produto escolhido. Não adianta investir em uma cera spray, que você aplica com o carro molhado, e esperar que os efeitos do polimento dure meses a fio. 

      Portanto, equalize as expectativas de acordo com o cenário possível e a necessidade real do seu veículo. 

      4. Procure lojas especializadas para comprar a cera

        Preço nem sempre é o mais importante. Como dizem, o barato, muitas vezes, pode sair caro. Imagina comprar a cera errada e deixar o veículo todo manchado ou acabar riscando a pintura?

        Ao procurar lojas especializadas, é possível conversar com atendentes que realmente entendem sobre os produtos que vendem. Relatando todas as especificidades do veículo e suas necessidades, pode ser que você consiga uma indicação muito útil e certeira. 

        5. Redobre a atenção ao fazer compras pela internet

          Infelizmente, produtos falsificados existem em quase todos os nichos de mercado. Redobre a atenção e desconfie caso encontre preços muito menores do que os praticados nas outras lojas. Uma cera falsa, além de provavelmente não ser eficaz, pode danificar a pintura do veículo. 

          Para evitar que isso aconteça, acesse os sites oficiais das marcas e veja como comprar os produtos com segurança. Preste atenção, também, na procedência de produtos mais naturais, como a cera de abelha para automóveis, por exemplo. 

          Apesar de ter se tornado uma opção nos últimos tempos em alguns lugares, é preciso se certificar da origem e das formas de uso antes de aplicar no seu veículo. 

          No Brasil, a cera de abelha em carros é mais utilizada para hidratar, amaciar e impermeabilizar os bancos de couro dos veículos. 

          6. Compre todos os itens necessários para aplicar a cera

            Parece óbvio, mas às vezes o consumidor compra a cera e se esquece de comprar a esponja e o pano de microfibra para a aplicação, por exemplo.

            Portanto, compre todos os itens necessários para utilizar a cera corretamente e não se arrisque a improvisar. Lembre-se, também, de ler o passo a passo para saber o que é preciso e também não cometer nenhum erro na hora da aplicação.  

            Como aplicar a cera para automóveis de forma prática

            Vai aplicar a cera para automóveis na sua casa? Então é importante tomar os seguintes cuidados: 

            • Lave bem o carro antes de aplicar a cera;
            • Verifique se não restou nenhuma sujeira ou pedrinha que pode acabar riscando o veículo; 
            • Leia e siga o modo de uso descrito na embalagem;
            • Respeite tempo de ação entre um passo e outro; 
            • Faça movimentos circulares e uniformes durante a aplicação;
            • Utilize panos absolutamente limpos e sem resíduos na hora de finalizar o polimento, para evitar riscos; 
            • Verifique em quais superfícies você pode aplicar a cera – algumas podem ser passadas em vidros e nos plásticos, por exemplo.

            Se sentir insegurança para fazer o trabalho em casa, cote o valor do serviço em empresas especializadas e acompanhe a execução. Assim, da próxima vez, você vai se sentir apto para a tarefa. 

            Agora que você já conhece um pouco mais sobre cera para automóveis,  aproveite para conhecer o NA RUA com a Suhai, nosso canal de dicas e novidades sobre o universo dos motores no YouTube.

            voltar