Skip to main content

Como andar de moto com segurança: dicas e cuidados indispensáveis para proteção

Quando o assunto é pilotar uma motocicleta, a proteção é um fator de preocupação para muitas pessoas e, de fato, merece a devida atenção. Então fica a pergunta: como andar de moto com segurança?

Embora não exista apenas um fator, e vamos falar exatamente sobre isso nesse conteúdo, alguns cuidados com a segurança são indispensáveis, desde uma preparação adequada com os pneus e equipamentos de proteção, até a manutenção da moto e a bagagem transportada.

Continue a leitura para entender como andar de moto com segurança.

Como posso andar de moto em segurança?

O primeiro passo para garantir a segurança no trânsito no dia a dia começa antes mesmo da primeira aceleração. Estamos falando da preparação para motociclistas, isto é, capacete, equipamento de proteção para moto e roupas adequadas para motoqueiros.

Com tudo isso organizado, é hora de realizar as revisões da moto. Confira o que deve ser considerado:

1. Verificação dos pneus

Mesmo as motos de alta cilindrada, contam com uma pequena área de contato com o piso. Se há falta de aderência à pista, o veículo pode se desestabilizar e gerar uma queda. Por isso, é de extrema importância inspecionar o estado de conservação dos pneus para rodar no dia a dia, e claro, antes de uma viagem.

Cheque o nível de desgaste do composto de borracha por meio do indicador TWI, que é um símbolo saliente no pneu. Além disso, faça a calibragem correta, conforme a recomendação do manual do proprietário.

Lembre-se de que a pressão muda conforme a carga transportada. Alguns pilotos ainda chegam a levar kits de conserto para pneus sem câmera e cápsulas de ar comprimido, para se prevenir de furos.

2. Manutenção preventiva 

Para garantir que esteja em boas condições de uso, é preciso tomar uma série de cuidados com a moto, como é o caso da manutenção preventiva, com a verificação dos pneus, freios, luzes e outros sistemas do veículo.

Ao contrário da manutenção corretiva que é feita com objetivo de reparar danos, a manutenção preventiva é uma forma de, justamente, prevenir o problema, antes que ele se torne mais grave e comprometa a segurança do motorista ou a eficiência operacional do veículo. 

3. Para andar de moto é preciso equipamentos de segurança

Para garantir a sua segurança no trajeto, além de cuidar da motocicleta, piloto e ocupante devem zelar pela segurança pessoal. Nesse sentido, o uso de equipamentos de proteção é indispensável para prevenir ou reduzir lesões em caso de acidentes. Veja quais são eles:

  • Capacete: é o item de segurança mais importante. Protege a cabeça contra impactos em caso de queda ou colisão e reduz drasticamente o risco de traumatismos cranianos. Também protege o rosto e olhos do vento, poeira e insetos;
  • Luvas: garantem melhor aderência ao guidão e protegem as mãos de escoriações em quedas. Além disso, reduzem o impacto do frio e das vibrações, aumentando o conforto e o controle da moto;
  • Jaquetas: são feitas com materiais resistentes e, muitas vezes, com proteções internas nos ombros, cotovelos e costas. Servem para minimizar ferimentos e abrasões, além de ajudar na visibilidade e conforto térmico;
  • Calças: assim como as jaquetas, são confeccionadas em tecidos reforçados e podem ter proteções nos joelhos e quadris. Ajudam a evitar cortes e queimaduras em caso de queda, oferecendo segurança e conforto;
  • Botas: protegem os pés, tornozelos e canelas contra torções, impactos e queimaduras do motor. Oferecem firmeza nas trocas de marcha e aderência ao solo, principalmente em pisos escorregadios.

4. Bagagem em caso de viagem de moto

A moto para andar na estrada é muito sensível ao peso e ao volume transportados. Por isso, antes de sair de casa, confira as orientações do manual do proprietário quanto aos limites de carga e à maneira de organização dos itens levados.

Em uma viagem de moto, o bagageiro traseiro ou os alforges laterais podem ser úteis, já que com eles é dispensável levar muitas mochilas.

Pilotagem no trânsito: estratégias para manter a segurança no dia a dia

Pilotar no trânsito do dia a dia exige atenção constante e atitudes que garantam a própria segurança. É preciso adotar hábitos de pilotagem defensiva, com pequenas cuidados que fazem grande diferença para evitar acidentes e tornar o trajeto mais seguro e tranquilo.

Aqui estão algumas dicas para pilotar moto com segurança:

Atenção com vias danificadas

Buracos, desníveis e pavimentos irregulares são armadilhas comuns para quem pilota no dia a dia. Em estradas danificadas, a estabilidade da moto é facilmente comprometida, aumentando o risco de quedas e danos ao veículo.

Para garantir a segurança no trânsito, é importante seguir algumas dicas de pilotagem, como: 

  • Reduzir a velocidade ao perceber trechos com má conservação;
  • Manter uma distância segura de outros veículos;
  • Redobrar a atenção principalmente em dias de chuva.

Saiba como fazer uma curva com segurança

Ao contrário dos carros em que, durante as curvas, o motorista mantém-se praticamente imóvel, nas motos o piloto precisa reduzir a velocidade e deitar levemente o seu corpo (e a motocicleta) para realizar a curva, caso contrário, ele perde o equilíbrio e o controle da trajetória.

Funciona da seguinte forma: quanto menos a moto inclinar, maior será o contato dos pneus com o solo e, portanto, melhor será a aderência e maior será a segurança do piloto.

Condições climáticas interferem na pilotagem

Chuva, neblina, sol e calor. Por mais simples que pareçam ser, essas condições interferem desde a visibilidade do piloto até o controle da motocicleta. Confira algumas dicas:

  • Chuva: a visibilidade dos motoristas e a estabilidade do veículo diminuem. Use roupas impermeáveis, reduza a velocidade, redobre a atenção e, se necessário, estacione em algum lugar seguro e espere a chuva passar;
  • Neblina: redobre a atenção, não use farol alto, não faça ultrapassagens e pare em acostamentos somente em casos de emergência;
  • Sol e calor: o uso de roupas inadequadas pode gerar queimaduras nos motociclistas. Utilize roupas e equipamentos para proteção, como capacetes com ventilação forçada, luvas impermeáveis e roupas para motociclistas com proteção solar

Equipamentos que fazem diferença

Um item que está ganhando cada dia mais destaque entre os pilotos é a jaqueta especial que vira airbag e protege os motoqueiros. No momento do acidente, uma chave presa à moto aciona um dispositivo para inflar a jaqueta e, assim, diminuir o impacto da queda do piloto.

Outro equipamento é a luva de couro, já bem conhecida. Além de proporcionar maior firmeza ao segurar o guidão, também impedem fraturas em caso de queda. O punho alongado das luvas evita que o vento entre pela manga da jaqueta, o que diminui o desconforto térmico.

Moto não é lugar de criança

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito é proibido o transporte de crianças menores de 10 anos em motocicletas, motonetas e ciclomotores. Quem desobedece está cometendo uma infração gravíssima, com multa de R$293,47 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Respeito ao limite de velocidade

Outro fator importante para manter a segurança nas estradas é o respeito ao limite de velocidade das vias.

Programe-se com antecedência para chegar ao destino, planejando as paradas para descanso, necessidades fisiológicas e alimentação. Tenha uma boa noite de sono no dia anterior e não comece a viagem se estiver cansado ou com sono. Jamais tenha pressa para chegar ao seu destino.

Como frear a moto com segurança?

A frenagem correta é feita usando os dois freios ao mesmo tempo, aplicando pressão gradual no dianteiro e traseiro para reduzir a velocidade de forma equilibrada e segura.

O freio dianteiro é responsável pela maior parte da desaceleração, enquanto o traseiro garante estabilidade e evita que a roda de trás deslize.

Utilizar técnicas de frenagem como o freio progressivo (começar com leve pressão e aumentar conforme a moto desacelera), é a melhor forma de evitar travamentos e manter o controle, principalmente em curvas ou piso molhado.

Já em casos de frenagem de emergência, o ideal é acionar ambos os freios com firmeza, mantendo o corpo firme, os braços flexionados e o olhar à frente. 

Se a moto tiver freios ABS, o sistema evita o travamento das rodas, aumentando a segurança na frenagem e garantindo uma parada segura.

O que fazer para não ter medo de andar de moto?

Se mesmo com todas as estratégias apresentadas você ainda tiver receio em andar de moto, aqui vão algumas dicas para perder o medo ou superar o medo de pilotar:

  • Treinamento em ambientes controlados: antes de encarar o trânsito, pratique em locais seguros e com pouco movimento. Pistas fechadas ou treinamento para novatos ajudam a desenvolver equilíbrio e coordenação;
  • Escolha da moto adequada: opte por uma moto que combine com sua altura, força e experiência. Motos para iniciantes, leves e de menor cilindrada são ideais pois facilitam o controle e a adaptação;
  • Uso de equipamentos de proteção: não só para iniciantes em motocicletas, é obrigatório utilizar capacete, e indispensável luvas, jaqueta e botas para garantir a segurança do piloto.

Para andar de moto com segurança, esteja em dia com o seguro da moto

Agora que você já sabe como andar de moto com segurança, uma medida preventiva importante que vai garantir a sua tranquilidade em qualquer situação é a contratação de seguro de moto

Em casos de acidente, roubo ou furto, o seguro oferece proteção financeira, evitando prejuízos que poderiam comprometer seu orçamento. Mais do que uma obrigação, é uma atitude preventiva que reforça a segurança e o cuidado com o seu patrimônio.

A Suhai Seguradora é especialista em proteção para motos de todas as cilindradas e perfis de uso. Oferece planos personalizados, preços acessíveis e cobertura contra roubo e furto, além de assistência 24h com serviços como guincho, chaveiro, auxílio mecânico e transporte domiciliar.

Só a Suhai te proporciona rapidez na contratação e agilidade na indenização, com um processo sem burocracia e feito para facilitar a vida do motociclista. 

Faça agora mesmo sua cotação com a Suhai Seguradora e descubra como é simples pilotar com segurança, confiança e proteção no dia a dia e em todas as suas viagens.

Perguntas Frequentes sobre como andar de moto com segurança

Ficou com dúvida sobre o assunto? Confira, a seguir, as respostas para as principais perguntas.

Como posso andar de moto em segurança?

Para andar de moto com segurança, use sempre os equipamentos de proteção, mantenha atenção total no trânsito, respeite os limites de velocidade e faça revisões periódicas na motocicleta, com verificação dos pneus e manutenção preventiva.

Quais são 5 dicas para iniciantes em motocicletas?

Atenção com vias danificadas, saiba como fazer uma curva em segurança, atenção a condições climáticas desfavoráveis, sempre utilize equipamentos de proteção, respeite o limite de velocidade da via. 

Precisa apertar a embreagem para frear a moto?

Sim, mas apenas depois de reduzir a velocidade. Primeiro acione os freios e, quando o motor começar a perder força, aperte a embreagem para evitar que a moto morra.

voltar