A cidade é uma selva de pedra, e somente os amantes da natureza e de aventura conhecem o prazer de uma moto off road. Mas fazer trilhas amadoras nos finais de semana traz alguns riscos para a moto, e sempre surge aquela pergunta: é possível fazer seguro para esse modelo?
O número de motos vendidas desde 2017 só mostra grande crescimento, e parte desse sucesso se deve ao grande apelo pelas motos com estilo off road. Com a popularização do segmento promovida por motos de baixa cilindrada, como a Bros 160 e até a XRE 300, a venda dessas motos disparou.
Não é à toa que os apaixonados por terra e lama estão podendo usar motos off road para cidade e, de quebra, pegar aquela trilha no final de semana. Mas e na hora de fazer o seguro? Leia o post e saiba mais!
É possível fazer um seguro para moto off road?
A boa notícia é que é possível, sim, fazer um seguro para motos off road, desde que elas se encaixem em alguns requisitos básicos que são analisados pelas seguradoras.
Separamos, abaixo, os principais deles para você saber se a sua moto de trilha também pode ser segurada. Vamos conhecer?
1 – Emplacamento da motocicleta off road
Por muitos anos, diversos trilheiros simplesmente abandonaram o uso das placas, já que utilizavam as motos apenas em trilhas e nunca na cidade. No entanto, isso também é ilegal, pois o veículo deve ser registrado para trafegar em qualquer tipo de estrada.
Portanto, para a moto poder ser segurada, o emplacamento é obrigatório. Caso contrário, não é possível contratar a apólice.
Você é um apaixonado por motos? Então não deixe de ver nosso artigo sobre a customização de motos!
2 – Documentação de motos para off road
Sejam motos off road baratas ou motos off road importadas, a documentação é a mesma de uma moto comum quando pensamos em trilha. A única diferença fica por conta das motos utilizadas em competições nos finais de semana para categorias como pilotos abaixo de 18 anos.
Nesses casos, é preciso verificar com a seguradora se há cobertura, já que pilotar motos com menos de 18 anos só é permitido em eventos automotivos e com permissão especial.
3 – Valor do seguro
Nem sempre o seguro de motos de off road é mais caro. A análise para a determinação do valor da apólice é a mesma para qualquer tipo de seguro e leva em consideração o ano de fabricação, a cilindrada, o tempo de carteira do condutor, se é homem ou mulher, onde a moto fica guardada, etc.
Portanto, se o condutor utiliza a motocicleta no dia a dia na cidade, para ir ao trabalho, fazer compras, andar pelo centro, etc. e só faz trilhas nos finais de semana, o seguro pode ficar um pouquinho mais alto, já que o índice de roubos na cidade é maior, e ainda é preciso incluir análise da pilotagem off road.
Porém, pode haver sempre um balanço dos fatores, e o valor pode não pesar tanto. Caso uma cobertura total seja muito pesada para o seu bolso, contratar a proteção contra roubo e furto, como o da Suhai Seguradora, pode ser a melhor opção.
O Seguro Exclusivo de Furto e Roubo da Suhai tem ampla aceitação para qualquer tipo, marca, modelo e ano de sua moto. Levando em conta o custo-benefício, o Seguro Suhai pode chegar a ser 80% mais barato que o seguro completo e sua contratação é rápida e sem burocracia.
E aí, vamos fazer o seguro da sua moto off road? Entre em contato conosco e faça uma cotação de seguro moto sem compromisso!