Quando falamos em motocicleta, uma das primeiras dúvidas que surgem é: seguro de moto cobre roubo? Afinal, o risco de subtração de motos no Brasil ainda é alto, principalmente em grandes centros urbanos. Por isso, proteger esse patrimônio se torna uma prioridade.
A resposta é sim, mas com um importante detalhe: a cobertura contra roubo e furto precisa estar contratada na apólice.
Neste conteúdo, vamos explicar exatamente como funciona esse tipo de cobertura, o que ela inclui, o que fazer em caso de sinistro e como a Suhai Seguradora pode te ajudar a proteger sua moto com responsabilidade, preço justo e cobertura real.
Vamos lá?
O seguro de moto cobre roubo?
Sim, o seguro de moto pode cobrir roubo e furto, desde que essa cobertura esteja prevista na apólice. E esse é um ponto importante: nem todo seguro cobre roubo automaticamente, e é comum que os planos mais acessíveis ofereçam apenas proteção contra roubo/furto, excluindo colisão, por exemplo.
Na prática, roubo e furto são coberturas diferentes, embora apareçam juntas em muitas apólices:
- Roubo é caracterizado pela subtração do veículo com ameaça ou uso de violência;
- Furto ocorre quando o veículo é levado sem o uso de força ou violência.
A maioria das seguradoras oferece planos com essas duas proteções combinadas. No caso da Suhai, por exemplo, há planos exclusivos com cobertura contra roubo e furto, ideais para quem quer proteger sua moto de forma objetiva e com ótimo custo-benefício.
O que fazer se sua moto for roubada?
Se sua moto for roubada, o primeiro passo é manter a calma e seguir os seguintes passos:
- Registre um boletim de ocorrência (B.O.) imediatamente, com o máximo de informações possíveis;
- Comunique à seguradora assim que possível. Na Suhai, isso pode ser feito por telefone, e-mail ou site;
- Separe os documentos exigidos, conforme orientação da seguradora (falaremos disso mais abaixo);
- A seguradora inicia a busca pela recuperação do veículo: se a moto não for localizada ou estiver danificada a ponto de configurar perda total, o segurado será indenizado.
Esse processo pode parecer burocrático, mas é essencial para garantir segurança jurídica para ambas as partes.
Quanto tempo a seguradora tem para pagar a indenização?
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a seguradora tem até 30 dias corridos para efetuar o pagamento da indenização, contados a partir do momento em que toda a documentação for entregue corretamente.
Caso haja algum documento pendente ou erro nas informações, esse prazo é interrompido e só começa a contar novamente quando a situação for regularizada.
Como funciona a indenização em caso de roubo de moto?
A maioria das seguradoras utiliza como base a tabela FIPE, aplicando o percentual acordado no contrato (por exemplo, 100%, 90% etc.).
No caso da Suhai, conforme descrito nas Condições Gerais vigentes (p. 36, item 6.1):
“O Segurado terá direito ao recebimento da indenização integral prevista em cobertura contratada, em caso de não localização do veículo segurado ou quando os prejuízos, resultantes de um mesmo Sinistro e decorrentes da cobertura contratada atingirem ou ultrapassarem a quantia apurada a partir da aplicação do percentual de 75% (setenta e cinco por cento) do Limite Máximo de Indenização do veículo segurado.
Ou seja, se sua moto não for recuperada ou retornar com danos muito graves, você receberá o valor indenizado conforme o percentual contratado.
E as condições continuam (p. 39, item 6.2.6):
Para veículos novos (zero quilômetro), a Indenização Integral corresponderá ao Valor de Novo, desde que o seguro tenha sido contratado como veículo novo, de acordo com tabela de Valor de Mercado Referenciado de cotação para o veículo e desde que sejam satisfeitas as seguintes exigências:
a) Que a cobertura do seguro tenha se iniciado no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, contadas a partir da data de entrega do veículo ao Segurado pela revendedora autorizada;
b) Trata-se do primeiro Sinistro do veículo segurado;
c) Que a ocorrência do sinistro se dê dentro do prazo de 90 (noventa) dias, contados da data da entrega do veículo ao Segurado.
Ou seja, caso sua moto seja nova e tenha tido seguro contratado como nova, você receberá o valor referente a motocicleta 0km, seguindo as exigências acima. Caso não atenda, a indenização terá base no valor da tabela de referência para veículo usado.
Já o item 6.8.1, na página 40 do documento, prevê o caso em que o veículo é localizado e não possui danos superiores a 75%:
“Quando contratada cobertura Exclusiva de Indenização Integral por Roubo/Furto Total do veículo, caso o veículo seja localizado sem danos ou com danos inferiores a 75% (setenta e cinco por cento) do Limite de Máximo de Indenização do veículo, antes do pagamento da indenização, o processo de sinistro será encerrado sem indenização com devolução de toda documentação para o Segurado.”
Que documentos são exigidos em caso de roubo?
A documentação pode variar de acordo com o caso e o perfil do veículo, mas geralmente inclui:
- Boletim de ocorrência original ou cópia autenticada;
- Cópia do RG e CPF;
- CNH do condutor e CRLV do veículo;
- Comprovante de residência;
- Aviso de Sinistro devidamente preenchido, assinado ou fonado;
- Comprovante de quitação do IPVA;
- Certificado de Propriedade do Veículo DUT com firma reconhecida;
- Chaves do veículo (quando não tiverem sido roubadas no evento);
- Certidão de não localização do veículo emitido por órgão policial, quando aplicável.
Nas Condições Gerais da Suhai (p. 36, item 5.2), consta:
“Nos casos de Indenização Integral, o veículo deverá estar totalmente livre de restrições e débitos. Com isso, as multas de trânsito, quaisquer custos ou taxas referentes a licenciamento do veículo e demais encargos para a regularização da documentação do veículo sinistrado serão de responsabilidade do Segurado.”
Por isso, é fundamental seguir a orientação do time de atendimento no momento da abertura do sinistro.
Quais são os tipos de cobertura da Suhai para motos?
A Suhai oferece planos flexíveis que focam na proteção essencial contra os principais riscos enfrentados pelos motociclistas, com excelente custo-benefício e aceitação ampla:
- Cobertura contra roubo e furto;
- Roubo e furto com perda total;
- Roubo e furto com cobertura para terceiros;
- Plano completo: roubo, furto, perda total e terceiros.
Além disso, todos os planos incluem assistência 24h, com serviços como guincho, chaveiro, socorro elétrico e mecânico. A cobertura está disponível para qualquer modelo, ano ou marca, inclusive para motos com mais de 20 anos.
Como saber se meu seguro cobre roubo?
A melhor forma de saber se sua apólice cobre roubo é verificar diretamente na proposta e na apólice:
- Procure os termos “roubo”, “furto” ou “perda total por roubo”;
- Confirme o percentual da tabela FIPE acordado;
- Veja se há exclusões ou cláusulas específicas.
Caso tenha dúvidas, entre em contato com o corretor ou com o atendimento da seguradora. Na Suhai, você também pode acessar as Condições Gerais atualizadas no site.
Seguro de moto com cobertura contra roubo vale a pena?
Sim! Em um país onde o índice de roubos de motocicletas ainda é alto, ter esse tipo de proteção é uma tranquilidade financeira.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nos últimos cinco anos, o roubo de motos no Brasil teve um aumento do número de ocorrências de 22% entre 2019 e 2023.
Mesmo que sua moto seja usada, antiga ou de perfil considerado “de alto risco” por outras seguradoras, a Suhai oferece alternativas acessíveis. Isso é parte do nosso compromisso com a democratização do acesso ao seguro.
Seguro contra roubo: essencial para quem anda de moto
Como você viu, o seguro de moto cobre roubo, desde que a cobertura tenha sido contratada. Esse é um dos principais pilares de proteção no dia a dia do motociclista e pode evitar um grande prejuízo financeiro.
Na Suhai, você encontra planos feitos sob medida para o seu perfil e sua moto, com cobertura contra roubo e furto, assistência 24h e aceitação para qualquer modelo, idade ou uso do veículo.
Quer proteger sua moto contra roubo e furto com economia e segurança? Faça agora mesmo uma simulação gratuita com a Suhai.
O que as pessoas também perguntam sobre seguro contra roubo de moto
Veja mais dúvidas sobre o tema:
O seguro cobre quando a moto é roubada?
Sim, desde que a cobertura esteja contratada e conste na apólice.
O que acontece se roubarem minha moto com seguro?
Você deve registrar um B.O., comunicar a seguradora e seguir as orientações para receber a indenização.
Como saber se o meu seguro cobre roubo?
Para saber se o seguro cobre roubo, verifique sua apólice ou consulte seu corretor dentro da seguradora.
O seguro cobre peças roubadas?
Depende da cobertura contratada. A Suhai trabalha com cobertura integral contra roubo e furto, não parcial.
Quanto tempo demora para receber a indenização?
Caso todo o processo esteja certo, o prazo é de até 30 dias após o envio de todos os documentos.