Cheiro de gasolina na moto é uma reclamação recorrente em oficinas mecânicas especializadas neste tipo de veículo.
E corrigir o problema é importante para garantir a segurança do condutor e o bom funcionamento da moto, evitando riscos de incêndio, por exemplo, e mantendo a eficiência do motor.
Entenda as principais causas do cheiro de gasolina na moto e saiba o que fazer para solucionar a questão.
Cheiro de gasolina na moto: quando é normal e quando é um problema?
O cheiro de gasolina na moto é normal, de forma geral, em apenas duas situações:
- Abastecimento: ao acabar de abastecer a moto, pode haver um leve cheiro de gasolina por um curto período, especialmente se algum respingo ou transbordamento ocorrer.
- Partida fria: em algumas motos, ao ligar o motor após um período de inatividade, um cheiro leve de gasolina pode ser normal devido à mistura inicial mais rica de combustível.
No entanto, o cheiro de gasolina nessas duas situações é temporário, passa em alguns minutos.
Já quando o odor forte do combustível não some com o tempo, é preciso ficar alerta e buscar descobrir rapidamente o que pode estar acontecendo com a moto.
Afinal, sabendo a causa do problema fica fácil resolvê-lo e voltar a pilotar com segurança e sem o cheiro forte de gasolina.
5 possíveis causas para o cheiro de gasolina na moto
Sentir cheiro de gasolina na moto pode ser um sinal de problema que requer atenção. As cinco principais causas para isso são:
1. Fissuras no tanque e vazamento de combustível
Vazamento no sistema de combustível é uma das causas mais comuns para o cheiro de gasolina persistente na moto.
Ele pode ocorrer nas mangueiras, no tanque ou em conexões no caso de existir qualquer fissura em um dos componentes.
Até mesmo um pequeno vazamento pode produzir um cheiro forte e incômodo de combustível na moto.
2. Mangueiras ressecadas ou danificadas
Mangueiras de combustível ressecadas ou danificadas podem permitir que o combustível escape e produza um cheiro perceptível.
Essas peças são responsáveis pela circulação da gasolina, por isso qualquer ponto de ressecamento pode causar o vazamento que gera o cheiro de gasolina na moto.
Se sua moto for carburada (não contar com sistemas de injeção eletrônica), fique de olho na mangueira do suspiro do carburador. Muitas vezes é nela que está o vazamento.
3. Tampa do tanque mal vedada ou com vedação corrompida
A tampa do tanque de combustível deve funcionar como um pote hermético, daqueles utilizados na cozinha da sua casa.
Se a borracha responsável por travar o tanque estiver ressecada e rachada ou se a tampa não estiver bem encaixada, o tanque pode apresentar problema na vedação e, por isso, o cheiro de gasolina irá acompanhar constantemente o piloto.
Certifique-se de que a tampa está bem fechada e em bom estado e que a borracha de vedação da tampa não está corrompida.
4. Agulha do carburador
Além de rachaduras na mangueira do respiro do carburador, o próprio carburador também pode ser a causa do cheiro de gasolina na moto.
Isso porque, dentro dele, existe uma agulha que verifica o nível de combustível. E, se ela der problema, ele pode encher demais e a gasolina sair pelo ladrão, ocasionando o odor.
Além disso, as juntas do carburador também podem ressecar e assim deixar a moto cheirando à gasolina.
5. Bicos injetores
Motos mais modernas, com injeção eletrônica, também não estão ilesas em relação ao cheiro de gasolina.
Se os bicos injetores estiverem sujos ou danificados, eles podem injetar uma quantidade errada de combustível e ocasionar o problema.
Sente cheiro de gasolina na sua moto? O que fazer?
Ao perceber um cheiro persistente de gasolina na sua moto, é fundamental verificar o veículo imediatamente para evitar vazamentos de combustível, que geram risco de incêndio, e danos ao motor.
Além disso, corrigir o problema preserva a saúde do condutor, já que inalar gasolina constantemente pode causar sintomas como dores de cabeça, tontura e até mesmo infecções pulmonares ou danos neurológicos.
Portanto, se essa situação está acontecendo com sua moto é recomendável levar o veículo a um profissional mecânico de sua confiança para que uma inspeção detalhada e correção dos problemas seja feita.
Fazer a manutenção periódica da moto é também fundamental para evitar que este tipo de situação aconteça.
Agora que você já sabe os principais motivos que causam cheiro de gasolina na moto, confira outros conteúdos sobre o universo dos motores no blog da Suhai.