Skip to main content

Hoje em dia, a escolha de modelo, cor, ano, entre outras coisas, na hora de comprar um carro, é importante. Mas, também é preciso prestar atenção para escolher a direção hidráulica ou elétrica. Qual será a ideal para seu veículo? Você sabe a diferença direção elétrica e hidráulica?

A diferença entre direção hidráulica e elétrica

A Elétrica

Ao pensar em direção elétrica vs hidráulica, nota-se que a elétrica é uma direção que permite um manejo mais suave e confortável do volante. Existe um motor elétrico acoplado à direção, por isso a facilidade em manobrar o volante.

Esse tipo de direção dispensa o usoff de óleo, bomba, correia e mangueira. O carro pode ter uma pane elétrica, mas não precisa se preocupar: nesse caso, o volante vai apenas ficar um pouco mais pesado e a direção vai continuar funcionando normalmente.

A Hidráulica

A direção hidráulica é a mais comumente utilizada e encontrada em carros brasileiros. Essa direção funciona por meio de uma bomba hidráulica que faz a circulação de óleo na caixa de direção, e, assim, você não precisa fazer muito esforço com o volante.

Deve ocorrer uma manutenção periódica – trocas de óleo e correias – para garantir que tudo esteja sempre funcionando perfeitamente. 

Nessa direção, a bomba que toca o óleo é impulsionada pela força do motor, ou seja, só vai funcionar com o carro ligado. Como a outra direção, caso ocorra alguma falha aqui, o volante também ficará mais pesado, mas a direção continuará funcionando.

Agora que você já entendeu qual a diferença entre direção hidráulica e direção elétrica, é preciso avaliar que tipo é a que atende ao que você precisa.

Por falar em escolhas, você sabe escolher entre etanol e gasolina? A gente fez um artigo sobre este tema no blog.

Direção elétrica ou hidráulica qual a melhor?

Ambas as direções possuem vantagens e desvantagens, mas o perfil do seu carro e o seu perfil de motorista podem implicar bastante na hora da escolha.

É sempre importante colocar ambas as direções em uma balança para saber qual sua ideal: valores, manutenções, o custo-benefício de cada uma delas, entre outros.

Em termos de leveza, não existe realmente uma diferença entre a direção elétrica e a hidráulica: ambas foram feitas para tornar as manobras mais fáceis e para que a direção fique mais macia.

Dúvida fica só na direção hidráulica e elétrica. O Seguro é com a Suhai!

Além de escolher a melhor direção para o seu carro, anote outro ponto muito importante para evitar dor de cabeça com o seu veículo: seguro.

Isso mesmo; não adianta estar com o seu carro ou moto em perfeitas condições, e de repente perdê-lo num assalto!

Garanta esta tranquilidade contratando um seguro de Furto e Roubo.

A Suhai Seguradora é especialista neste tipo de cobertura e oferece uma excelente relação custo-benefício com aceitação de qualquer modelo de carro, moto e caminhão, preços até 70% mais baratos que o seguro completo e ainda assistência 24 horas em todo Brasil.

voltar