Skip to main content

Seguro caro, não há quem nunca disse isso ao pesquisar o valor de seguro de veículo no país. O Brasil está entre os países com os índices de preços mais altos para cotação de seguros automotivos. Além dos critérios primordiais a serem analisados para cotação, como ano e modelo do veículo, localização do segurado, idade e finalidades de uso do automóvel, existem outros fatores que contribuem para o encarecimento das coberturas.

De acordo com dados da pesquisa realizada em 2021 pela Scrap Car Comparison, o Brasil é o quinto país no mundo mais caro para se manter um veículo como um carro, por exemplo. O estudo leva em conta os valores do seguro, manutenção, combustível e o preço do próprio automóvel. No estudo, Brasil perde somente para Turquia, Argentina, Colômbia e Uruguai.

Entre as razões que justificam os seguros mais caros no Brasil, além dos critérios básicos, podemos citar o índice de criminalidade e roubos de veículo no país, a situação econômica nacional e o valor de compra dos veículos.

Aqui no blog te damos dicas para encontrar um seguro mais barato, confira!

O valor de seguro de veículo e as taxas de roubos e furtos no Brasil

Mesmo durante a quarentena de 2020, só nos primeiros 3 meses os furtos e roubos de automóveis representaram mais de 73% da criminalidade do país. Estes são dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para se ter uma ideia, entre 2015 e 2019 foram registrados 523 mil roubos de carros, o que nos dá uma média de um roubo de carro por minuto no Brasil.

Esses dados geram insegurança nas seguradoras, pois as chances de sinistro aumentam e isso impacta diretamente no preço dos contratos. Vale lembrar que a preocupação com o risco de roubo do veículo é um dos principais motivos pelos quais os motoristas contratam os serviços de seguro; principalmente pela grande quantidade de ocorrências destes casos no país.

Além da preocupação com a criminalidade, as seguradoras também levam em conta o quanto se gasta para a manutenção dos veículos e consideram que as peças também sofreram aumento por conta da instabilidade econômica atual. Outro fato é que as condições das ruas e estradas brasileiras ainda são precárias e favorecem a chance de acidentes. Sendo assim, é esperado que isso também influencie no aumento do valor do seguro veículo.

Conheça dados sobre o furto e roubo de motos em São Paulo.

Condições econômicas do país contribuem para o seguro caro

Todos os impactos gerados por conta da situação financeira do país são de extrema importância para calcular o valor do seguro veicular. Primeiro porque o custo do dinheiro vai influenciar não só no valor de compra dos veículos, mas da mão de obra das oficinas, como acontece diante do aumento da inflação e é o caso do Brasil.

A grande quantidade de empresas seguradoras também é um fator relevante, uma vez que a grande disponibilidade de produtos e serviços aquece a concorrência e impulsiona o encarecimento dos pacotes.

Seguro veicular e valores dos autos

O Brasil é um dos países com maior custo na venda de veículos. Entre as razões estão as altas taxas tributárias diretas e indiretas atreladas ao produto, somadas à grande demanda do setor automobilístico. Nesse sentido, a alta da inflação também age diretamente no custo dos automóveis.

Em relação ao que se trata do preço médio de seguro de veículos, as maiores taxas ficam para os veículos novos. No entanto, os carros usados e com maiores chances de manutenção também são analisados para o cálculo de valores.

Uma alternativa que auxiliaria bastante para a conscientização em relação à importância de se ter um seguro, seria o incentivo a uma Cultura de Seguro que promovesse conteúdo informativo e melhores canais de atendimento ao segurado. Quanto mais informado sobre suas necessidades e direitos, mais assertivo o motorista será na hora de fazer um orçamento de seguro.

Conheça todos os tipos de cobertura da Suhai!

Na Suhai, você encontra um valor de seguro veicular acessível que se encaixa perfeitamente nas suas necessidades. Sabia que temos assistência 24hrs em todo o Brasil e nossa franquia é gratuita? Procure já um corretor de seguro e solicite uma cotação!

 

 

voltar