Skip to main content

Se por um lado a motocicleta é um veículo que atrai cada vez mais adeptos por conta de suas vantagens, por outro a ameaça de furtos e roubos já virou dor de cabeça constante dos motociclistas. Pra você ter uma ideia, no estado de São Paulo, mesmo com a diminuição de casos registrada na pandemia, uma média de 970 ocorrências de roubo por mês foram registradas entre março e outubro de 2020*. No mesmo período, a média de furtos foi de mil motos. Nessa situação, a trava de disco tornou-se um atrativo de segurança para os donos de moto.

Até onde um acessório garante segurança?

Além de pilotar com segurança, é preciso tomar atitudes pra não vacilar e proteger sua moto contra furto e roubo. E entre as medidas de segurança tomadas pelos proprietários de motos está o uso da trava, também conhecida como cadeado de disco de moto, que promete impossibilitar que a roda do veículo se movimente, frustrando assim o criminoso. Mas, se a maioria dos motociclistas usam a trava e mesmo assim o roubo  furto são tão elevados, é sinal de que ela não é mais tão eficiente. A seguir, você confere todas as informações que precisa sobre o tema.

Não deixe de ler também em nosso blog: as 5 piores estradas do Brasil.

O que é e como funciona a trava de disco?

A trava de disco de moto é uma peça produzida para imobilizar o disco de freio das motocicletas. Com ela, você impede que o veículo entre em movimento. Funciona como um cadeado (por isso você também encontra pelo nome cadeado para disco de moto): você posiciona a trava no disco de freio e trava. Se tentarem furtar sua moto, não terão sucesso (algumas das vezes)!

E a trava de disco com alarme?

Existe no mercado a trava disco com alarme integrado no cadeado. Ativado, o alarme da trava para disco de moto é acionado quando detecta movimento da moto. Funciona também como um ‘lembrete’ pro piloto, já que muitos esquecem da trava na hora de dirigir a própria moto.

Qual a melhor trava de disco para motos?

Antes de comprar a sua trava de disco de moto, seja ela uma trava disco com alarme ou sem, defina a finalidade além da segurança. Se você é um pouco esquecido, um modelo com lembrete, que nada mais é do que um cabo preso ao guidão, é uma boa opção. Modelos fabricados de alumínio são os mais resistentes. Também confira se a espessura do pino da trava condiz com os furos do disco de freio da sua moto. Outro ponto de atenção é se a trava de disco para moto com alarme é resistente à água, já que existe uma bateria na peça. Destacamos três bons modelos de trava de freio a disco pra você:

Forma geométrica losango
Al Stone Pado;
Forma geométrica losango
Trava com cabo lembrete MaxTrava;
Forma geométrica losango
Trava com alarme KOVIX.

Trava de disco para moto ou cadeado comum?

Quem está pesquisando por tranca de disco para moto  pode ouvir relatos de pessoas que improvisam usando um cadeado comum (com ou sem corrente) pra exercer a mesma função. Um cadeado no disco de freio, sem ser o específico pra essa finalidade, não deve ser utilizado no buraco do disco pelo simples fato de ser fabricado com um material não tão reforçado, podendo ser quebrado com mais facilidade. Mas, lembrando que nenhuma das opções conseguem deter assaltantes ou até mesmo o furto do veículo.

Conheça mais sobre alarme para moto, cadeado e trava para moto em nosso blog.

Trava de disco vale a pena?

Tem gente que coloca um simples cadeado no disco da moto, que investe um pouco mais e compra uma trava, que aposta na tática da peça ser em cor chamativa achando que pode desanimar o criminoso. A verdade é que a trava de disco para moto funciona de uma maneira mais simples e, independente da cor ou ser uma trava de disco de moto com alarme, ela não garante a segurança da sua moto. A melhor saída sempre é contratar um seguro de moto, pois ele garante o pagamento do valor do veículo em caso de perda definitiva por roubo ou furto.

Como dito anteriormente, mesmo com as opções de travas as ações dos criminosos continuam a aumentar. Isso significa que dispositivos como este não são eficientes em um assalto por exemplo. Em caso de roubo o motociclista não deve de maneira alguma reagir, o melhor a se fazer é entregar o veículo e o que o criminoso solicitar. Já a situação de furto (em que você não é abordado pelo assaltante), há mecanismos e técnicas já conhecidas por criminosos para destravar qualquer tipo de mecanismo. Claro que as travas podem sim retardar a situação ou até mesmo inibir alguns furtadores, mas é preciso lembrar que elas mesmo assim não são garantia de segurança.

Entenda como funciona uma franquia de seguro e quando é vantajoso utilizá-la.

Seguro furto e roubo é um excelente aliado

Um seguro de furto e roubo como o da Suhai Seguradora por exemplo, você paga um valor mais baixo e ainda tem assistência 24h em qualquer lugar do Brasil. Este seguro também aceita qualquer tipo de moto, independente do ano, marca ou modelo, facilitando ainda mais assim a adesão.

Na situação de sinistro, você terá toda a assistência de uma central para localizar o seu veículo e caso não haja sucesso poderá acionar a cobertura. Lembrando que você tendo seguro ou não, é muito importante que não reaja a nenhum assalto, lembre-se que sua vida está sempre em primeiro lugar.

*Fonte: Boletim Econômico Tracker FECAP

voltar