Com grande aceitação de público, a onda dos food trucks tem crescido nas principais metrópoles do país, chegando às regiões do interior. Atualmente, cerca de 2% da população brasileira tem se aventurado e se dado bem nesse ramo. No entanto, a dificuldade em fazer o seguro para food truck é uma das principais reclamações desses pequenos empreendedores.
Vamos entender um pouco desse mercado e conhecer algumas soluções em seguro para atender este segmento do Food Service?
Gastronomia em quatro rodas
Às vezes dá aquela vontade de uma comida diferente, mas não queremos ir a um restaurante longe ou que aperte no bolso, não é mesmo? Então aí vem a solução: os Food Trucks. Também conhecidos como restaurantes itinerantes, esse serviço de comida de rua pode ser oferecido em uma caminhonete, perua ou caminhão.
Neles, você vai encontrar culinárias das mais simples às mais sofisticadas por um preço acessível e com uma enorme variedade de pratos, inclusive de comidas regionais.
Atualmente com a pandemia, alguns food trucks se reinventaram e também se associaram a serviços de delivery para poder continuar atendendo seu público.
O que deve ser protegido no seguro para Food Truck?
Para quem está começando agora neste ramo de alimentação, é preciso estar atento às vantagens e a alguns cuidados especiais: de fácil acesso, com ótimos preços e chamativos culinários, os Food Trucks são uma ótima alternativa para quem quer começar um negócio, sem gastar com um ponto comercial. Além disso, possuem todo o amparo de órgãos como Anvisa, Corpo de Bombeiros e Detran.
Entretanto, mesmo com as expectativas de lucro, os donos destes estabelecimentos móveis se preocupam com a segurança do seu negócio. Além de estarem mais expostos a acidentes, furtos e outros tipos de sinistros, não podemos esquecer que os Food Trucks são restaurantes em cima de quatro rodas. Isso quer dizer que eles estão suscetíveis a acidentes característicos do próprio negócio, como incêndios por conta de gás ou devido a falhas humanas.
Como as seguradoras atendem com o seguro de food truck?
Por se tratar de uma tendência recente, a maioria das seguradoras não está preparada para atender às necessidades de um seguro food truck, em que os veículos são adaptados, transportam substâncias inflamáveis, entre outros agravantes. Sendo assim, os proprietários acabam não tendo escolha e contratam seguros convencionais, ou, muitas vezes, não conseguem contratar, pois as companhias encarecem o valor a ponto de o preço superar o negócio como um todo. Levando, ainda, em consideração, que o veículo com os equipamentos do restaurante pode chegar a custar mais de R$ 350 mil para o microempresário.
Um corretor de seguros pode te ajudar com qualquer dúvida. Saiba mais sobre a importância do corretor de seguros aqui em nosso blog.
Procure companhias que valorizem o seu food truck
Embora já existam companhias de seguro com propostas híbridas para os Food Trucks, ainda não foi possível a comercialização desses planos. Acontece que todo e qualquer modelo de seguro deve ter a aprovação da SUSEP e, enquanto isso não acontece, algumas empresas tentam adequar suas ofertas como podem.
Portanto, se você faz parte desse segmento e quer seu food truck seguro, aposte em empresas que ofereçam um preço razoável, mesmo que cubram apenas furto e roubo de veículos. Analise as condições para a indenização total em caso de recuperação de veículos e se atente às facilidades dos serviços de assistência 24 horas.
Já conhece o seguro Suhai? Nossos planos cobrem o seu Food Truck contra furto e roubo e ainda lhe oferece assistência 24h em todo Brasil, franquia gratuita e até 80% de economia em relação ao seguro convencional. Em caso de recuperação do bem com avarias superiores a 75%, garantimos sua indenização de até 100% FIPE.