Skip to main content

Sonha em ter uma moto? Optar por comprar moto usada é uma opção que tem conquistado o público nos últimos anos, afinal, é possível adquirir aquele modelo que você tanto deseja com poucos anos de uso, baixa quilometragem e ainda por um valor mais em conta.

Entretanto, em casos assim é preciso que os clientes tenham atenção redobrada.

Diferente da compra de uma moto nova, em que basta sair pilotando da concessionária, ao comprar motos usadas o comprador precisa tomar certos cuidados para não acabar entrando numa fria.

Para ajudá-lo a não errar na compra, separamos 5 cuidados para você quer quer saber como comprar moto usada. Confira!

O que olhar antes de comprar uma moto usada?

1. Verifique antes toda a documentação da moto

Quem procura por moto usada para comprar é preciso atentar-se se todos os impostos estão quitados, se a documentação está em dia e se não existem multas em aberto.
Strength training first strengthens the nervous system, study finds gel steroids bodybuilding without equipment: what advantages? – coach your body.
Uma dica ao verificar a documentação da moto é realizar uma consulta no Departamento de Trânsito (Detran). Dessa forma, será possível ter garantias de que a documentação foi devidamente renovada e não existem pendências.

Documentos necessários para comprar uma moto usada:

Para oficializar a venda, são necessários os seguintes documentos:

– CNH (carteira de motorista)
– Comprovante de residência
– CRV (documento de transferência)
– CRLV (licenciamento anual)
– Inspeção Veicular Obrigatória

Caso algum documento esteja rasurado, o proprietário deve providenciar a segunda via. Após o CRV ser preenchido com as informações e assinado pelas duas partes, ele deve ser reconhecido em cartório.

Como fazer transferência de moto para meu nome?

A transferência é a última parte da compra. Você precisa comparecer ao Detran com:

– RG
– CPF
– Comprovante de residência
– CRV reconhecido em cartório
– CRLV
– Formulários do Renavam
– Comprovantes de pagamento de taxas, impostos e multas

Você tem 30 dias para realizar a transferência da moto para seu nome. Se não fizer nesse prazo, comete infração grave, com multa e perda de pontos na CNH. Além disso, o antigo proprietário pode solicitar bloqueio administrativo e a moto é recolhida na próxima blitz.

Três dicas importantes, para não se esquecer: sempre exija a nota fiscal da compra, o termo de garantia (se for numa loja de motos usadas) e nunca compre moto de terceiros.

Confira também dicas para ter a melhor moto viagem da sua vida!

2. Observe o estado dos pneus

Ao comprar motocicleta usada, nem sempre os proprietários arrumam a moto antes de vendê-la, por isso, é fundamental que os compradores verifiquem a integridade dos pneus da moto negociada.

Repare se estão novos e conservados, caso contrário, você pode pedir a substituição ou negociar descontos no ato da compra.

3. Peça para um mecânico de confiança verificar a moto

O primeiro ponto a ser verificado é o motor. O motor é o coração de uma motocicleta, logo, é fundamental que esteja sem nenhum problema. É muito importante que o comprador faça uma avaliação para ver se não existe nenhum ruído anormal no motor, se o modelo não está trepidando demais e não existem peças soltas.

Problemas na suspensão, ruídos no freio e no motor dificilmente são percebidos pelos compradores, por isso, antes de bater o martelo, deve-se pedir a opinião de um especialista.

A dica é ficar de olho em marcas de queda e tentar entender o tamanho dos tombos que a moto sofreu. Compare os trincados e amassados com o tempo de uso. Procure por ferrugem e cheque o estado de conservação da corrente, coroa, pinhão, parte elétrica, pneus, pedaleiras, manoplas e manetes. Não confie somente no hodômetro. Uma moto pouco “rodada” não significa que está conservada.

Veja se a numeração do chassi bate com a da documentação e se a placa tem lacre. Procure também por sinais de desmontagem no motor e soldagem no cárter. Atenção com adulterações.

Gire a chave para conferir o funcionamento do painel. Ligue a moto com o motor frio e procure barulhos, vazamentos, cheiros. Fumaça excessiva no escapamento, principalmente se for azulada e aumentar com a aceleração, pode significar queima de óleo. Essa é uma das piores notícias para o comprador. O motor deve estar no final da vida útil e reserva grandes problemas. Melhor não arriscar.

4. Faça um test drive na moto

Para fechar a escolha do modelo certo, é muito indicado que o comprador faça um test drive. Ao rodar com a moto, é possível senti-la melhor, perceber se ela atende a todas as expectativas e também verificar se o motor e os freios estão reagindo como deveriam.

Leve a moto para um test-drive, vendo sua estabilidade, suspensão, troca de marchas, freios. Acelerador ou embreagem muito duros podem indicar necessidade de conserto. No final, peça o manual do proprietário com os carimbos de revisões realizadas.

Se você não entende muito de moto, chame uma pessoa com experiência para acompanhar essa vistoria. Mesmo que você seja um especialista, é sempre bom ter um mecânico de confiança junto.

5. Pesquise o valor do seguro da moto usada

Você pode comprar moto usada barata, um modelo importado ou até mesmo a moto dos sonhos por um valor acessível e com ótimas condições de pagamento.

Contudo, é fundamental que os compradores se lembrem de que não basta apenas fechar o negócio. É muito importante também segurar a moto.

Você sabia que em São Paulo são roubadas 35 motos por dia? Então não deixe de contratar um seguro para a sua!  Ter um seguro para a sua moto permitirá que você trafegue com sua máquina tranquilamente.

Dica: Você já conhece o Seguro Exclusivo de Furto e Roubo da Suhai Seguradora? Com a Suhai você pode ter a moto dos seus sonhos e deixa-la segura por um preço que cabe no seu bolso. A Suhai possui aceitação para qualquer tipo de moto, independente da marca, ano ou modelo, tem Assistência 24 horas em qualquer lugar do Brasil e preços até 80% mais baratos que o seguro completo. Então, entre agora em contato com o seu corretor e peça uma cotação com a Suhai Seguradora. Se você não tem um corretor, acesse nosso site e solicite um.

 

voltar